DEBATE

A ciência e a ética em discussão

No projeto de lei sobre biossegurança em tramitação no Congresso Nacional estão em jogo dois pontos fundamentais: a manipulação de células-tronco embrionárias humanas e a pesquisa, produção e comercialização de produtos geneticamente modificados, os transgênicos. Em torno deles desenvolve-se intensa controvérsia envolvendo cientistas, ambientalistas, religiosos, parlamentares e o governo. A maior parte da comunidade científica não gostou do texto aprovado na Câmara dos Deputados em fevereiro, que proíbe o uso de embriões humanos em pesquisas e retira da ciência o direito de dar a última palavra técnica sobre os alimentos transgênicos. Os cientistas querem mudar o texto da lei no Senado.

No centro da polêmica, principalmente no que se refere às células-tronco, estão questões éticas, não havendo consenso nem entre cientistas nem entre religiosos, que têm diferentes concepções a respeito do momento em que se origina a vida. A professora Mayana Zatz, coordenadora do Centro de Estudos do Genoma Humano da USP, defende as pesquisas com células-tronco, argumentando que não se pode privar milhões de pessoas dessa esperança de cura. Mas a geneticista Eliane Azevedo, da Universidade Estadual de Feira de Santana, na Bahia, considera “eticamente condenável sacrificar uma vida, presente no embrião, para salvar outra”. Nesta edição especial, o Jornal da USP discute a lei de biossegurança e apresenta um pouco das pesquisas que a Universidade faz na área da engenharia genética. especial>>

 


VAMOS
em DESTAQUE
Mais cinema
Há várias mostras cinematográficas, com destaque para filmes que retratam o golpe de 64, além da produção de Ingmar Bergman, do ci-nema brasileiro e do novo cinema francês.
 
Dramaturgias em cartaz
O programa do Centro Cultural Banco do Brasil traz nesta semana o diretor Zé Celso, que mostra a quarta parte do épico Os Sertões. Além disso, há várias estréias teatrais, como Tartufo, de Molière (foto), ou ainda a volta do sucesso A Poltrona Escura, de Pirandello.
 
Cursos e concursos
Entre as muitas opções de cursos, o ciclo de palestras História da Comunicação, que acontece no Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, vai resgatar a memória da imprensa. Há também um roteiro de concursos nas áreas de música, fotografia e design.

 

 

 

 

 

 
PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO


e-mail para
jornausp@edu.usp.br

 


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]