versão pdf
versão pdf do jornal

Pesquisa nacional ganha ânimo


Na mesa, um tema: o ciclo de vida do parasita da malária; na platéia, 75 pesquisadores de 11 países; na banca, a defesa oral de 12 artigos finalistas; e no júri, a decisão: o prêmio vai para a equipe brasileira, representada por pesquisadores dos Institutos de Matemática e Estatística e de Ciências Biomédicas da USP. Assim terminou o concurso internacional Camda 2004, realizado nos dias 11 e 12 de novembro na Duke University (Carolina do Norte, Estados Unidos), que pela primeira vez em cinco versões já realizadas entrega o primeiro prêmio a uma universidade não-americana. “Ganhamos porque conseguimos fazer a classificação funcional de alguns genes que outros grupos não conseguiram”, disse o professor Junior Barrera, do IME. No Brasil mesmo, dia 25 foi entregue o 20o Prêmio Jovem Cientista, do CNPq, que desta vez destacou o tema “Produção de alimentos”. Florência Cladera Oliveira (UFRS) foi a primeira colocada e Cynthia Ditchfield, da Escola Politécnica da USP, a segunda. Florência pesquisou um bioconservante originado de peixe amazônico; Cynthia descobriu como fazer purê de bananas rejeitadas pelo comércio. A USP venceu na categoria Mérito Institucional, por ser a instituição que mais inscreveu candidatos ao prêmio. O vice-reitor Hélio Nogueira da Cruz recebeu a homenagem das mãos do vice-presidente José Alencar, em cerimônia realizada em Brasília (foto ao lado). Dentro e fora do País, convém que o pesquisador conheça pelo menos mais duas línguas, além da materna. A Comissão de Cooperação Internacional (CCInt) inicia campanha nesse sentido entre os alunos. No dia 29, encontro na Cidade Universitária encerrou as comemorações dos 35 anos da pós-graduação na USP.
nacional>>


 

 






O homem que a morte não levou


A criança que procurava encrencas, o menino que entendia de eletrônica, o intelectual que virou diplomata morreu como viveu: enfrentando riscos, apaziguando nações. Embaixador da ONU no Iraque invadido, Sérgio Vieira de Mello foi morto em Bagdá dia 19 de agosto de 2003. Restam a obra e a memória, registradas em livro organizado pelo professor Jacques Marcovitch. A obra, editada pela Edusp, teve lançamento dia 25 de novembro (e não outubro, como consta equivocadamente na página 10 desta edição), na FEA, com exibição do documentário A caminho de Bagdá, dirigido pela jornalista Simone Duarte.
especial>>



Diabetes ameaça crianças e jovens


Uma notícia boa e outra ruim sobre diabetes. A boa é que novas drogas estão conseguindo conter a escalada da doença – ou distúrbio metabólico, como alguns preferem dizer; a ruim é que nesse freio não entram as crianças e os jovens, faixa etária que começa a preocupar pais e médicos de pacientes. Considerando o município paulista de Bauru como parâmetro, este é o quadro atual: 10,8 crianças e adolescentes com diabetes para cada grupo de 100 mil; em 1994, era de 5,5. As causas disso estão ligadas à alimentação com muitas calorias, geralmente de má qualidade, e a hábitos sedentários. "O avanço da doença entre meninos e meninas é uma nova circunstância a ser enfrentada", afirma o médico endocrinologista Carlos Antonio Negrato, de Bauru. "Um trabalho cada vez mais intenso, integrado e educativo se faz necessário." Segundo o médico, uma pessoa devidamente orientada para viver com o diabetes pode ter uma vida praticamente normal.
pesquisa>>



Na mira, um campus mais saudável

Está chegando o dia em que na USP só será permitido fumar em lugar destinado para isso; comprar ou consumir cerveja só em estabelecimentos situados fora das unidades (como o Clube dos Professores e o Clube dos Funcionários); organizar festas sem exagero de barulho e álcool; dirigir sem infringir as leis de trânsito. Essas medidas acabam de ser aprovadas pelo Conselho do Campus da Capital e serão divulgadas numa campanha multidisciplinar. Implantá-las agora depende do prefeito do campus. O objetivo é a melhoria da qualidade de vida no campus.
universidade>>



 


VAMOS
em DESTAQUE
Especialização para enfermeiros

As inscrições já estão abertas para o curso de Especialização em Enfermagem de Saúde Pública.

 

Bolsas de música

O Centro de Estudos Musicais Tom Jobim, que hoje coordena, entre outros grupos, a Banda Sinfônica do Estado e a Orquestra Jazz Sinfônica, está com inscrições abertas para os cursos regulares de música 2005.

 
Educação com teatro

Nos dias 8, 9 e 10 de dezembro acontece a 3a Mostra de Teatro e Educação: no ritmo do crescimento, com uma série de debates, aulas abertas e apresentações.

 
PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO


e-mail para
jornausp@edu.usp.br

 


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]