versão pdf

Como o brasileiro cultua a Deus


Dezembro, Natal, orações. Um tempo oportuno para refletir sobre como andam a consciência e a prática religiosa do brasileiro. Com ajuda de especialistas e de estatísticas oficiais tudo se torna mais fácil e objetivo. E é isso que propõe a revista Estudos Avançados no número 52, quase integralmente dedicado ao estudo das religiões no Brasil, e que terá lançamento nesta quinta-feira (16), no Instituto de Estudos Avançados, com a participação da contadora de histórias Dôra Guimarães. Cientistas de várias áreas do conhecimento, da USP e de outras universidades brasileiras, partem dos dados do censo de 2000 do IBGE para analisar experiências de pessoas e de comunidades, novas igrejas, tendências e causas das migrações de um culto para outro. O quadro em análise tem como pano de fundo o crescimento das igrejas evangélicas e o encolhimento de religiões tradicionais como a católica, a luterana e a umbanda.
especial>>


 






O pão feito e partido em hospital


Natal, ceia, pão. O momento também é oportuno paba contar a história da Padaria Artesanal Itinerante, que há dois anos ensina pacientes, familiares e responsáveis por pacientes do Hospital de Reabilitação de Bauru, da USP, a fazer grande variedade de pães para consumo interno e venda. As crianças do Centrinho (é assim que chamam o hospital) ajudam a fazer a massa, moldando formas de cachorrinhos, cobras, casinhas, flores e outras figuras, e isso funciona como lazer e terapia. “Debulhar o trigo, recolher cada bago do trigo, forjar do trigo o milagre do pão e se fartar de pão...”: a trilha sonora Cio da Terra, de Chico Buarque e Milton Nascimento, anima as apresentações que nutricionistas e monitores fazem para a garotada a cada 15 dias. universidade>>



A violência que só o perdão apaga


Natal, fraternidade, paz. Não há época melhor para conhecer e sentir um pouco o drama da violência nas grandes cidades, especialmente São Paulo. Ao lado da busca por trabalho, o medo da violência é fator determinante para a escolha do local de residência e pode provocar a migração de um bairro para outro ou mesmo a troca de cidade. Conclusão do professor Lúcio Kowarick, de Ciência Política da USP, que coordena pesquisa sobre vulnerabilidade socioeconômica e civil em bairros populares. Em meio a cortiços, miséria e crimes, há vítimas da violência que trabalham pelo perdão e pela paz. Como a família Ota, que teve um filho de 8 anos assassinado em 1997.
pesquisa>>



O que fazer nas férias

Natal, férias, viagens. As cachoeiras de Cunha, na Serra do Mar, a praia de Cajaíba, no Rio, em meio à mata atlântica, e o aquário natural de Bonito, no Pantanal mato-grossense são alguns roteiros. E para quem quer viajar sem sair de casa, lançamentos de livros como 64 contos de Rubem Fonseca, Memorial do amor, com a história de Zélia Gattai ao lado de Jorge Amado na casa do rio Vermelho ou ainda Três canções de Tom Jobim, homenageando os dez anos de sua morte.
vamos>>



 


VAMOS
em DESTAQUE
Bienal de Artes

Esta é última semana para visitar a 26a Bienal de São Paulo que tem como tema a diversidade, o Território Livre de 136 artistas de 55 países

 

Canto de um povo

As duas últimas apresentações do programa que mostra a diversidade da música popular coral traz o cantor e pesquisador Carlos Farias e o Coral das Lavadeiras de Amenara

 
Contos Pequenos

Esse é o nome da peça que será apresentada neste fim de semana pelo grupo peruano de Teatro de Figuras, um dos mais importantes do mundo.
 
PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO


e-mail para
jornausp@edu.usp.br

 


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]