versão pdf do jornal
versão pdf do jornal
USP Leste já tem cursos definidos


O Conselho Universitário aprovou no dia 18 passado, terça-feira, os cursos que começarão a ser oferecidos no novo campus da USP, na zona leste da capital, a partir de 2005. Com um total de 1.020 vagas, os novos cursos são: Gestão Ambiental, Sistemas de Informação, Gestão de Políticas Públicas, Marketing, Licenciatura em Ciências da Natureza, Lazer e Turismo, Tecnologia Têxtil e da Indumentária, Ciências da Atividade Física, Gerontologia e Obstetrícia. Foram aprovados também Mídias Digitais e Tecnologia Musical, mas esses cursos só começarão a funcionar em 2006. “Desde a implantação do campus do Butantã, este é, sem dúvida, o projeto mais significativo da Universidade em termos de expansão”, comemorou o coordenador-geral do Projeto USP Leste, professor Celso de Barros Gomes, em entrevista exclusiva ao Jornal da USP. “Os cursos aprovados refletem necessidades contemporâneas e atendem às demandas dos estudantes”, disse a presidente da Comissão Central do projeto, professora Myriam Krasilchik, logo após a histórica sessão do Conselho Universitário..
especial>>



Mais projetos em favor da economia de energia

A USP começa a ver agora os resultados da aplicação de R$ 2,2 milhões – financiados em 2002 pela Finep – em projetos na área de energia. Com esses recursos, o Programa Permanente para o Uso Eficiente de Energia Elétrica (Pure) deu início a uma série de projetos, atualmente em fase de conclusão. Um deles é o novo sistema de iluminação do piso térreo do bloco B do Instituto de Matemática e Estatística (IME), inaugurado no dia 10 de maio. “Com o novo sistema, o IME reduziu em 22% o consumo de energia, além de melhorar em 30% a iluminação do setor”, contabiliza o professor Marco Antonio Saidel, coordenador do Pure. Outro projeto previsto é a implantação do Sistema de Gerenciamento de Energia (Sisgen), que inclui a instalação de mais de 110 pontos de controle nos seis campi da USP. O sistema mostrará com precisão o consumo de energia nos locais controlados, permitindo que gastos elevados e desperdícios sejam detectados e evitados.
universidade>>


Aprendizes de cientistas

O Cerca de 400 crianças e adolescentes já participaram de um trabalho inovador promovido pelo Centro de Terapia Celular de Ribeirão Preto – um dos dez Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) mantidos pela Fapesp. Orientados por professores da USP, alunos do ensino médio e fundamental da região de Ribeirão Preto têm a oportunidade de participar do projeto educacional As Células, o Genoma e Você, que usa práticas de pesquisa científica para ensinar ciência. Quatro desses alunos acabam de ser selecionados para receber bolsas do Programa de Iniciação Científica Júnior da Fapesp. Eles estudarão temas como virologia, transgênicos e células-tronco nos mais avançados laboratórios da USP.universidade>>
 

Aulas de liberdade acadêmica

De 7 de junho a 2 de julho estarão abertas as inscrições para o Bacharelado em Ciências Moleculares, destinado a alunos já matriculados em cursos de graduação da USP. Com disciplinas de Matemática, Física, Química, Biologia e Computação, o curso tem o objetivo de formar profissionais que, com visão interdisciplinar, se dediquem à pesquisa científica em profundidade. “O grande atrativo do curso é a liberdade acadêmica”, acredita a professora Lucile Winter, uma das coordenadoras do bacharelado, lembrando que os alunos – após fazer um ciclo básico – podem montar seu próprio currículo e cursar disciplinas em qualquer unidade da USP. Prestes a selecionar sua 14a turma, o Ciências Moleculares formou até agora 57 bacharéis. Desse total, 15 já concluíram o doutorado e outros 30 estão se doutorando. Mais de 80 trabalhos produzidos por egressos do curso foram publicados em periódicos indexados.universidade>>


VAMOS
em DESTAQUE
Mostra Viga Cênica
Slices, criação e direção de Renata Melo, é uma releitura de dois solos antigos, Slices of Life e Receba as Flores, realizados em 1992 e 93, respectivamente, promovendo uma discussão entre as linguagens de teatro e dança, tema da mostra.
 
Adélia Issa com Ocam
A Orquestra de Câmara (Ocam) da USP se apresenta com regência de Aylton Escobar e solo da cantora Adélia Issa. O programa traz duas árias do concerto K369 e K294 de Mozart, Serenata para sopros opus 44 de Dvorák e Estro armonico de Krieger.
 
Fotografias na Pinacoteca
“Noites em claro”, de Feco Hamburger, reúne 40 imagens coloridas. São paisagens noturnas que, com a longa exposição da fotografia, captam luzes que os olhos não conseguem enxergar no escuro da noite.
 
PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO


e-mail para
jornausp@edu.usp.br

 


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]