PROCURAR POR
 NESTA EDIÇÃO
  

 





 

 

 


 

 

 

 

 

 

 


O seminário no MAC: homenagem a um mestre do jornalismo audiovisual


A
s práticas e comportamentos da imprensa serão discutidos na USP na próxima semana, num encontro que reunirá profissionais de comunicação e cientistas da Universidade. O 2o Seminário Ciência e Sociedade: Mediações Jornalísticas, que acontecerá nos dias 8 e 9 na Estação Ciência da USP, vai analisar a veiculação pela mídia de informações sobre saúde, ciência e tecnologia e humanidades. Dirigidos pela professora Cremilda Medina, docente da Escola de Comunicações e Artes (ECA) e coordenadora de Comunicação Social da USP, e pelo professor José Luiz Proença, também da ECA, os três painéis apresentados no seminário terão a participação de pesquisadores como José Alberto de Souza Freitas e Paulo Andrade Lotufo, superintendentes do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais, em Bauru, e do Hospital Universitário, em São Paulo, respectivamente, além do professor Ruy Laurenti, da Faculdade de Saúde Pública da USP.

Para discutir ciência e tecnologia, estarão presentes o diretor da Estação Ciência e professor do Instituto de Geociências da USP Wilson Teixeira e o coordenador do Laboratório de Sistemas Integrados (LSI) da Escola Politécnica da USP João Antônio Zuffo, entre outros especialistas. O vice-reitor da Universidade, Hélio Nogueira da Cruz, e o diretor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, Sedi Hirano, discutirão a divulgação das ciências humanas (leia ao lado a programação completa do seminário).

De acordo com a professora Cremilda, a expressão “comunicação social” pressupõe não só a transposição do conhecimento científico para ema linguagem acessível ao público em geral, mas também, e fundamentalmente, processos no sentido inverso: “A comunicação social não é simplesmente a informação científica passada para a sociedade, mas também uma relação intensa da sociedade para com a ciência. Existe a necessidade de se criar uma nova linguagem, que seja apta para fazer a ponte entre sociedade e ciência e vice-versa”. A professora conta que existe um projeto para a criação de uma “bolha de comunicação” na Estação Ciência, que seria uma estrutura transparente conectada às mídias da CCS, como a Rádio USP e a TV USP. “Se na Estação Ciência o usuário tem acesso a experiências científicas, desmistificando-as, o mesmo aconteceria com os equipamentos de comunicação.

” A “bolha” seria um facilitador para o processo de comunicação sociedade/ciência, diz. Esta segunda versão do Seminário Ciência e Sociedade: Mediações Jornalísticas confirma o sucesso do evento, que teve início no ano passado, quando pesquisadores e jornalistas se reuniram, também na Estação Ciência, para discutir a divulgação científica feita pelos jornais, rádios, televisões e outros meios. Com essa iniciativa, a CCS dá mais uma contribuição para que a produção científica da Universidade chegue à sociedade e, ao mesmo tempo, a sociedade se aproxime da academia.


O 2o Seminário Ciência e Sociedade: Mediações Jornalísticas será realizado nos dias 8 e 9 de dezembro no Auditório Prof. Dr. Ernst W. Hamburger da Estação Ciência da USP (rua Guaicurus, 1.274, Lapa, São Paulo, SP). As inscrições, gratuitas, ficam abertas até 3 de dezembro e podem ser feitas pelo telefone (11) 3673-7022, ramal 219, ou pelo endereço eletrônico eventos@eciencia.usp.br.

 

De saúde, ciência e humanidades

Esta é a programação completa do 2o Seminário Ciência e Sociedade: Mediações Jornalísticas, nos dias 8 e 9 de dezembro, na Estação Ciência.

Dia 8 (quarta-feira)
Das 8 às 12 horas (com intervalo às 10 horas para café): painel “A saúde na cobertura da mídia”. Coordenação: Cremilda Medina, professora da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. Expositores: José Alberto de Souza Freitas (Tio Gastão), superintendente do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da USP, em Bauru, Paulo Andrade Lotufo, superintendente do Hospital Universitário (HU) da USP, Ruy Laurenti, professor da Faculdade de Saúde Pública e ouvidor-geral da USP, e Júlio Abramczyk, colunista do jornal Folha de S. Paulo.

Das 13 às 17 horas (com intervalo às 15 horas para café): painel “Ciência, tecnologia e mediações sociais do jornalismo”. Coordenação: José Luiz Proença, professor da ECA e assessor de Pautas da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da USP. Expositores: Wilson Teixeira, professor do Instituto de Geociências da USP e diretor da Estação Ciência, João Antônio Zuffo, coordenador do Laboratório de Sistemas Integrados (LSI) da Escola Politécnica da USP, Afonso Rodrigues de Aquino, professor do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), e Martha Marques Ferreira Vieira, professora do Ipen.

Dia 9, quinta-feira
Das 8 às 12 horas (com intervalo às 10 horas para café): painel “O conhecimento gerado pelas ciências humanas e sua veiculação pela mídia”. Coordenação: Cremilda Medina. Expositores: Hélio Nogueira da Cruz, vice-reitor da USP, Sedi Hirano, diretor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, Waldenyr Caldas, diretor da ECA, e Kátia Maria Abud, professora da Faculdade de Educação da USP.
Das 12 às 12h30. Encerramento.

 




ir para o topo da página


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]