PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO

 

 

 

Pianista cubano Ernán
López-Nussa abre a série de shows

Sons cubanos

O Encontro Brasil-Cuba no século XXI reúne artistas brasileiros e cubanos para apresentar a tradição latina e também as novas tendências musicais nesses dois países. Com curadoria de Guga Stroeter, serão realizados três shows, em três estilos musicais diferentes. Em “Jazz Latino”, nesta terça, apresentam-se o pianista cubano Ernán López-Nussa, o baterista Edu Ribeiro e o baixista Sizão Machado. Em “Encontro de Violonistas”, Gabriel Improta e Aldo Rodríguez Delgado traçam um paralelo do desenvolvimento da música para violão nos dois países, mostrando as sincronicidades entre compositores como Villa-Lobos e Ernesto Lecuona, e Leo Brouwer e Baden Powell (dia 14). E no último encontro, “Cantos Sagrados” que acontece no dia 21, há uma apresentação com os convidados Teresa Polledo (cantora) e Oney Cumbá (percussionista) de cantos bantu iorubá, tradição que evoluiu de maneira semelhante no Brasil e em Cuba. Todos os shows são realizados em duas sessões, às 13h e às 19h30. No Centro Cultural Banco do Brasil (r. Álvares Penteado, 112, Centro, tel. 3113-3651). Os ingressos custam R$ 6,00 (com meia-entrada).

 

 

 

 

Recital literário

O recital “Cidade City Cité” apresenta poemas e trechos em prosa que incluem desde Edgar Allan Poe e Baudelaire até a poesia contemporânea brasileira, todos sobre a vida nos centros urbanos. Da lista de poetas, participam ainda os portugueses Fernando Pessoa e Cesário Verde e os brasileiros Mário, Oswald e Carlos Drummond de Andrade, Décio Pignatari, Haroldo e Augusto de Campos, Manuel Bandeira e Arnaldo Antunes. Com a professora Clenir Bellezi de Oliveira, o poeta e professor Frederico Barbosa e ainda Tobias Luz ao violão e Marcelo Ferretti ao baixo. Nesta quarta, às 19h30, no Centro Cultural São Paulo (r. Vergueiro, 1.000, Paraíso, tel. 3277-3611). Grátis.

 

 

 

 

 

Lest3R lança
seu primeiro disco

Max Viana e Lest3R

Max Viana, filho de Djavan, inicia a programação do mês de outubro do Sesi, que traz quatro filhos de importantes representantes da música brasileira. O músico apresenta nesta terça, às 20h, composições do seu recém-lançado título de estréia No Calçadão. Também nesta sexta, às 12h30, o grupo Lest3R apresenta seu primeiro disco, Clown, que passeia pelo rock’n’roll, além da black music e música latina. Os shows são gratuitos e acontecem no Centro Cultural do Sesi (av. Paulista, 1.313, tel. 3146-7405).

 

 

 

Laura Finocchiaro

A cantora, compositora e produtora musical lança seu novo disco, Oi,na quarta e na quinta no Sesc Vila Mariana. No CD, além de cantar, ela toca guitarra, violão e cavaquinho e apresenta parcerias com Leca Machado, Caio Fernando Abreu, Cilmara Bedaque, Fernando Villar, Mario Afonso III, Franco Júnior e Tom Zé. Laura Finocchiaro mistura cavaquinho e música eletrônica numa canção popular do norte, gravou uma versão para música de Lennon e McCartney, uma bossa com arranjo de cordas, e até um pot-pourri dedicado a crianças. Às 20h, na r. Pelotas, 141, tel. 5080-3000. Ingressos a R$ 5,00.

 

 

 

 

Música eletrônica

O compositor e produtor Ramiro Musotto mostra o CD que acabou de lançar nesta terça. O argentino radicado no Rio de Janeiro nomeou seu disco de Sudaka, modo pejorativo com que os europeus costumam chamar os sul-americanos. Em Sudaka, ele experimenta sonoridades eletrônicas junto a citações de cânticos indígenas, música dos pigmeus, de Glauber Rocha e “afro-baianidades”. As participações no álbum vão de crianças indígenas ao saxofonista Gato Barbieri, passando por Lulu Santos e Lelo Zanetti (baixista do Skank). Às 19h30, no Itaú Cultural (av. Paulista, 149, tel. 3268-1776). Entrada gratuita.

 

 

 

 

 




ir para o topo da página


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]