versão pdf
versão pdf do jornal

Projetos agitam cineastas e jornalistas


Duas iniciativas recentes do governo federal provocaram polêmica no meio acadêmico e cultural. O Ministério da Cultura anunciou o projeto de criação da Agência Nacional do Cinema e do Audiovisual (Ancinav) e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou projeto de lei, encaminhado ao Congresso, que institui o Conselho Federal de Jornalismo (CFJ). Através da imprensa, intelectuais e artistas repudiaram a ação governamental, que, para eles, abre a possibilidade de o governo intervir na criação e veiculação de produtos culturais e jornalísticos. Docentes da USP são mais cautelosos: o professor Ismail Xavier, da Escola de Comunicações e Artes (ECA), qualifica de “histeria” as reações contrárias aos projetos, lembrando que “a estigmatização não leva a nada”. Já a professora e crítica de TV Esther Hamburger destacou que discutir sobre a criação da Ancinav é “muito enriquecedor”. “Não cabe desmerecer a criação da agência antes de analisá-la ponto por ponto.” Outro especialista, o professor da Universidade do Vale do Itajaí, em Santa Catariana, Rogério Christofoletti – que defendeu tese de doutorado neste mês na ECA –, afirma que o tom negativo das reportagens sobre o tema se deve a negócios privados, “especialmente no caso da Globo, que agora não tem interesses apenas na radiodifusão, mas também na difusão de conteúdo audiovisual para cinema”. Em visita à USP, no dia 10, o ministro da Cultura, Gilberto Gil, rechaçou as críticas, lembrando que o projeto de criação da Ancinav foi resultado de um longo processo de discussão, com a participação da sociedade.nacional>>








Liberdade intelectual, o padrão USP

“A liberdade intelectual é um padrão da USP e vamos continuar a fazer disso um padrão”, disse o vice-governador Cláudio Lembo durante as homenagens prestadas pela Faculdade de Direito, dias 10 e 11, aos 70 anos da Universidade de São Paulo. A faculdade completou 177 anos em 11 de agosto. A solenidade reuniu dirigentes da Universidade, diretores de instituições e eminentes ex-alunos de Direito, como Rubens Ricupero, José Mindlin, Mino Carta e Juca de Oliveira, que reviveram os tempos do curso e contaram histórias. A escritora Lygia Fagundes Telles devolveu ao diretor da faculdade a chave de uma das portas do antigo Convento de São Francisco, dizendo que a recebeu do neto de um freqüentador do local.
universidade>>


Getúlio, polêmico na vida e na história

Ditador no primeiro período de governo, presidente democraticamente eleito no segundo, Getúlio Vargas mudou definitivamente a face do Brasil. Criou e consolidou a legislação trabalhista e o salário mínimo; o voto secreto e o da mulher; os Ministérios do Trabalho, da Indústria e do Comércio, da Educação e da Saúde; a Companhia Siderúrgica Nacional, a Vale do Rio Doce e a Petrobras. Faz 50 anos, dia 24 de agosto de 1954, Getúlio se suicidou, pressionado por denúncias de corrupção. Até hoje, sua vida e sua morte geram polêmicas.
cultura>>


A viola caipira entra na Universidade

A viola caipira, símbolo da cultura popular brasileira, caracterizada pelos cinco pares de cordas, chega à academia. O Departamento de Música da USP em Ribeirão Preto criou o curso de graduação com bacharelado no instrumento e escolheu em concurso o primeiro professor. Será o violeiro e compositor Ivan Vilela, que entre muitas outras obras compôs a Ópera Caipira, sobre libreto do poeta regionalista Jehovah Amaral. O curso já está nas opções do próximo exame da Fuvest e terá início em 2005.especial>>
 


VAMOS
em DESTAQUE
50 anos de luto?

Faz 50 anos que Getúlio Vargas se suicidou “para entrar na história”, como ele próprio disse em carta. E para mostrar o que foi a era Vargas aos olhos do cinema, acontece a partir deste sábado a mostra “Getúlio: 50 anos de luto?”, no Centro Cultural São Paulo.

 
Espelho urbano

Difícil separar as metrópoles de suas consagradas ou propagadas imagens no cinema. “É como se nos atraísse algo de um espelhamento recíproco entre os dois fenômenos, as novas ordenações da sociedade e os processos de reprodução da imagem”, escreve Rubens Machado Jr.

 
Mais espetáculos no Sesc teatro

Também no Sesc Consolação está em cartaz a peça Tauromaquia, de Alessandro Toller, que mostra a travessia do sertão por uma tropa de vaqueiros, que vão passar por vários obstáculos para proteger o rebanho dos perigos do caminho.

 
PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO


e-mail para
jornausp@edu.usp.br

 


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]