PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO

Esquina da Palavra

Esse evento do Itaú Cultural está de volta nesta terça, às 19h30, com a presença dos escritores Milton Hatoum e Moacyr Scliar. Eles vão discutir a formação do escritor, suas influências e vivências. O tradicional programa quinzenal agora também tem outras duas atividades: Bastidores da Cena, em que diretores, atores e autores de teatro, cinema e televisão se encontram; e Painel da Cultura, um espaço de debate sobre cultura e educação. Os programas serão alternados e mediados pelo jornalista Claudiney Ferreira. A reserva de vagas pode ser feita pelo tel. 9611-6328 ou pelo e-mail pedrajr@terra.com.br. O Itaú Cultural fica na av. Paulista, 149. Mais informações pelo tel. 3268-1700. Gratuito.

Lançamento e performance

A escritora e crítica de arte Katia Canton lança seu mais recente livro nesta terça, às 19h, além do catálogo da exposição “Pele, alma” com sua curadoria, após a performance Lista, com Cristina Mutarelli. O livro Retrato da arte moderna – uma história no Brasil e no mundo ocidental (Martins Fontes, 120 págs., R$ 48,00) aborda as artes plásticas no Brasil e no Ocidente, da primeira metade do século 19 à primeira do 20, de maneira interdisciplinar, recorrendo a outras áreas da produção cultural. Katia Canton trata, em cada capítulo, de um período da arte moderna, contextualizando-o historicamente. Para desmitificar a obra de arte, a crítica escolheu para serem reproduzidas no livro somente obras que podem ser vistas em museus brasileiros. O lançamento acontece no Centro Cultural Banco do Brasil, r. Álvares Penteado, 112, tel. 3113-3652.

Drauzio Varella

O médico e escritor estará no bate-papo InteligênciaPontoCom, do Centro Cultural Fiesp, nesta quarta, às 19h. Formado pela USP e um dos pioneiros no tratamento da Aids, iniciou em 89 um trabalho de pesquisa sobre o vírus HIV na comunidade carcerária da Casa de Detenção do Carandiru, que resultou no lançamento do livro Estação Carandiru, vencedor do Prêmio Jabuti de 2000, e em que foi baseado o filme homônimo de Hector Babenco. Fez campanhas em rádio para esclarecer a população sobre a doença e atualmente apresenta séries de TV sobre vários temas. O Centro Cultural Fiesp fica na av. Paulista, 1.313. As reservas de vagas (limitadas) devem ser feitas pelo tel. 3146-7405. Entrada franca.

Orçamento participativo

Nesta quarta, serão lançados dois títulos: A Inovação Democrática no Brasil: o orçamento participativo (Editora Cortez, 336 págs., R$ 39,00) e Experiências de Orçamento Participativo no Brasil (Editora Vozes/Fórum Nacional de Participação Popular, 118 págs., R$ 18,00). O primeiro, organizado por Leonardo Avritzere Zander Navarro, é resultado de uma pesquisa sobre as diversas experiências de orçamento participativo existentes no Brasil. Já o segundo, sob a coordenação de Ana Clara Torres Ribeiro e Grazia de Grazia, mostra as experiências no período de 1999 a 2000. Os lançamentos acontecem às 19h, na Livraria Cortez (r. Bartira, 317, Perdizes, tel. 3873-7111).

ir para o topo da página

O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]