Técnica e dinheiro limpam rios


Os franceses da Normandia aprenderam com os alemães as melhores técnicas de gerenciamento hídrico e as repassaram para os brasileiros do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, entidade que se tornou referência nacional no assunto. Muito contribuíram para isso as universidades, especialmente a USP, através da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, de Piracicaba, e da Escola de Engenharia de São Carlos. Gerir águas significa limpar rios e córregos pelo tratamento de esgotos, repor as matas ciliares (as que margeiam os cursos de água), educar a população para que preserve o meio ambiente e buscar recursos por meio da cobrança da água quando usada para fins industriais. “Se o fabricante de tijolos paga pelo barro, se o fabricante de sabão paga pela oleína e pelo sebo, por que os produtores de cerveja e de refrigerantes não pagariam pela água, o principal insumo desses produtos?”, pergunta Vitório Humberto Antoniazzi, presidente do consórcio e prefeito de Valinhos, que acabou de entregar uma estação de tratamento de esgoto em condições de atender 100% das necessidades da cidade. Mas a cobrança da água industrial ainda não está regulamentada no Brasil. Enquanto isso, dez municípios do consórcio chegaram a acordo com as maiores empresas da região e cobram uma taxa simbólica de R$ 0,01 por metro cúbico de água, que no fim do ano soma R$ 1 milhão, redistribuído e usado para financiar campanhas e plantar mudas. Além da França, o consórcio mantém intercâmbio técnico com a Espanha e o México. “Nós planejamos tudo, até o bom dia”, afirma o secretário executivo da entidade, professor Francisco Carlos Castro Lahóz. Os resultados das intervenções ambientais são visíveis na região: o tratamento de esgoto progride (70% até o final do ano em Campinas) e os rios aos poucos recuperam vida. especial>>















Quatro décadas de pós na Esalq

Quando, há 35 anos, o ensino superior brasileiro se enquadrava no modelo de pós-graduação com mestrado e doutorado, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da USP em Piracicaba, já comemorava cinco anos de pós, ou de cursos stricto sensu, que conferiam aos alunos o título de Magister Scientiae. Para isso foi fundamental a parceria com a Universidade de Ohio, nos Estados Unidos. Para comemorar os 40 anos de pioneirismo houve festa na Esalq dia 15. A pró-reitora de Pós-Graduação, Suely Vilela, representou o reitor e disse que o surgimento das pesquisas no Brasil contribuiu para encurtar a distância entre o conhecimento científico e o tecnológico. Dias antes, a pró-reitora esteve também no campus de Bauru, destacando que a ciência precisa acompanhar as mudanças no mundo e atender às demandas da sociedade. universidade>>



A festa da arte e da cultura

A definição do pró-reitor Adilson Avansi explica tudo: a Semana de Arte e Cultura, já na nona versão e coincidindo com os 70 anos da Universidade, se consolida como um grande painel de atividades. Até este sábado (25), haverá manifestações de arte e cultura em todos os campi e também nos centros culturais Maria Antonia, Casa de Dona Yayá, Estação Ciência e museus. Alguns destaques: mostras “Heróis Olímpicos – O imaginário esportivo contemporâneo”, no MAC; “USP, 70 anos ou +”, na Casa de Dona Yayá; exposição de imagens religiosas colecionadas por Mário de Andrade, no IEB; e vários concertos do Coralusp. Na verdade, a semana é um resumo do que se faz na academia durante o ano. cultura>>


Aprendendo com os pacientes


A melhor consulta médica é a que se faz em casa. Melhor para o paciente e para o médico. É assim que trabalha um grupo de médicos e de alunos de graduação da Faculdade de Medicina da USP. Eles visitam vielas, favelas e gente pobre para atender crianças recém-nascidas e de até dois anos de idade. O professor Renato Minoru Yamamoto, chefe da Seção de Assistência Comunitária do Instituto da Criança, coordena a equipe e explica: é importante que o aluno valorize o papel da família e das condições reais de vida da criança sobre a saúde infantil e compreenda assim o seu próprio papel social na comunidade. As visitas são semanais, às segundas-feiras, das 12 às 14 horas.
universidade>>

 


VAMOS
em DESTAQUE

Balé e orquestra


Em homenagem aos 93 anos do Teatro Municipal de São Paulo, acontece um espetáculo com o Balé do Teatro Alla Scala de Milão e a Orquestra Municipal de São Paulo, sob a regência do maestro Ira Levin.
 
Sonhando de Olhos Abertos

Artistas que mudaram os paradigmas da arte no século 20 integram essa exposição que será inaugurada na quinta, às 20h, no Instituto Tomie Ohtake.
 
Federico Fellini

Começa nesta semana uma retrospectiva do cineasta italiano Federico Fellini no Centro Cultural Banco do Brasil. A mostra traz 22 longas-metragens e dois episódios de filmes, incluindo títulos desde 1950 até 1990 e suas três obras-primas, Oito e meio, A doce vida e Amarcord.

 
PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO


e-mail para
jornausp@edu.usp.br

 


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]