11 DE SETEMBRO
A imagem do terror faz dois anos


Mãos na cabeça, olhar atônito, boca semi-aberta, o susto dominando o corpo inteiro. Eis a imagem de milhares de pessoas que a memória do mundo revê nesta quinta-feira, dois anos depois dos atentados contra as torres do World Trade Center de Nova York e contra o Pentágono. Foi porém o dia de “sorte” da fotógrafa brasileira Chris Day, que se encontrava lá fazendo um estágio no jornal The New York Post e acabou registrando uma das maiores catástrofes da história. O trabalho da brasileira virou livro, mas com um detalhe interessante: não traz a foto mais divulgada na época, do avião atingindo uma das torres do WTC; registra, na verdade, a expressão de terror e perplexidade nas faces dos que sobreviveram. Mais difícil é documentar só com imagens a reação do gigante atingido e as conseqüências para todo o mundo da retaliação que se seguiu. No segundo aniversário do 11 de setembro, governos de países de onde teria partido a ordem para atacar ruíram como as torres do maior símbolo econômico dos Estados Unidos e os eventuais mandantes continuam soltos, enquanto o mundo, representado pela ONU, está dividido e sobressaltado.
especial>>



CINEMA

Cinema nacional, mais e melhor
Depois do vendaval Collor, que extinguiu órgãos de apoio à cultura, houve no governo Fernando Henrique Cardoso uma retomada da produção cinematográfica. Em oito anos, apareceram 200 longas e 750 curtas. A boa fase continua, embora com polêmicas. Alguns analistas e produtores temem que o PT adote uma política cultural centralizadora; outros, como o crítico e professor da ECA Jean-Claude Bernardet (foto ao lado), entendem que só a quantidade não basta, sendo necessária uma valorização qualitativa das produções. Bernardet está relançando seu livro Cineastas e imagens do povo, em que analisa documentários dos anos 60 e 70 e inclui ensaios inéditos. Nele, o professor desfaz a idéia de que o documentário é uma expressão da realidade. “O que temos ali são discursos sobre a realidade.” Em artigo especial, a professora Sandra Nitrini, da FFLCH, fala da peça Lisbela e o prisioneiro, de Osman Lins, que Guel Arraes levou para a tela dos cinemas.cultura>>


DEBATE

Os incertos rumos do ensino na OMC
A proposta de que a educação se torne um serviço no mercado internacional está longe de um consenso e um eventual tratado só deve ser assinado, no âmbito da OMC, em 2005, prazo ainda sujeito a prorrogação. O Brasil não se manifestou oficialmente e, no momento, não existem condições para liberalização, mesmo que a Constituição não a proíba. É o que ensina a professora Nina Ranieri, da Faculdade de Direito e secretária-geral da USP. Nina vai debater o assunto — que já foi tema de seminário em agosto — em programa da TV USP, este mês. Dados da Codage indicam que a situação da Universidade mantém-se equilibrada, apesar da queda na arrecadação do ICMS no Estado. nacional>>


PREVIDÊNCIA

Previdência, esperança no Senado

A reforma da Previdência pode atender, pelo menos em parte, aos reclamos das universidades públicas paulistas. Já no Senado, o projeto recebeu emendas, algumas consensuais, que prevêem o aumento de 70 para 75 anos da idade para aposentadoria compulsória; a constituição de três fundos complementares para os funcionários dos três Poderes, inclusive facultando-lhes optar por um fundo privado; a garantia de paridade para os atuais servidores; e subteto salarial único nos Estados. Reitores da USP, Unesp e Unicamp estiveram no Senado dia 20 de agosto para pedir mudanças no projeto aprovado na Câmara dos Deputados. nacional>>

 
 
 


VAMOS
em DESTAQUE
Babenco no Cinusp
A partir desta semana, o Cinusp exibe uma retrospectiva do cineasta Hector Babenco. Também há várias mostras, como o Festival de Cinema Francês, e estréias de dois filmes brasileiros.
   
Interior no Interior
Esse é o nome do projeto que está levando o espetáculo Interior, do Grupo Tusp, aos campi da USP do interior. Haverá ainda diversas atividades, entre elas intervenções cênicas (foto)
nas cidades.
   
Roteiro de cursos
São várias as opções de cursos, com destaque para o fórum de discussão da 5a Bienal Internacional de Arquitetura e Design de São Paulo e um programa que vai refletir sobre o cenário do cinema nacional hoje.
   
 
PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO
 
 


e-mail para
jornausp@edu.usp.br

 


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]