EDUCAÇÃO
Educar é incluir as minorias


O objetivo da educação não pode ser o lucro comercial. Entre outras razões, porque se o mercado enfrentar uma recessão o processo corre sério risco de descontinuidade. No entanto, o lucro institucional, sem distribuição entre acionistas, mas reaplicado na própria instituição, pode ser tolerado e o Estado deveria levá-lo em conta na hora de regulamentar o ensino. Esta é a posição do presidente da Fapesp, professor Carlos Vogt que, em entrevista, discorda daqueles que, no âmbito da OMC, defendem tratar a educação como um item de serviço. Segundo ele, a investida de empresas e de fundos internacionais sobre o setor é agravada pela estrutura do ensino no Brasil, onde 65% dos jovens em idade de iniciar o ensino superior estão em escolas privadas. Vogt propõe a adoção de uma legislação que permita apenas a abertura de escolas e universidades particulares que sejam fundações e evitem a remessa de lucros. Nos debates que promove regularmente sobre o tema, a Universidade analisa também a questão da inclusão social, por entender que educar é a melhor forma de incluir as minorias na sociedade.
nacional>>

 


INTERIOR

Nosso interior tem mais vida
Um fenômeno geográfico e social dos mais interessantes deste início de milênio é a revalorização do interior; não propriamente em razão da modernização da agricultura, que é apenas um setor econômico do País, mas da ruralidade, conceito que inclui valores caros à sociedade moderna, como a preservação da biodiversidade, ampliação de manifestações culturais e um estilo de vida adquirido na cidade e levado ao campo pelos que retornam às origens. O futuro das regiões rurais e o mito de que lá só existe atividade agrícola foram estudados e expressos em forma de ensaios, agora reunidos em livro, pelo professor Ricardo Abramovay, da FEA. Outra pesquisa que tem a ver com o desenvolvimento do interior é de iniciativa de uma equipe do Departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétricas (Gepea) da Escola Politécnica da USP, que, em parceria com a Cooperhidro (Cooperativa do Pólo Hidroviário de Araçatuba), faz o levantamento da demanda e da oferta de recursos energéticos no Oeste Paulista. O projeto tinha formato acadêmico, mas ganhou amplitude e aguarda recursos para ser desenvolvido integralmente.especial>>


SAÚDE

Álcool e drogas dão nisso
O boneco gigante simulando um bêbado, os restos de carros destroçados colocados em pontos estratégicos do campus e as barreiras montadas na avenida Professor Luciano Gualberto não fazem parte de campanha específica de trânsito, mas contra o uso de drogas e álcool no meio universitário. A iniciativa conjunta da USP, Unesp e Unicamp, lançada quarta-feira (24), lembra que o álcool é responsável por 60% dos casos de violência doméstica e por 50% das faltas no trabalho e dos acidentes de trânsito; e alerta para o alto consumo de drogas nas universidades. "Os números falam por si. Daí a importância desta campanha", afirma o professor Adnei de Andrade, diretor de Recursos Humanos da USP. nacional>>


INTERNET

A USP sem sair de casa

Os números da Universidade de São Paulo impressionam: se fosse reunida num só espaço, a área dos seis campi somaria 74 milhões de metros quadrados e a população chegaria a 85 mil pessoas, tamanho de uma cidade de porte médio. Mas não é preciso sair de casa para conhecê-los; basta acessar o Portal da USP (www.usp.br), consultado por 790 mil interessados por mês, superando os das universidades de Harvard e Sorbonne, segundo pesquisa do Ibope e Ratings. O endereço eletrônico reúne dados institucionais, notícias e serviços universitários. universidade>>

 
 
 


VAMOS
em DESTAQUE
Eduardo Coutinhos
A partir deste sábado até 15 de outubro acontece uma mostra de filmes do diretor, reunindo trabalhos menos conhecidos até o recente Edifício Master (foto). Haverá também debates sobre sua obra, com professores da USP.
   
Estudo sobre Brecht
Resultado de uma pesquisa realizada pelo professor Flávio Desgranges acerca do teatro épico brechtiano, Desmontando uma alma boa é inspirada em Alma Boa de Setsuan e inclui ainda trechos de outras peças, canções e pequenas histórias.
   
Roteiro de cursos
Esta edição traz como destaque o curso de aprimoramento profissional do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, com bolsa Fundap. Há também oficina com o Royal Court Theatre no Sesi.
   
 
PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO
 
 


e-mail para
jornausp@edu.usp.br

 


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]