USP Leste escolhe seus mestres


Oitocentos e sete candidatos se inscreveram para concorrer às 65 vagas de docentes da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), a unidade instalada no campus leste da USP que, a partir de fevereiro de 2005, oferecerá dez cursos de graduação. “Esse é um caso sem precedentes na história do sistema universitário brasileiro”, afirma o coordenador-geral do Projeto USP Leste, professor Celso de Barros Gomes, comemorando a concorrência recorde no concurso que escolherá os professores da EACH. Em alguns cursos, a disputa chega à marca de 57 candidatos por vaga. Para as quatro áreas de Gestão Ambiental são 191 concorrentes e, nas duas de Gestão de Políticas Públicas, são 133. A seleção se dará em duas etapas: a primeira, que começou no dia 8 passado, é a das provas escritas; a segunda incluirá entrevistas, prova didática e análise do currículo. Está marcada para 15 de dezembro, como previsto, a entrega do Bloco Didático Inicial, que em 2005 abrigará os 1.020 alunos dos dez cursos oferecidos. Cerca de 80% dos candidatos que buscam uma vaga nesses cursos são residentes na zona leste ou em municípios vizinhos, como Guarulhos e Santo André. “Nossa torcida é que, desse porcentual, saia um grande número de aprovados na Fuvest”, afirma Barros Gomes.universidade>>

 







Com Bush, sem Arafat


Dois fatos recentes elevaram o nível de apreensão e de incerteza sobre as relações internacionais: a morte do líder palestino Yasser Arafat, dia 11, e a reeleição do presidente dos Estados Unidos George W. Bush, no dia 2. Para o professor Peter Demant, do Departamento de História da USP, a ausência de Arafat deverá causar um “vácuo de poder” entre os palestinos e provocar uma luta pela liderança do movimento em prol de um Estado palestino. A Autoridade Nacional Palestina (ANP) não produziu lideranças à altura de Arafat e essa indefinição sobre seu sucessor é justamente um dos fatores que causam mais incerteza, analisa o professor Rafael Villa, do Departamento de Ciência Política. Em artigo para o Jornal da USP, Villa destaca que, ao contrário do que foi amplamente divulgado na imprensa, os eleitores norte-americanos não votaram baseados em valores – entre eles os religiosos e os patrióticos –, mas em interesses bem concretos. Entre esses interesses estão a segurança contra o terrorismo, o protecionismo econômico caro aos setores agrícolas e as facilidades de permanência legal e de trabalho, prometidas às comunidades hispânicas. opnião>>internacional>>






Sorrisos mais bonitos no Xingu


A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e a USP assinaram um convênio, no dia 20 de outubro, em Ribeirão Preto, para a realização de ações em favor da saúde bucal no Distrito Especial Indígena do Xingu, no Mato Grosso. O acordo foi o resultado natural de um projeto já em andamento, desenvolvido pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (Forp) da USP nas aldeias do médio e baixo Xingu. Através desse projeto – denominado Huka Katu (“sorriso lindo” na língua dos camaiurás, uma etnia do Parque Nacional do Xingu atendida pela Forp) –, professores e alunos se deslocam para o Mato Grosso a fim de prestar assistência médica e odontológica aos índios. A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) também participa da iniciativa. “A idéia é não só fazer a assistência, mas também capacitar a população para desenvolver ações de saúde”, afirma o professor Wilson Mestriner Júnior, coordenador dos trabalhos. O projeto contribuirá para o aprimoramento da política nacional de saúde bucal indígena nos 34 distritos distribuídos pelo País, que reúnem cerca de 370 mil índios. especial>>






A pós-graduação e a saúde no Brasil


Em mais um evento que comemorou os 35 anos da pós-graduação na USP, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação comemorou no dia 8 de novembro, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, as conquistas proporcionadas à sociedade brasileira pelos cursos de mestrado e doutorado na área da saúde. “Nesses 35 anos, a USP respondeu de forma destacada pela formação de recursos humanos no Brasil”, lembrou a pró-reitora Suely Vilela. Ainda no dia 8, no Anfiteatro Camargo Guarnieri, na Cidade Universitária, o evento contou com uma palestra do professor Francisco César de Sá Barreto, presidente da comissão da Capes que prepara o Plano Nacional de Pós-Graduação. Barreto quer receber contribuições de pesquisadores de todo o Brasil até dezembro, quando deverá entregar a proposta para o Conselho Diretor da Capes. Já no dia 10, a Escola Politécnica sediou o seminário “A USP e a Internacionalização da Formação Universitária”.
universidade>>

 


VAMOS
em DESTAQUE

Teatro japonês contemporâneo

A beleza e precisão dos teatros nô, kabuki (foto), kyogen e bunraku (teatro de bonecos) impressionaram muitos diretores, mas a produção japonesa não pode ser reduzida a essas manifestações.

 

Cloud Gate Dance

A Temporada 2004 do Teatro Alfa traz nesta semana a companhia Cloud Gate Dance Theatre of Taiwan, apresentando a coreografia Moon Water, de Lin Hwai-Min, criada a partir da relação entre o real e a ilusão.

 

Arte livre na FAU

Qual é o limite para o espaço da arte? Mas, o que é o espaço da arte ou a arte no espaço? Estas são algumas perguntas que pretendem instigar não só artistas plásticos, mas alunos, professores, funcionários, artistas e teóricos de todas as origens interessados em participar da EXPOFAU.

 
PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO


e-mail para
jornausp@edu.usp.br

 


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]