PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO

 

Bib Virt premiada

A Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro (BibVirt) foi escolhida como um dos três melhores sites (TOP 3) de Educação e Treinamento da Internet pelo júri oficial do iBest. A página, criada pela Escola do Futuro

da USP em parceria com a AT&T Foundation, oferece recursos educacionais a professores e alunos para suprir a carência de bibliotecas escolares no País e de materiais didáticos em português. O acervo é composto de textos integrais de mais de 200 obras literárias brasileiras e estrangeiras, artigos, documentos, imagens, sons e vídeos. Também disponibiliza, em associação com o projeto Gutemberg, mais de 10 mil obras da literatura universal em 16 idiomas, para download gratuito na Internet. Há ainda seção para deficientes visuais, realizada em parceria com a Fundação Dorina Nowill, que produz livros falados. Mais informações pelo site www.bibvirt.futuro.usp.br .



Quadrinhos: Eutrepssemia

A revista Eutrepssemia é resultado do trabalho da revista Cogumelo, Núcleo de Quadrinhos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, realizado em uma comunidade carente. Alunos entre 16 e 18 anos participaram de uma oficina, que teve como temas as Doenças Sexualmente Transmissíveis e Métodos de Prevenção, escolhidos por eles. Os desenhos podem ser acessados no site www.eutrepssemia.myflog.com.br.



Benjamim no festival de Miami

O longa-metragem de Monique Gardenberg foi premiado no 8º Brazilian Film Festival of Miami, que aconteceu em junho, como melhor filme, ator (Paulo José), edição (João Paulo Carvalho) e direção de arte (Marcos

Paulo José e Cléo Pires, premiados pela atuação em Benjamim

Flaskman). Benjamim é baseado no romance homônimo de Chico Buarque de Holanda e mostra o encontro de um homem maduro com uma jovem muito parecida com seu amor da juventude. Paulo José vive o personagem quando maduro e Selton Mello, quando rapaz. Em sua estréia como atriz, Cléo Pires interpreta os papéis da jovem Ariela nos dias atuais e o da Castana, nos anos 60.



Projeto Guri na Febem

Serão criados pólos do Projeto Guri nas 770 unidades da Febem no Estado, em convênio firmado entre a Secretaria da Cultura e a instituição. Os jovens vão aprender violino, viola, violoncelo, baixo acústico, violão, cavaquinho, percussão, saxofone, clarinete, flauta, trompete, trombone e canto coral através de instrumentos doados pelo empresário Antônio Ermírio de Moraes. O projeto Guri, que trabalha a socialização por meio da música, existe na Febem desde 1996, atendendo atualmente apenas quatro pólos: os internatos femininos da Mooca e Parada de Taipas, a unidade de internação Pirituba e o complexo do Tatuapé.

Teatro da Vertigem em turnê

A troupe viaja no dia 30 de junho para Brasília (DF) e Brasiléia (AC) numa Exploranter, um hotel sobre rodas, visitando lugares como um hospital no meio da Mata Atlântica e também várias festas populares. É

Hotel móvel leva o grupo para
Brasília até Brasiléia

uma expedição de um mês pelo Centro e Norte do País, que vai passar por Brasília, Jiparana, Xapuri, Pontes de Lacerda, Cuiabá, Porto Velho, Rio Branco, e várias outras cidades e rios (com travessia de barco) até chegar lá em Brasiléia. E é nessa viagem que o Teatro da Vertigem inicia sua pesquisa para descobrir as identidades nacionais.



 




ir para o topo da página


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]