PREVIDÊNCIA
Previdência, entre avanços e recuos


Com ajuda de uma parte da oposição, o governo conseguiu dar os primeiros passos na aprovação da reforma da Previdência — que já inclui a contribuição dos inativos —, mas a tarefa não é tranqüila. Enquanto o Judiciário vai conseguindo pontos na questão do subteto e o funcionalismo público se manifesta agressivamente em Brasília, na Universidade professores questionam a necessidade e a pressa das reformas, tanto do ponto de vista social como fiscal. “Se pensarmos na magnitude do que o governo irá economizar em relação ao montante que precisará para pagar os serviços da dívida externa, a idéia de reformar para gerar recursos é falaciosa”, afirmou a professora Leda Paulani, da FEA, durante encontro no anfiteatro de História, dia 6. O advogado trabalhista Aparecido Inácio garantiu que a criação de tetos por meio de emenda constitucional é novidade do ponto de vista jurídico, e que a reforma da Previdência Social não pode ser analisada de forma separada da Seguridade Social. Para o vice-presidente da Adusp, Francisco Miraglia, o sistema previdenciário teve superávit superior a R$ 22 bilhões em 2002. Estudo realizado por Hélio Zylberstajn e mais três professores da FEA revela que trabalhadores cobertos pelo INSS recebem na aposentadoria menos do que pagaram trabalhando e o contrário ocorre em relação aos funcionários públicos. A reforma corrige desequilíbrios.
nacional>>



ARQUEOLOGIA

Nas ruínas, a gente que movia o engenho

Arqueólogos da USP e da Universidade Católica de Santos acabam de confirmar a existência de antigo cemitério entre as ruínas do Engenho São Jorge dos Erasmos, em Santos. Foram encontrados restos de esqueletos, provavelmente de índios escravizados que movimentavam a moenda de cana-de-açúcar, e indícios de sambaqui (depósito de ossos, conchas, utensílios de cozinha). A análise do material permite conhecer um pouco da cultura e da história do século 16, época em que operava o engenho, um dos primeiros construídos no litoral brasileiro e pioneiro na produção e exportação de açúcar. pesquisa>>

Conselheiro, o duplo de Euclides

O esboço da biografia de Euclides da Cunha deixado pelo professor Roberto Ventura, morto no final do ano passado em acidente de carro, sugere que o autor de Os sertões e Antônio Conselheiro, o líder de Canudos, seriam uma espécie de duplo, à semelhança do escritor argentino Jorge Luis Borges e suas vidas paralelas e invertidas. O Conselheiro é apresentado como projeção psicanalítica das obsessões de Euclides: o temor da sexualidade, da irracionalidade, do caos e da loucura. A biografia acaba de sair em livro. cultura>

 

Professores aprovam greve

Em assembléia realizada na quinta-feira, dia 7, no Instituto de Física, os professores da USP resolveram entrar em greve a partir desta segunda-feira, dia 11, em protesto contra a reforma da Previdência. A maioria dos cerca de 50 docentes presentes à reunião – segundo avaliação da Associação dos Docentes da USP (Adusp) – apoiou a greve. Houve apenas um voto contrário e uma abstenção. A agenda dos grevistas inclui assembléias gerais nesta segunda e na quinta-feira (dia 14), encontro com o reitor Adolpho José Melfi na quarta (13) e um ato na avenida Paulista, na sexta-feira (15).

Santos para todos os gostos

Entre as sumas, ou grandes sínteses, que caracterizaram o século 13 está a Legenda Áurea — Vida de santos, escrita em latim pelo arcebispo genovês Jacopo de Varazze. A obra ganha agora a primeira tradução para o português, graças a trabalho de quatro anos do medievalista da USP Hilário Franco Júnior e ao esforço editorial da Companhia das Letras. Para entender as mil páginas de pias histórias, cheias de anjos, demônios, milagres e casos fantásticos, é preciso situá-las num tempo em que o homem respirava religião e tinha por lazer principal assistir ao teatro eclesiástico. especial>

Dr. Roberto sai de cena

Roberto Marinho, morto aos 98 anos no dia 6 passado, quarta-feira, tinha admiradores entusiastas e críticos cáusticos. Fora o maniqueísmo das opiniões, é importante perceber que papel a Globo e seu criador desempenharam na história recente do Brasil. nacional>



VAMOS
em DESTAQUE
Novos Autores
A mostra deste mês do Cinusp vai exibir filmes de Todd Solondz (Bem-Vindo à Casa de Bonecas, Felicidade e Histórias Proibidas) e de Atom Egoyam (Exótica, O Doce Amanhã e O Fio da Inocência, foto).
   
Quebrando códigos
Essa peça (foto) dirigida por Roberto Vignatti, que estréia no sábado, vai contar a vida de Alan Turing, o pai da informática. Também nesta semana entram em cartaz Os Sertões – O Homem, de Zé Celso , e o monólogo Vampira, de Leo Lama.
   
Roteiro de cursos
Entre os destaques para a 4a Semana dos Museus, que tem como tema Preservação em Museus: Identidades, Políticas e Memórias, e a videoconferência sobre a paz, ministrada por Prem Rawat.
   
 
PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO
 
 


e-mail para
jornausp@edu.usp.br

 


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]