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Cena de O Zurro do Asno, a partir da obra de Dostoiévski

A cultura italiana invade São Paulo

O Istituto Italiano di Cultura São Paulo traz à cidade a modernidade e a tradição da escola teatral italiana em duas estréias. A Poltrona Escura (que teve sua estréia adiada para esta sexta) volta a ser apresentada na cidade depois de uma temporada de sucesso de crítica e público na Itália. Inspirada na obra de Luigi Pirandello, o espetáculo reúne três contos do autor “Os pés na grama”, “O carrinho de mão” e “O sopro” dos livros Berecche e la Guerra e Candelora, mostrando seu conhecido olhar cruel e ao mesmo tempo divertido sobre a condição humana. No palco, o ator Cacá Carvalho se desdobra nos personagens de um pai que ficou viúvo, retratando a solidão e o isolamento progressivo dos que vivem a última fase da vida; de um grande e famoso advogado, com a revelação de um inconfessável prazer; e de um protagonista que descobre ter o poder de matar, desenvolvendo uma epidemia que pode destruí-lo. É considerada uma das seis melhores montagens de 2003 pela APCA. A direção é de Roberto Bacci. Apresentações às sextas e sábados, às 21h, e domingos, às 20h, no Tusp – Centro Universitário Maria Antonia (r. Maria Antonia, 294, tel. 3259-8342). Ingressos: R$ 20,00.

E O Zurro do Asno, que estréia na próxima quinta, a partir da obra de Dostoiévski, conta a história de um jovem estrangeiro e solitário que, sob tratamento de um médico suíço, escuta, numa praça, o zurro de um asno. A direção é também de Roberto Bacci, com elenco formado pelos atores italianos Elena Ciardella, Marco De Liso, Andrea Fiorentini, Renzo Lovisolo, Silvia Pasello, Silvia Rubes e Tazio Rorrini. A produção é da Fondazione Pontedera Teatro. A peça fica em cartaz até 4 de abril, com apresentações de quinta a domingo, às 20h, no Sesc Belenzinho (av. Álvaro Ramos, 991, tel. 6602-3700). Os ingressos custam R$ 20,00 e R$ 10,00 (estudantes com carteirinha e aposentados).

O objetivo é promover um intercâmbio entre a cultura italiana e brasileira, difundindo cada vez mais o teatro italiano na capital paulista. Segundo Guido Clemente, São Paulo foi escolhida por ser “uma das capitais mundiais do teatro, riquíssima em espetáculos, grupos nacionais e internacionais”. E por isso a cidade também será tema no Festival Intercity, que acontece em julho em Florença, um importante evento cultural dedicado a uma cidade diferente a cada edição. Assim, vários grupos teatrais poderão levar o teatro brasileiro à Europa.

 

 

 

 

Leituras no Arena

O projeto Arena Mostra Novos Dramaturgos reúne vários textos de autores diferentes para leituras encenadas. Nesta semana, a programação traz O Nome da Peça Depende da Lua, espetáculo-solo com Gustavo Machado; texto e direção de Vadim Niktin (quinta e sexta, às 21h). E ainda Arena Mostra Rogério Toscano com Vênus em Fúria ou Os Últimos Dias de Solidão de Nina (sábado, às 21h), seguido de show com Celso Sim; e Electr-O-Pura (domingo, às 19h), com bate-papo com o autor. O valor do ingresso é estipulado pelo próprio espectador. No Teatro Arena, que fica na r. Teodoro Baima, 94, Consolação, tel. 3256-9463.

 

 

 

 

Os Sertões

O dramaturgo Zé Celso Martinez Corrêa e o grupo Oficina Uzyna Uzona agora encenam todas as três primeiras partes da sua adaptação de Os Sertões, do clássico de Euclides da Cunha.Por diversos cantos do teatro, circulam em cena cerca de 50 pessoas, formando um grande coro. As peças incluem interação com o público e cenas de nudez. E Zé Celso já está finalizando o épico, com A Luta, prevista para estrear no segundo semestre. Em cartaz até 4 de abril, sexta, às 20h (A Terra, com 3h30), sábados (O Homem – Parte I, com 5h) e domingos (O Homem – Parte II, com 5h), às 18h. No Teatro Oficina (r. Jaceguai, 520, tel. 3104-0678), com ingressos a R$ 20,00.

 

 

 

Jovem conta a
saga de Canudos

Sertão Sertões São

É também montado a partir da obra de Euclides da Cunha esse musical com direção e coreografia de Telma Dias, e música de Gereba. Conta a saga de Canudos do peregrino Antonio Conselheiro, numa linguagem lúdica, através do ponto de vista de um jovem de 17 anos. No elenco estão o próprio Gereba, Iná de Carvalho e Celmo Duarte, entre outros. Em cartaz até 29 de maio, sábados, às 18h, no Teatro Paulo Eiró (av. Adolfo Pinheiro, 765, Santo Amaro). Os ingressos custam R$ 10,00 (R$ 1,00 para as primeiras cem pessoas que comparecerem). Mais informações podem ser obtidas na bilheteria do teatro pelo tel. 5546-0449.

