PROCURAR POR
 NESTA EDIÇÃO
  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 




Com 2.100 alunos – cerca de 10% dos pós-graduandos da USP –, 704 professores, 34 programas oferecidos pelas unidades locais e expressivo número de publicações científicas, o campus de Ribeirão Preto se mobilizou para receber nesta semana, nos dias 4 e 5, dirigentes, pesquisadores, alunos e interessados em geral para a discussão de assuntos ligados à pós-graduação bracileira, principalmente a uspiana, que neste ano completa 35 anos. Além desse encontro, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP agendou uma série de eventos que acontecem até o final do ano nos seis campi da Universidade (confira a programação na página eletrônica www.usp.br/prpg).

Em Ribeirão Preto, o evento Perspectivas e Desafios da Pós-Graduação Brasileira será aberto nesta segunda-feira, dia 4, às 10 horas, no Centro de Convenções da cidade (rua Bernardino de Campos, 999, Centro), pelo vice-reitor da USP, Hélio Nogueira da Cruz, e pela pró-reitora de Pós-Graduação, Suely Vilela. A organização local do encontro está sob a direção da presidente da Comissão de Pós-Graduação da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP), Maria Cecília Puntel de Almeida (leia abaixo a programação completa do evento).
Para o professor João Luís Callegari Lopes, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP), que coordenará a mesa-redonda “Financiamento em ciência e tecnologia” (dia 5, às 8h30), o evento contribuirá na busca de novas propostas para gerenciar a chegada dos resultados das pesquisas acadêmicas ao setor produtivo.

Entre os convidados estará Eduardo Moacyr Krieger, professor aposentado da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) e atual presidente da Academia Brasileira de Ciências, que fará uma conferência, também no dia 4, às 10h30, sobre a relação entre pós-graduação, ciência e desenvolvimento. Krieger foi um dos responsáveis pela implantação dos primeiros cursos de pós-graduação local, mais precisamente na FMRP, na década de 70. Também presidiu a Comissão de Pós-Graduação da unidade de junho de 1978 a junho de 1980. Os programas da FMRP se destacaram desde o início como “centro formador e multiplicador de docentes e pesquisadores” e pela excelência das pesquisas realizadas, como os trabalhos sobre a bradicinina – substância extraída do veneno da jararaca –, que possibilitaram o desenvolvimento de novos agentes anti-hipertensivos, e os estudos do mal de Chagas.

Mais recentemente, os estudos para criação de vacina para prevenção da tuberculose e as patentes de substâncias que aceleram a cicatrização de feridas e queimaduras são exemplos da força das pesquisas da pós-graduação. Atualmente a FMRP conta com 1.110 alunos de pós-graduação, distribuídos em 18 programas.

Expansão

A pós-graduação tem sido um dos caminhos encontrados pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) para disseminar o conhecimento. Criou seu primeiro programa em 1975, mestrado em Enfermagem Psiquiátrica. Até dezembro de 2003 formou 30% dos doutores em enfermagem do País e 17% dos mestres. Apenas cinco Estados brasileiros não têm em seus quadros algum docente pós-graduado na unidade de Ribeirão Preto. Além da Enfermagem Psiquiádrica há ainda programas nas áreas de Enfermagem Fundamental e Saúde Pública, que também possuem doutorado.

A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) iniciou em 1980 seu pólo formador de docentes e pesquisadores, hoje também presentes em todos os cantos do País, na área de Entomologia. Conta atualmente com mais cinco programas: Biologia Comparada, Física Aplicada à Medicina e Biologia, Psicobiologia, Psicologia e Química, todos na modalidade stricto sensu (mestrado e doutorado).

A evolução no período foi significativa: houve melhoria segundo a avaliação da Capes ou a manutenção do nível alcançado anteriormente, aumentou o contingente de estudantes admitidos (mestrado, 214, e doutorado, 285) e ocorreu a diminuição do tempo médio de titulação e conseqüente elevação do número de títulos de mestre (771) e doutor (286).

Segundo a diretoria da unidade, “o Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE), sob a coordenação da Pró-Reitoria de Pós-Graduação – que faz integração com a graduação, ao visar à formação do estudante de pós-graduação para a docência em nível superior –, tem trazido benefícios não só aos pós-graduandos, ao oferecer-lhes a oportunidade de iniciar sua formação como professores para o nível superior, como também aos cursos de graduação, e ainda aos docentes supervisores que dele participam, contribuindo significativamente para a melhoria do ensino”.

Esse assunto merecerá destaque no evento, como tema de uma das mesas-redondas, “A pós-graduação e o ensino de graduação”, coordenada pela professora Zélia Maria Mendes Biasoli Alves, vice-diretora da FFCLRP.

