Universidade elege sua primeira reitora


A professora Suely Vilela, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP), é a nova reitora da USP. Ela foi indicada pelo governador Geraldo Alckmin na quarta-feira, dia 23, em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes. “Após 70 anos, a USP, que está entre as 200 melhores universidades do mundo, terá sua primeira reitora”, disse Alckmin. Ele destacou a participação cada vez mais decisiva das mulheres na administração e os méritos acadêmicos de Suely. A posse será neste sábado, dia 26, às 19 horas, na sede do governo paulista.

Graduada em Farmácia e Bioquímica pela FCFRP, onde fez também o mestrado e o doutorado, Suely atuou como professora visitante em várias universidades do exterior, entre elas as de Nice (França), Londres (Inglaterra), Ohio (Estados Unidos) e Barcelona (Espanha). Pró-reitora de Pós-Graduação na atual gestão, é titular do Departamento de Análises Clínicas, Toxicológicas e Bromatológicas da FCFRP. A nova reitora foi indicada pelo governador depois de compor a lista tríplice eleita pelo Conselho Universitário no dia 8 de novembro. Ela foi a primeira colocada da lista, seguida dos professores Adilson Avansi de Abreu e Hélio Nogueira da Cruz.
A principal prioridade de sua administração será a valorização do ensino de graduação, segundo revelou Suely logo após a eleição do dia 8. “Na atual gestão houve expansão do número de vagas, mas agora é preciso fazer inclusão social.” A professora propõe a realização de ações afirmativas. “Além de um programa para alunos e professores do ensino médio, denominado USP na Escola Pública, também serão implantadas políticas de permanência.”

Nesta edição especial, o Jornal da USP apresenta os planos de Suely Vilela para a sua gestão, mostra a trajetória dos 22 reitores da Universidade – desde Reynaldo Porchat, o primeiro deles, indicado em 1934 pelo interventor Armando de Salles Oliveira – e traz uma entrevista com a nova ocupante da Reitoria.





 

 

 

 
PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO


e-mail para
jornausp@edu.usp.br

 


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]