 

 

 

Memórias da infância

Aldeotas de Gero Camilo

A trajetória dos amigos Levi e Elias, que se reencontram, é contada através de fragmentos de memórias da infância vivida em uma pequena cidade. De caráter poético, Aldeotas pretende transportar o espectador para suas próprias recordações. Para escrevê-lo, Gero Camilo reviveu histórias, cheiros, cantos e acontecimentos da infância na viagem que fez à sua terra natal, Fortaleza, embora o espetáculo não seja autobiográfico. O autor também atua na peça ao lado de Marat Descartes, dirigidos por Cristiane Paoli Quito. A temporada vai até 2 de maio, sábados e domingos, às 18h, no Galpão 2 do Sesc Belenzinho (av. Álvaro Ramos, 915, tel. 6602-3700). Os ingressos custam R$ 15,00, com meia-entrada para estudantes.

 

 

 

 

 

O Mistério de Gioconda

Na peça, o famoso quadro de Leonardo da Vinci, não está no Museu do Louvre em Paris, e sim no Brasil, na casa da última descendente de Mona Lisa del Giocondo. A comédia escrita por Paulo Guarnieri, Hérika de Assis e Carlos Mendes, traz Suzi Rêgo no papel principal. Ela é Clara Gherardini, herdeira de uma família que foi muito rica e perdeu quase tudo, quase porque a casa decadente esconde um tesouro: a célebre Gioconda ou O Retrato de Mona Lisa. Incentivada pelo noivo, decide vender a pintura e aí é que começam as confusões. O Mistério de Gioconda, com direção geral de Bibi Ferreira, está sendo apresentada às sextas, às 21h30, sábados, às 21h, e domingos, às 19h, no Teatro Hilton (av. Ipiranga, 165, Centro, tel. 3123-1750). Ingressos: R$ 40,00.

 

 

 

Eu, Medéia

Essa peça é outra versão teatral do mito grego de Medéia e Jasão que está em cartaz em São Paulo. Ela se baseia na Medéia do filósofo Sêneca, escrita em Roma por volta do ano 60 d.C. A adaptação de Lethícia Rocco e Bernardo de Gregório mescla teatro e dança, tendo a expressão corporal e o coro como centros da apresentação. Eu, Medéia conta a história da paixão intensa da protagonista, que a fez perder a sanidade. O enfoque recai sobre os sentimentos femininos, que levaram ao transtorno mental da personagem. O espetáculo marca a estréia do Grupo Evolución Artes Cênicas. Direção de Bernardo de Gregório. Apresentações às sextas e sábados, às 21h, e aos domingos, às 20h, até 24 de abril. No Teatro Maria Della Costa (r. Paim, 72, Bela Vista, tel. 3256-9115). Os ingressos custam R$ 20,00.

 

 

 

Peça em versão bilíngüe

Cabaré parisiense

E Aí, Quando o Dia Raiou, Eu Adormeci, com a Companhia Boomerang (França), texto de Serge Valletti e direção de Michel Didyn, será apresentada somente nesta quarta e quinta, às 21h, no Teatro Sesc Anchieta. É um espetáculo cabaré que conta a história de uma jovem que chega a Paris com o objetivo de tornar-se atriz. A peça é em versão bilíngüe, com interpretação da atriz francesa Christiane Cohendy, e tradução da atriz brasileira Denise Weinberg. Na quinta, a partir das 18h30, acontece um encontro entre o diretor e dramaturgos brasileiros, com o objetivo de programar leituras de textos contemporâneos brasileiros para a próxima edição do Festival Mousson d’été, que acontece no fim de agosto na França, e que em 2005 tem como tema o Brasil. O teatro fica na r. Dr. Vila Nova, 245, tel. 3234-3000.

 

 

 

Uma história de amor

Universo fantástico

Nesta terça estréia a peça O Cheiro de Amêndoas Amargas, com o Grupo Arquivolta, formado por alunos da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, sob a direção de René Piazentin. É uma adaptação livre a partir do universo fantástico de Gabriel García Márquez, que conta a história do amor obsessivo de um homem por sua paixão de juventude, atravessando meio século. O espetáculo foi criado a partir de um processo colaborativo, envolvendo atores, direção e dramaturgia. Os figurinos e cenários são de Cyro Del Nero, também da ECA. Em cartaz até 15 de abril, terças, quartas e quintas, às 21h, no Centro Cultural São Paulo (r. Vergueiro, 1.000, tel. 3277-3611). Os ingressos custam R$ 10,00.

 

 

 

Para fazer o público rir

Esquetes de humor

O grupo Os Cretinos estão de volta ao N.Ex.T. para nova temporada, trazendo esquetes cômicos, coreografias e cenas musicais com também novos personagens, como um boxeador sem dedos, a loira do banheiro e o comentarista de escolas de samba. O público ainda vai ver seus quadros de sucesso como A Saga de Beth, a Indestrutível, história de uma personagem que morre e renasce em várias situações aos som de Endless Love, as Empregadas Fantásticas, domésticas que dançam na abertura do “Fantástico”, da Rede Globo, ou ainda Thunder Cats, uma coreografia alucinante com gatos do musical Cat’s. Até junho, sempre às sextas, a partir das 23h. O N.Ex.T. fica na r. Rego Freitas, 454, tel. 3106-9636. Ingressos: R$ 15,00 (mais R$ 5,00 de consumação).

 

 




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