O fanatismo, da religião ao esporte


O fanatismo, que é a imposição a todo custo da própria vontade a outrem, manifesta-se de muitas formas. Quatro delas – religiosa, racista, política e esportiva – são analisadas em novo livro, Faces do fanatismo, organizado pelo professor Jaime Pinsky, com lançamento previsto para o início de outubro. Mais sete historiadores colaboram com a obra. O projeto de Pinsky, que recentemente lançou Práticas de cidadania, também no sistema colaborativo, leva em conta que história se faz com os pés no presente. cultural>>





Nossos vizinhos, nossos heróis

A zona leste tem muitos heróis. Heróis anônimos que levam horas para chegar ao local de trabalho. Que bom seria se fossem o Super-Homem. Voariam. Alguns estão no livro USP Leste e seus vizinhos, com reportagens de alunos da professora Cremilda Medina, da ECA. A gestão ambiental do novo campus foi discutida em seminário e a seleção de docentes está com inscrições abertas. 0
universidade>>



O mundo no Ibirapuera

A 26a Bienal Internacional de São Paulo está aberta. Aberta mesmo: para todos e de graça. Uma homenagem aos 450 anos da cidade. São 136 artistas (56 brasileiros) de 62 países dos cinco continentes, que apresentam obras sob o tema “Território Livre” – o espaço onde o mundo convencional termina. Estão programados seminários, palestras de artistas internacionais e apresentação de musical. A mostra vai até 19 de dezembro. Até lá, a Fundação Bienal espera receber 1 milhão de visitantes.
especial>>




Aprendendo com os pacientes


Lições de justiça e paz

Nesta quinta-feira (30) de manhã, na Faculdade de Direito, professores das escolas municipais de São Paulo recebem o CD-ROM Direitos humanos, com textos históricos ligados ao tema. No mesmo dia encerram-se as inscrições para o 5o Prêmio USP de Direitos Humanos.
universidade>>

 


VAMOS
em DESTAQUE

Encontro de Bioengenharia

As inscrições já estão abertas para 4o Encontro de Bioengenharia, promovido pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Bioengenharia da USP, que será realizado em dezembro em São Carlos.

 
Comunicação em multimeios

De 27 de setembro a 1o de outubro acontece a 4a Semana de Comunicação em Multimeios no Tucarena. São palestras, mesas-redondas e workshops, com a presença de Gal Oppido (fotógrafo), Rafic Farah (designer), Carla Caffé (artista plástica e cineasta), Carlos Nader (cineasta), Solange Farkas (produtora cultural) e outros profissionais da área.
 
Workshop de regênciai

A Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) promove nos dias 25 e 26 de outubro o 1º Workshop de Regência, trazendo como professor convidado o maestro norte-americano Kirk Trevor.

 
PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO


e-mail para
jornausp@edu.usp.br

 


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]