O campus da USP em Ribeirão Preto mobiliza nesta segunda e terça-feira (dias 4 e 5) professores, alunos e pesquisadores para debater os objetivos e os avanços da pós-graduação no Brasil e, em especial, nas suas próprias unidades – Medicina, Enfermagem, Filosofia, Ciências e Letras, Odontologia, Ciências Farmacêuticas e Economia e Administração. Os debates fazem parte da programação da Pró-Reitoria de Pós-Graduação para os campi do interior, comemorativos dos 35 anos da criação do modelo de ensino superior dividido em mestrado e doutorado. A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto conta a sua história em livro escrito pelos historiadores José Eduardo Marques Mauro e Arlinda Rocha Nogueira. O lançamento da obra, dia 16 de setembro, contou com a presença do ex-reitor Miguel Reale, que em 1950 colocou a pedra fundamental do edifício principal. A festa prosseguirá no campus de Pirassununga, que também realiza, nesta quinta-feira (dia 7), a partir das 14 horas, um evento da Pró-Reitoria que comemora os 35 anos da pós-graduação. Ali, a Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos promoverá palestras que discutirão, por exemplo, a situação da pós-graduação em ciências agrárias no Brasil.universidade>>





Conhecer e tratar a esquizofrenia


Alucinações e delírios, abatimento e desinteresse podem ser sinais de esquizofrenia, que atinge 1% da população. A ciência ainda estuda suas origens, genéticas e ambientais. No Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP, o professor Dias Neto e equipe investigam os genes associados ao surgimento da doença. “Descobrir os mecanismos moleculares que levam à doença pode abrir portas para a criação de novos tratamentos”, afirma Sheila Passos Gregorio, do Instituto de Química, cujo trabalho está centrado na análise do DNA.
pesquisa>>




Uma viagem pelo verbo escrito


Se no princípio o verbo era apenas oral, o homem logo percebeu que precisava de uma forma de comunicação mais estável. E inventou a escrita. Sinais em argila, caracteres em forma de cunha, em papiros, em rolos de peles de animais, em tipos móveis de Gutenberg, em telas virtuais. Detalhes dessa viagem pela história estão na exposição “A Escrita da Memória – Da pedra ao palm, como o homem eternizou o pensamento”, promovida pelo Banco Santos.
especial>>





Arte e ciência, as filhas de Deus


Para entender estrelas, diz o poeta que é preciso amá-las; para entender física, diz o professor João Zanetic que é preciso conhecer a história da ciência, a origem e a razão de ser dos conceitos, sem desprezar os postulados da disciplina. Porque a arte é irmã da ciência, ambas filhas de um Deus fugaz, como diz Gilberto Gil. Dia 24 de setembro, professores do ensino fundamental ouviram esses conselhos no auditório da Escola de Aplicação da Faculdade de Educação.
universidade>>

 


VAMOS
em DESTAQUE

Este Mundo é Meu

Esse evento do Centro Cultural São Paulo reúne a partir desta terça até a próxima terça, Dia das Crianças, espetáculos circenses, peças, apresentações musicais e de dança.

 
Educação e saúde

Discutir pesquisas, políticas e projetos educacionais em saúde e nutrição destinados à melhoria das condições de vida e de formação das crianças e dos jovens nas escolas públicas brasileiras são os objetivos do simpósio Escola, Nutrição e Saúde.

 
Arte como experiência

Estão abertas até 8 de outubro as inscrições para o curso Mediação Social e Cultural: Arte Como Experiência, que será realizado de 19 a 22 de outubro, no Centro Cultural Banco do Brasil.

 
PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO


e-mail para
jornausp@edu.usp.br

 


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]