PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO

O diretor de fotografia Walter Carvalho conversa com o público
Cultura judaico-brasileira

Nesta semana o destaque é a apresentação no domingo, às 19h, da ópera Pagliaci, de Ruggero Leoncavallo, sob a direção de Iacov Hilel, que faz palestra em seguida. Nos papéis principais estão Eiko Senda (Nedda), Mauro Wrona (Canio), Manuel Alvarez (Tônio), Federico

Sanguinetti (Silvio) e Rúben Araújo (Beppe), com acompanhamento das pianistas Rosana Civile e Maria Emília Moura Campos, além de coro. A récita é cantada em italiano com legendas em português. O público também poderá assistir aos ensaios abertos que acontecem na terça, quinta e sábado, a partir das 21h. Ainda será realizada a palestra “O Brasil está na Moda”, com o estilista Amir Slama, reconhecido internacionalmente pelo seu trabalho com a grife Rosa Chá (quarta, às 20h); e Walter Carvalho (responsável pelas fotos de filmes como Central do Brasil e Cazuza) fala sobre seu trabalho na sexta, às 20h. No Centro da Cultura Judaica (r. Oscar Freire, 2.500, tel. 3065-4333). Entrada: um quilo de alimento não perecível.

Doc Comparato

O roteirista consagrado discute a dramaturgia no audiovisual e fala sobre sua carreira dentro dos Encontros com a Televisão Brasileira do Centro Cultural Banco do Brasil. É autor de obras como “Plantão de Polícia”, “Malu Mulher”, “Lampião e Maria Bonita”, “O tempo e o vento”, e “A justiceira”, além dos filmes O beijo no asfalto e O bom burguês. Fora do país, trabalhou com Gabriel García Marquez e foi professor de roteiro e dramaturgia na Universidade Autónoma de Barcelona, consultor do European Script Found de Londres, e ainda assessor das emissoras SIC e TVI de Portugal. Atualmente dirige a teledramaturgia do SBT e prepara a primeira minissérie da emissora. O encontro acontece nesta quinta, às 19h (entrada franca mediante retirada de senha meia hora antes). Na r. Álvares Penteado, 112, Centro, tel. 3113-3651.

Arquitetura e música

A programação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), da USP traz neste mês encontro e concertos. “A Pesquisa em Projetos de Arquitetura e Urbanismo” é o assunto de Sylvia Ficher (UnB), Celso M. Lamparelli e Maria Angêla Faggin Pereira Leite, ambos da FAU nesta sexta, a partir das 15h, com entrada franca, no Anfiteatro da faculdade (r. do Lago, 876, Cidade Universitária). E no sábado, às 20h, e domingo, às 19h, o Grupo Trato no Ton traz um espetáculo coral de música popular brasileira, com obras de compositores como Tom Jobim, Vinícius de Moraes e Milton Nascimento, na FAU Maranhão (r. Maranhão, 88, Higienópolis), com entrada e estacionamento gratuitos. Mais informações podem ser obtidas no setor de eventos pelos tels. 3091-4801 e 4919.

450 anos de São Paulo

Serão realizados dois eventos para comemorar o aniversário de São Paulo e homenagear Fábio Prado – que esteve à frente da Prefeitura da cidade de 1934 a 1938, com administração marcante no âmbito da cultura, fundando em 35 o Departamento de Cultura, dirigido na época por Mário de Andrade. Nesta quinta, às 19h30, acontece palestra com a professora da USP Maria Ruth Amaral de Sampaio, autora do livro São Paulo 1934-1938 – Os anos da administração Fábio Prado; Mário Camargo Ferreira que fala sobre a atuação de Fábio Prado na direção do Jockey Club; e ainda João de Mello, sobre a atuação de Renata Crespi (mulher do prefeito) em Araras. E na sexta, também às 19h30, um concerto italiano através do projeto Cancioneiro da Imigração, de Anna Maria Kieffer. No Museu da Casa Brasileira (av. Brig. Faria Lima, 2.705, Jardim Paulistano, tel. 3032-3727). Entrada franca.

Teatro japonês contemporâneo

A beleza e precisão dos teatros nô, kabuki (foto), kyogen e bunraku (teatro de
bonecos) impressionaram muitos diretores, mas a produção japonesa não pode ser reduzida a essas manifestações. É para falar sobre o teatro japonês contemporâneo que os críticos japoneses Minoru Tanokura e Eisuke Shichiji vêm ao Brasil. A palestra “Encontro com os críticos: a diversidade do teatro

contemporâneo japonês” gira em torno dos principais criadores da
atualidade, as relações com o passado e com o teatro contemporâneo
internacional. A mediação é de Christine Greiner, professora  de comunicação e semiótica e artes do corpo da PUC-SP. Com  tradução simultânea. Nesta quinta, às 15h, na Fundação Japão (av. Paulista, 37, 1º andar, tel. 3141-0843). A entrada é franca.

ir para o topo da página

O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]