DESENVOLVIMENTO
A blindagem da nova Sudene


Pelo menos três professores da USP acreditam que a nova Sudene, reinaugurada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva dia 28 de julho, só dará certo e evitará os erros do passado se for submetida a rigoroso controle da sociedade, obedecer a bom planejamento técnico e social e tiver transparência administrativa. O geógrafo Ariovaldo Umbelino de Oliveira entende que o governo do PT, ao retomar o papel original do órgão, deixa claro o caráter intervencionista do Estado, bem diferente da estratégia neoliberal do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Para o economista Adriano Henrique Biava, até hoje a Sudene não deu certo por causa da ação de uma elite corrompida que manipulava a indústria da seca e contra isso propõe salvaguardas. Aziz Ab’Sáber, também geógrafo e pesquisador do Instituto de Estudos Avançados, acredita que não foi só a corrupção que levou à extinção do órgão, mas também a falta de um conhecimento técnico e voltado para um ideal social.
nacional>>



HISTÓRIA

Assim chegaram e viveram os judeus

Durante dez anos a pesquisadora Rachel Mizrahi ouviu histórias contadas por velhos imigrantes judeus orientais e sefaradis, além de consultar fontes escritas, como atas e estatutos de sinagogas. O material acabou em tese de doutorado na Filosofia e, agora, em livro. Imigrantes judeus do Oriente Médio: São Paulo e Rio de Janeiro é o primeiro volume da coleção Brasil Judaico, que a Ateliê Editorial lança dia 11. cultura>>

Universidade tem cada vez mais mulheres

Pesquisa realizada pela professora Magda Carneiro Sampaio, do ICB, com base em dados do Anuário Estatístico da USP e informações do Departamento de Recursos Humanos indica participação crescente da mulher na Universidade, entre professores, funcionários e alunos. Em 2002, entre 4.886 docentes, havia 1.621 professoras ou um terço do total do quadro; dos 14.589 funcionários administrativos, técnicos e operacionais, 50,5% eram mulheres. Na graduação, as alunas constituem 43% e, na pós, 50,7%. pesquisa>

 

Agora sei que sei pintar

Ex-moradores de rua pintando no MAC. Nunca antes tinham entrado em museu de arte. “Que lugar mais interessante!”, exclamou um; “Este (o quadro A negra, de Tarsila do Amaral) foi o que achei mais bonito”, disse outro. Os visitantes foram levados à USP pelos responsáveis pela Fraternidade Toca de Assis, que os tirou da rua e cuida deles numa casa, no bairro do Butantã. nacional>

 


VAMOS
em DESTAQUE
Teatro e concursos
São várias as peças teatrais, com destaque para a estréia de Eu sou vida, Eu não sou morte, de Qorpo Santo. Há também um roteiro de concursos que traz, entre outros, um prêmio que vai escolher o selo comemorativo dos 70 anos da USP.
   
Lançamentos literários
Obras recentes que não podem faltar na biblioteca. Entre elas Grandes Nomes da História Intelectual, que reúne artigos de pesquisadores sobre pensadores como Sêneca, Foucault, Montesquieu e Gilberto Freire.
   
Roteiro de cursos
São opções em diversas áreas, como o programa Jornadas Científicas que abre suas inscrições nesta semana, e o curso gratuito de cinema ministrado pela diretora Laís Bodanzky.
   
 
PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO
 
 


e-mail para
jornausp@edu.usp.br

 


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]