PROCURAR POR
 NESTA EDIÇÃO
  
 

Luís da Câmara Cascudo, Cascudo, não o escaravelho, nem o peixe, mas porque seu avô paterno era um dos chefes do Partido Conservador, que tinha como apelido Partido Cascudo, e para dar continuidade ao título, se tornou Cascudo. Um polígrafo que escreveu sob vários gêneros (ensaios, poesias, romances, reportagens) sobre diversos temas (história, geografia, política, religião...) a partir da cultura popular brasileira, mas alçando vôos por temas universais. Sempre abordando a questão da oralidade, de forma pioneira. Dos causos extraiu temas complexos. Da temática regional foi para assunstos mitológicos de diferentes povos da Europa. Daí, uma obra vasta e original. Entender sua historicidade é partir para uma reflexão sobre a cultura popular de hoje. Foi pensando nisso que o historiador e professor da USP Marcos Silva organizou um dicionário crítico, reunindo 87 verbetes em ordem alfabética do universo cascudiano, comentados e analisados por especialistas de todo o Brasil.

São grandes obras e outras de menos fôlego mas também importantes para se conhecer a fundo a trajetória de Câmara Cascudo. É um balanço geral de suas obras, segundo o organizador, incluindo ainda bibliografia (pesquisa realizada também por Marcos Silva). A idéia do dicionário surgiu em 1998, época em que se comemorava o centenário do escritor, que além de sua importância literária tem uma significação pessoal para o organizador, também do Rio Grande do Norte, que lê Cascudo desde sua adolescência. O desafio do especialista era apresentar e comentar determinada obra de Cascudo, falando de sua atualidade e até do envelhecimento do seu campo temático. E o desafio do dicionário, percorrer sua obra.

Na década de 20 a preocupação com a oralidade já existia, embora ainda não estivesse clara para Câmara Cascudo. Em Histórias que o tempo leva... Da história do Rio Grande do Norte, ele ouve narrativas do pai e começa a pensar sobre a importância de uma memória oral. Época também de Alma Patrícia e Joio. Depois começa seus estudos históricos sobre o século 19, com Conde d’Eu (1933) e O Marquez de Olinda e o seu Tempo (1938). É ainda no final da década de 30 que define com maior clareza os estudos populares, lançando Vaqueiros e Cantadores. Sua obra também perpassa temas políticos – Cascudo tinha simpatia pela monarquia, mas a partir de 30, torna-se um integralista, sem ser um militante político –, religiosos, geografia, biografias. E seu texto traz a linguagem coloquial do Modernismo (foi amigo pessoal de Mário de Andrade).

Obras-primas – Câmara Cascudo é um autor que pode ser lido por pesquisadores de várias áreas, da literatura e linguística à antropologia, esta última ainda hoje com grande interesse, por exemplo, por História da Alimentação no Brasil, da década de 60, em que Cascudo recorre à bibliografia de viajantes estrangeiros no Brasil do século 19, bem como notas e observações dele próprio, para escrever uma sociologia da alimentação com base histórica e etnográfica. Há também outras obras-primas como Vaqueiros e Cantadores (1937), resultante do trabalho de observação e registro, durante quinze anos, que rendeu um extenso documentário de fatos, versos e causos; Literatura oral (1952), que traz técnicas e fundamentos, gêneros orais e suas relações, e ainda sua transmissão e recriação, inclusive dos jogos infantis, parlendas e adivinhas; e ainda o Dicionário do Folclore Brasileiro (1956), sua obra mais divulgada e conhecida, considerada uma síntese do seu trabalho, onde nas suas próprias palavras, “estão as minhas curiosidades, o segredo, a alegria da minha preferência.”

Dicionário Crítico Câmara Cascudo
Editora Perspectiva
352 páginas
R$ 45,00.

 

Raridades e reedições

Sem dúvida, esse dicionário crítico vai despertar o leitor para esse pensador da cultura popular brasileira. Um exemplar raro de O Doutor Barata, de 1938, por exemplo, só é encontrado nos arquivos do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP; e Fabulário do Brasil, no Real Gabinete Português de Literatura no Rio de Janeiro. Há também títulos nas bibliotecas da Faculdade de Direito da USP e do Museu Paulista. Atualmente, a Editora Global detém contrato de republicação de suas obras, tendo reeditado recentemente Geografia dos Mitos Brasileiros, Jangada, Rede de Dormir e, no mês passado, História dos Nossos Gestos. Também relançou em 2000 o Dicionário do Folclore Brasileiro, revisto, ilustrado e atualizado sob o comando de Laura Della Monica, colaboradora de Cascudo de 1951 até a sua morte, em 1987.

 

 




ir para o topo da página


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]