EDUCAÇÃO
Avaliar para melhorar


O sistema de avaliação institucional da USP ainda está longe de ser adequado, mas já existe uma cultura de avaliação e o processo vem sendo aperfeiçoado continuamente. É o que ficou demonstrado durante apresentação do relatório da Comissão Permanente de Avaliação (CPA), dia 15 passado, no Anfiteatro Camargo Guarnieri, na Cidade Universitária. O relatório atende a exigência do Conselho Estadual de Educação (CEE), que analisa periodicamente o desempenho das universidades e outras instituições de ensino paulistas. De acordo com o vice-reitor Hélio Nogueira da Cruz, coordenador das atividades da CPA, os resultados finais, contendo o levantamento de todas as unidades e órgãos de direção e serviços, serão conhecidos e encaminhados ao CEE até 2005. O sistema de avaliação externa dos mais de 200 departamentos, a cargo de professores nacionais e do exterior, sofrerá alterações em razão do alto custo; em vez de três pares, cada grupo terá apenas dois. “Queremos que os avaliadores externos nos dêem sugestões, não apenas notas”, disse Hélio Nogueira. No encontro do dia 15, fizeram exposições os pró-reitores e os representantes do Sibi, Codage e Informática. Na graduação, dois itens mereceram atenção especial: a evasão de alunos e a participação muito reduzida dos negros. Segundo a pró-reitora Sonia Penin, há necessidade de rever urgentemente as políticas públicas. No âmbito federal, o Ministério da Educação está propondo a criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que extingue o Provão e modifica outros instrumentos de avaliação.
nacional>>

 


ESQUISTOSSOMOSE

Assim caminha a medicina
Pessoas que sofrem do mal de Parkinson podem fazer em casa exercícios de fisioterapia que comprovadamente melhoram em até 30% o seu desempenho motor. A novidade do programa semanal de exercícios foi apresentada em encontro internacional em Foz do Iguaçu (PR), dia 12, pela professora Maria Elisa Piemonte, da Faculdade de Medicina da USP. A fisioterapeuta organizou teoria e prática em livro. Outra conquista na saúde foi anunciada no Palácio dos Bandeirantes: o seqüenciamento genético do parasita responsável pela esquistossomose, ou “barriga d’água”. Pesquisador da USP coordenou o trabalho de 37 cientistas. E no HC médicos começam a testar em vítimas de queimaduras o enxerto de pele produzida em laboratório.pesquisa>>


CINEMA

“Di”, mais uma polêmica
O advogado José Mauro Gnaspini sustenta em dissertação apresentada na ECA que a interdição do polêmico curta-metragem Di, em que o cineasta Glauber Rocha documenta o velório do pintor Di Cavalcanti, nunca teve validade e que o filme pode ser exibido livremente. A proibição havia sido pedida pela filha adotiva do pintor, Elizabeth, mas na sentença condenatória, de 1981, o juiz não teria levado em conta várias irregularidades do processo. universidade>>


EVENTO

Uma semana de caça a talentos

Uma programação muito especial para os dias 22 a 28, na capital e no interior. É a 8a Semana de Arte e Cultura, organizada pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária. Todas as unidades da USP terão manifestações de teatro, cinema, música, artes plásticas e ciência. Um dos objetivos da festa cultural é descobrir talentos, muitas vezes escondidos entre alunos de áreas que aparentemente têm pouco em comum com a arte tradicional. A programação completa do evento pode ser conferida no suplemento especial encartado nesta edição do Jornal da USP. especial>>

 
 
 


VAMOS
em DESTAQUE
Festival de comédias
O Cinusp vai exibir nesta quinta e sexta filmes do 1o Festival Internacional de Comédias Engraçadas. Também acontece a pré-estréia de Seja o que Deus Quiser!, de Murilo Salles, além da mostra Hector Babenco.
   
Câmara Cascudo
A obra do mais importante pensador da cultura popular brasileira é comentada por especialistas de todo o Brasil no Dicionário Crítico Câmara Cascudo, organizado pelo historiador Marcos Silva. São 87 verbetes que configuram um amplo painel crítico e documental.
   
Roteiro de cursos
Entre as várias opções desta edição está o curso Designers Visuais do Século 20, no Centro Universitário Maria Antonia. Também estão em destaque palestras, debates e cursos dirigidos, tudo para facilitar a consulta.
   
 
PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO
 
 


e-mail para
jornausp@edu.usp.br

 


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]