PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO

Lançamentos Humanitas

Na quinta, a partir das 18h, a Editora Humanitas lança 21 novos títulos, integrando as comemorações dos 70 anos da USP. São livros de coleções, como da Coleção Judaica, entre eles Literatura hebraica: vertentes do século 20, de Nancy Rozenchan, e Uma visão da esterilidade na Bíblia Hebraica, de Suzana Chwarts; e da Coleção Estudos Seiscentistas, com Espinosa e o cartesianismo – o estabelecimento da ordem nos princípios da filosofia cartesiana, de Homero Santiago, ou A filosofia experimental na Inglaterra do século 17, de Francis Bacon e Robert Boyle. Há também outros títulos, como O estudo analítico do poema, de Antonio Candido, que está em sua quarta edição; Mosaico de histórias: uma antologia do conto europeu, organizado por Munira Mutran; Intolerância e resistência: a saga dos judeus comunistas entre a Polônia, a Palestina e o Brasil (1935-1975), de Zilda Márcia Grícoli Iokoi; e Mulheres da USP: horizontes que se abrem, organizado por Eva Blay e Beatriz Lang. O lançamento acontece na Casa de Cultura Japonesa (av. Prof. Lineu Prestes, 159, Cidade Universitária, tel. 3031-9665), com apresentação do Coral Boca Santa de Marília. Mais informações na editora pelo tel. 3091-4593.

Tríptico Popular de Natal

São três espetáculos de gêneros diferentes: tradição da cultura popular brasileira, música erudita e circo-teatro, todos para contar o tempo do Advento, que celebra o período preparatório para o Natal, com a vinda do Messias, desde a Anunciação pelo anjo Gabriel até o nascimento do menino Jesus. A abertura acontece com a composição do presépio, apresentando um auto de Natal brasileiro, o Presépio da Paz, com concepção de Romero de Andrade Lima e montagem da Cia. Circo Branco (nesta sexta, sábado e domingo). Segue, como na parte central de um retábulo, com a Parte I e o coro Aleluia de O Messias, de Haendel, executados pela Orquestra e Coro de Câmara Paulista, regidas pelo maestro Branco Bernardes (o oratório é considerado uma das peças musicais mais populares do mundo), no próximo fim de semana. E termina com um auto de Natal interpretado pelo grupo Parlapatões, Patifes e Paspalhões, o Auto dos Palhaços Baixos, comédia farsesca dos mistérios cristãos que remonta à Idade Média (dias 17, 18 e 19 de dezembro). Sempre às 12h30, no Centro Cultural Banco do Brasil (av. Álvares Penteado, 112, Centro, tel. 3113-3651). Grátis.

Produção FAU

O evento que vai até sexta reúne exposição, mesas de debates, oficinas, conversas com professores e apresentações. A Expo FAU 2004 vai discutir a arte contemporânea na óptica da produção e ensino na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Na mostra estão trabalhos que vão ocupar todo o prédio, assim como as apresentações e happenings. No horário de almoço (12h15) são realizadas as oficinas, abordando temas como xilogravura, silk screen, dança, história em quadrinhos, pintura de murais, joalheria, moda e monotipia, entre outros. Às 13h45 é a hora de As Conversas de Bar, com professores falando sobre a idéia da arte, sua produção e metodologia de ensino. E os debates acontecem sempre às 17h30, com destaque para as mesas “A Arte Espacializada na Arquitetura”, com Felipe Chaimovich (Faap/Senac), Mário Henrique d’Agostinho (FAU/USP) e José Teixeira Coelho Neto (ECA/USP) e “Novos Rumos”, com Abílio Guerra (PUC-Campinas, Belas Artes), Luis Munari (FAU/USP), Gilberto Prado (ECA/USP) e Rejane Cantone (PUC-SP). E no encerramento, na sexta, a partir das 19h, o grupo Uzyna Uzona do Teatro Oficina faz uma performance e, em seguida, começa um happy hour. A FAU fica na r. do Lago, 876, Cidade Universitária. Informações pelo e-mail expofau@yahoo.com.br. Grátis.

ir para o topo da página

O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]