Na Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (Forp) foi criado o mestrado em Reabilitação Oral, em 1983, e a sua extensão para o doutorado ocorreu em 1987. Atualmente, a unidade oferece outros três programas: Odontologia (áreas de Periodontia e de Cirurgia Bucomaxilofacial), Odontologia (área de Odontologia Restauradora) e Odontopediatria. Tem 113 alunos matriculados e se destaca na produção científica, que saltou de 2,8 trabalhos por docente, em 1998, para 5,8 em 2002.

Em 1988 foi a vez de a Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFRP) aprovar seu curso de mestrado em Fármacos e Medicamentos. Dez anos depois, implantou o doutorado nessa mesma área, que em 2001 foi reestruturado, com a criação de duas novas áreas de concentração – Análises Clínicas e Toxicologia e Manutenção de Fármacos e Medicamentos.

Recentemente, foram aprovadas pelo Conselho de Pós-Graduação da USP as propostas de transformação da área de concentração Análises Clínicas em Programa de Biociências Aplicadas à Farmácia e da área de Toxicologia em Programa de Toxicologia – mestrado e doutorado, permanecendo o Programa de Ciências Farmacêuticas. São cerca de 180 alunos de pós-graduação.

Primeira unidade a instalar cursos de graduação noturnos no campus de Ribeirão Preto, a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (Fearp) começou a oferecer disciplinas de pós-graduação da FEA, em São Paulo, em 1999, após apenas sete anos de existência. Esse foi o ponto de partida dos programas de pós-graduação stricto sensu na Fearp.

 Em 2002, os programas de pós-graduação da FEA abriram vagas de mestrado e doutorado em Administração e de mestrado em Controladoria e Contabilidade no campus Ribeirão Preto. Os alunos cursam disciplinas, são orientados e concluem os cursos em Ribeirão Preto até a titulação. Em 2004, foram abertos os mestrados em Administração de Organizações e em Economia Aplicada, já como programas da Fearp.

MARCIA BLASQUES, especial para a Agência USP de Notícias



Pirassununga
também comemora
35 anos da pós

O campus da USP em Pirassununga – onde está instalada a Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) – também sediará nesta semana o evento da Pró-Reitoria em homenagem aos 35 anos da pós-graduação da Universidade. Será no dia 7, quinta-feira, no Centro de Eventos do campus.
O encontro terá início às 14 horas, com a palestra “A pós-graduação na FZEA (importância e projeção)”, dada pelo diretor da unidade, professor José Bento Sterman Ferraz. Haverá palestras sobre “A situação da pós-graduação em ciências agrárias no Brasil”, de Alice Eiko Murakami, da Capes, e “Os dez anos de pós-graduação na FZEA”, do professor Douglas Emygdio de Faria, presidente da Comissão de Pós-Graduação da FZEA. A pró-reitora Suely Vilela falará sobre “Os 70 anos de USP e os 35 anos de pós-graduação na USP”. O encerramento está previsto para as 17h10, seguido de coquetel. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3565-4243.

 


Os desafios do ensino

Esta é a programação completa do evento Perspectivas e Desafios da Pós-Graduação Brasileira, que se realiza nesta semana em Ribeirão Preto.

Dia 4 (segunda-feira)

10h30. Conferência “Pós-graduação, ciência e desenvolvimento”, com Eduardo Moacyr Krieger, presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

14 horas. Mesa-redonda “A pós-graduação e o mercado de trabalho: o ensino superior público, privado, setor produtivo e de políticas públicas”, seguida de debate.

17h30. Conferência “35 anos de pós-graduação da USP – Campus de Ribeirão Preto”, com a pró-reitora de Pós-Graduação Suely Vilela, seguida da mesa-redonda “A pós-graduação  no campus de Ribeirão Preto”, com os presidentes das Comissões de Pós-Graduação das unidades do campus.

Dia 5 (terça-feira)

8h30. Mesa-redonda “Financiamento em ciência e tecnologia”, com o diretor-científico da Fapesp, José Fernando Perez, o presidente da Finep, Sérgio Rezende, o diretor de Programas Horizontais e Instrumentais do CNPq, José Roberto Drogowich de Felício, e o assessor do Ministério da Ciência e Tecnologia Eugenius Kazskurewicz, seguida de debate.

13h30. Mesa-redonda “Pós-graduandos: quem somos, a luta pelas nossas conquistas”, com o coordenador-geral da Associação Nacional de Pós-Graduandos, Luciano Rezende, a coordenadora da Associação dos Pós-Graduandos da USP, campus da capital, Tatiana Pavão, e a ex-coordenadora da Associação dos Pós-Graduandos da USP, campus de Ribeirão Preto, Cleyde Vanessa Helena.

14h30. Mesa-redonda “A pós-graduação e o ensino de graduação”, com o pró-reitor de Graduação da Unicamp José Luis Boldrini, o coordenador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Universidade de Brasília (UnB), Carlos Alberto Gurgel Veras, e a professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Lea das Graças Camargos Anastasiou, seguida
de debate.

17h30. Encerramento. Síntese e avaliação
do seminário.

 

 

 




ir para o topo da página


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]