Ambiente é natureza e gente


Uma lição tirada da Semana do Meio Ambiente da USP, realizada de 30 de agosto a 5 de setembro: a questão ambiental só terá bom encaminhamento quando dos debates e das ações participarem não apenas cientistas e políticos, mas também representantes das comunidades mais afetadas pelos danos causados à natureza. Isso foi reforçado, durante a semana, pela presença e pelas manifestações de crianças xavantes, caiçaras do litoral paulista, índios timbiras do Maranhão e pescadores da Juréia. A água é elemento essencial que precisa ser preservado e, na opinião de um especialista, o professor Aldo Rebouças, "o grande desafio agora é passar de uma postura centralizadora, do ponto de vista político, para decisões mais democráticas". A Universidade vai além do simples debate; apresenta soluções: na USP Leste, preparam-se três pontos de gestão ambiental integrada - um curso nessa especialidade, um campus planejado e um Centro de Pesquisas Integradas sobre Meio Ambiente Urbano. No Centro Incubador de Empresas Tecnológicas (Cietec), foi inaugurada, dia 30, pelo ministro da Ciência e Tecnologia, a primeira célula a combustível experimental, capaz de produzir energia elétrica por meio da quebra de moléculas de hidrogênio. No Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, com sede no campus da USP, pesquisadora utiliza com êxito produtos de biomassa, como palha de coco verde e bagaço de cana-de-açúcar, no tratamento de efluentes industriais e radioativos. Em outro encontro, na Faculdade de Saúde Pública, sobre ecologia e saúde, o geógrafo Aziz Ab'Saber pediu ao governo visão e coragem para levar adiante o Projeto Floram, que introduz no manejo das florestas alternativas econômicas, paralelas às atividades agrárias tradicionais. Um pouco de história da proteção ambiental e as legislações pertinentes está em artigo do professor José Goldemberg, secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.















Em memória dos sem-nome

E
nquanto alguns moradores de rua assassinados em São Paulo eram enterrados sem nome, só com números dados por legistas, a psicóloga Aparecida Magali de Souza Álvares explicava como e por que dedicou a sua pós-graduação a essa gente abandonada. "O processo de estigmatização está na base da chacina contra os moradores de rua, pessoas que em geral só aparecem na mídia em caso de tragédias." Ela propõe novos rumos para as políticas públicas, advertindo: "Nós é que teremos de fazer". Antonio Leite, de 52 anos, escreveu uma peça de teatro para explicar sua vida: "A rua é de 1990 para cá; tenho outros 40 anos de vida antes disso".
universidade>>



Um novo modo de fazer história

Simpósio internacional organizado pelo Departamento de História da USP vai analisar, de 20 a 24, as profundas modificações no mundo contemporâneo, que mudaram a forma de fazer a ciência histórica. O encontro diferencia-se dos habituais porque não está ligado a nenhuma efeméride especial e, segundo o professor Osvaldo Coggiola, responsável pelo evento, fará um mapeamento da situação da ciência e da disciplina histórica na atualidade. pesquisa>>


A pós-graduação ao som de sabiás


"Seria bom que todos fossem até a Praça do Relógio e dessem muitas voltas para refletir sobre a frase ali gravada: 'No universo da cultura o centro está em toda parte'." Sugestão do primeiro pró-reitor de Pós-Graduação da USP, Oswaldo Ubriaco Lopes, de 68 anos, ao falar a diretores e professores, dia 30, na sala do Conselho Universitário. Antes da cerimônia, o professor diz que conversou com pássaros, que lhe deram bons conselhos e ele os retransmitiu para a seleta audiência. Em São Carlos, o balanço dos 35 anos da pós-graduação da Escola de Engenharia é altamente positivo: nove programas em execução e conceito de excelência dado pela Capes à maioria deles.
pesquisa>>

 


VAMOS
em DESTAQUE

Estréias nacionais

São dois filmes que estréiam nesta semana: Cama de gato, primeiro longa de Alexandre Stockler, e À margem da imagem(foto), de Evaldo Mocarzel. Também são vários os espetáculos teatrais que começam sua temporada,
entre elas Calígula, de Albert Camus, na ECA.

 
Moda e dança
Dez mil metros quadrados na Oca do Parque do Ibirapuera vão ser ocupados com cerca de 140 vestidos de estilistas que marcaram os movimentos do início ao fim do século 20, na maior mostra já realizada no Brasil sobre moda. E a partir de sábado, Denise Stoklos apresenta seu novo trabalho
 
Especial da TV USP
Estréia nesta semana um programa especial que traz entrevistas com os últimos nove reitores da USP, mostrando a história da Universidade a partir de suas trajetórias pessoais e acadêmicas. Também há programas sobre as eleições na TV Cultura e na STV.
 
PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO


e-mail para
jornausp@edu.usp.br

 


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]