Em defesa do ensino superior


O Anteprojeto de reforma universitária do governo federal, que concede autonomia às universidades federais, institui o sistema de cotas e obriga todas as instituições de ensino superior a elaborar políticas públicas, passa por profunda análise na USP e em outros setores da sociedade. Em reunião extraordinária, o Conselho de Graduação considerou muito exíguo o prazo estipulado pelo Ministério da Educação – 15 de fevereiro – para apresentação de propostas e sugestões para emendas, pois o Anteprojeto, além de complexo, contém pontos polêmicos e, segundo adverte documento divulgado depois do encontro, compromete a qualidade da educação superior no Brasil. No Estado de São Paulo, as universidades públicas (USP, Unesp e Unicamp) possuem modelo próprio, caracterizado pela autonomia financeira, administrativa e acadêmica, ênfase na pesquisa e avaliação do mérito. Instituições privadas também fazem reparos à proposta do MEC e saem em defesa da livre iniciativa na área educacional. Esta edição especial do Jornal da USP é uma contribuição da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) para o debate e a defesa da qualidade do ensino superior no País.








VAMOS
em DESTAQUE
Dilúvio em Tempos de Seca

A peça mostra uma modelo decadente (Giulia Gam) que posa para um escritor (Wagner Moura) em um banheiro claustrofóbico com o objetivo de escrever um livro sobre o amor.

 
Em terra estrangeira

A partir desta semana, o Centro Cultural Banco do Brasil exibe uma série de filmes na mostra O Cinema em Terra Estrangeira. Reunindo produções que tratam da questão de personagens que estão fisicamente fora de seus lugares de origem, ou que, psicologicamente, sentem-se estranhos em determinados ambientes

 
Mary Vieira

Mary Vieira
A exposição “O Tempo do Movimento” da artista plástica Mary Vieira, considerada uma das pioneiras da arte cinética, propõe interação entre público com obras que se movem e se transformam.
 
PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO


e-mail para
jornausp@edu.usp.br

 


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]