DEBATE
A educação não tem preço


A participação de capital externo na educação brasileira e a inclusão social foram os principais temas do 4o Seminário de Cultura e Extensão Universitária da USP, realizado nos dias 20 e 21 de agosto no Anfiteatro Camargo Guarnieri. A propósito da educação como mercadoria, que seria negociada no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC), o professor Luiz Olavo Baptista, da Faculdade de Direito e membro das cortes de arbitragem de Haia e de Paris, disse que o Brasil não pode se opor à abertura aos investimentos externos, mas deve impor condições: “Se negociarmos bem, será possível desfrutar muitos benefícios”. Outro professor, Celso Grisi, da FEA, observou que, se a abertura proporcionaria mais recursos (apenas um fundo de investimentos norte-americano estaria destinando US$ 570 milhões para aplicar na América Latina), também significaria a desnacionalização do setor, agravando os quadros regionais e a fuga de cientistas. Sobre a inclusão social, o professor Paul Singer, também da FEA, disse que a universidade pública precisa ficar atenta à dívida contraída com a sociedade, tendo sido acompanhado nessa posição por outros participantes do encontro. Este ano, a novidade do seminário, transmitido simultaneamente para os seis campi da Universidade, foi a participação das unidades de São Carlos e de Ribeirão Preto na geração de conteúdos. Outra boa notícia relacionada com ensino e pesquisa é a criação de mais dois cursos para formar especialistas em problemas ambientais, para começarem em 2004: Engenharia Ambiental, na Escola Politécnica, e Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental, no Instituto de Geociências.
universidade>>



LANÇAMENTO

História da arte e do MAC num só livro
A história da arte do século 20 e dos 40 anos do Museu de Arte Contemporânea da USP é contada em livro através de 213 das mais de 8 mil obras do acervo da instituição. Coleção MAC Collection, edição bilíngüe (português-inglês) da Comunique Editorial, é uma contribuição da Associação dos Amigos do MAC e traz ensaio fotográfico de Fernando Lazlo e textos de 11 especialistas. O livro sugere um passeio pela arte dos últimos cem anos, iniciando com a paisagem de Giacomo Balla, de 1906-1907, a obra mais antiga do museu, e passando pelos grandes movimentos artísticos do século, como o cubismo e o modernismo.especial>>


VIOLÊNCIA

Um programa contra a violência
O Ministério da Justiça destinou investimento de R$ 4,6 milhões para o Programa de Pesquisas Aplicadas 2003, da Secretaria Nacional de Segurança Pública, lançado oficialmente, dia 22, na Sala do Conselho Universitário da USP. Trata-se de iniciativa inédita no País, que escolherá em concurso projetos de pesquisa voltados para a segurança pública, para serem desenvolvidos em parceria com a entidade representativa dos pesquisadores da pós-graduação. nacional>>


ANIVERSÁRIO

Poli faz festa e planos para 2015

O Projeto Poli 2015, destinado a preparar a instituição e os seus alunos para os desafios do futuro, foi o destaque da festa dos 110 anos da Escola Politécnica da USP, dia 25 de agosto. Com participação do coral da casa e da Orquestra Sinfônica da USP, houve homenagem a servidores aposentados e o lançamento de livro que conta a atuação de ex-diretores. Nesta segunda-feira (1o de setembro), o Grêmio Politécnico comemora cem anos de fundação. universidade>>

 
 
 


VAMOS
em DESTAQUE
CD do Coralusp
O disco traz um repertório de música renascentista latina. Como não está à venda, o trabalho poderá ser conhecido através das várias apresentações que o Coralusp está agendando, uma delas no final de setembro.
   
Lançamentos literários
Dois dos livros que estão no roteiro seguem uma mesma linha, que envolve a tecnologia e o homem. Um deles trata do assunto, principalmente, pelo viés da arte, e o outro traz artigos de estudiosos de várias áreas.
   
Cursos e concursos
A tecnologia também é assunto de um seminário, que vai abordar a função social da imagem na sociedade atual. E já estão abertas as inscrições para a 7a Farra da Informática Educativa Jamboree 2003.
   
 
PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO
 
 


e-mail para
jornausp@edu.usp.br

 


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]