versão pdf
Só a educação desata esse nó


A educadora da USP Idméa Semeghini Siqueira adverte: para sair dos últimos lugares nos testes de escolarização da Unesco e desatar o nó das desigualdades sociais, o Brasil precisa investir firmemente na educação infantil – em boas escolas e para toda a população –, começando pela formação de bons professores de língua materna. Com a mesma preocupação, a Faculdade de Educação, onde Idméa leciona, acaba de realizar um seminário que pretendeu mostrar aos professores do ensino fundamental e médio como podem tornar as aulas mais atraentes, recorrendo à literatura, música, poesia, pintura ou a uma mescla desses recursos didáticos. Bons professores existem em todos os níveis de ensino. Dia 11, a Universidade de São Paulo homenageou Milton Vargas, Professor Emérito da Escola Politécnica, e José Mindlin, que, embora não seja docente, tem vínculos culturais com a USP. Ambos possuem em comum a idade (90 anos) e o mérito de aliar a técnica à cultura, a tecnologia à filosofia, as ciências exatas às humanidades. Ações afirmativas de aproximação com a comunidade, especialmente com alunos da escola pública, realizam-se na USP Leste por meio de projetos como o Nasce e o Pró-Universitário .
universidade>>



Droga de planta protege a pele

De um arbusto comum na mata atlântica chamado pariparoba, a medicina está extraindo uma substância capaz de proteger a pele contra raios ultravioleta. O chá de folhas ou de raízes dessa planta já era popularmente usado contra má digestão, icterícia e queimaduras. Segundo a professora Silvia Berlanga de Moraes Barros, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, a pariparoba parece ser útil também contra hiperplasia epitelial (aumento desenfreado de células da parte externa da pele). A Universidade já fez o pedido de patente para a descoberta.
pesquisa>>


Mata e bichos em desenhos famosos
A inglesa radicada no Brasil Margaret Mee foi uma das mais importantes ilustradoras botânicas do século 20. Seus desenhos de inúmeras espécies da mata atlântica e da floresta amazônica são também preciosos estudos de cores, das formas e da técnica de grafite e aquarela sobre papel. Um conjunto de 49 esboços da flora e da fauna brasileira de autoria da ilustradora britânica pode ser apreciado no Museu de Zoologia da USP, no bairro do Ipiranga. Por sinal, o Museu dos Bichos tem um novo serviço, destinado a divulgar as pesquisas e atrair a atenção de estudantes. especial>>


Brito Cruz na Fapesp

O reitor da Unicamp, Carlos Henrique de Brito Cruz, foi escolhido pelo governador Geraldo Alckmin, no dia 17, quarta-feira da semana passada, para o cargo de diretor-científico do Conselho Técnico-Administrativo (CTA) da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Alckmin também nomeou o professor da Faculdade de Medicina da USP e diretor do Instituto Ludwig de São Paulo Ricardo Brentani para diretor-presidente do CTA. A Vice-Presidência da Fapesp será exercida pelo professor Marcos Macari, da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista (Unesp). As nomeações de Alckmin foram feitas com base em três listas tríplices enviadas ao governador pelo Conselho Superior da Fapesp.
 


VAMOS
em DESTAQUE
As idéias de Sérgio Vieira de Mello
Nesta quinta-feira (25), a partir das 19 horas, haverá na Sala da Congregação da FEA o lançamento do livro Sérgio Vieira de Mello — pensamento e memória, organizado pelo professor Jacques Marcovitch. O ato será precedido de seminário sobre o diplomata brasileiro.
 
PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO


e-mail para
jornausp@edu.usp.br

 


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]