Ciência, ensino e inclusão socialpara a zona leste


Aos 71 anos de fundação, a USP – criada em 25 de janeiro de 1934 – finalmente se instala na zona leste de São Paulo, uma região com cerca de 4,5 milhões de habitantes carentes de instituições de ensino superior públicas. Neste dia 27 de fevereiro, às 10 horas, com a presença do governador Geraldo Alckmin e do reitor Adolpho José Melfi, a Universidade inaugura o campus Leste, situado em Ermelino Matarazzo. Com 68 professores e 92 funcionários, o novo campus abriga a Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) – a 37a unidade de ensino e pesquisa da USP –, que ministrará dez cursos inovadores. Entre os seus 1.020 alunos, selecionados neste ano pelo vestibular da Fuvest, 31% moram na zona leste (42% se considerados os municípios vizinhos), 47% cursaram o ensino médio em escolas públicas, 21% são negros e 39% têm renda familiar de até R$ 1.500,00. “Isso mostra que a USP Leste é uma vitoriosa experiência de inclusão social”, diz Melfi. Esta edição do Jornal da USP apresenta a história, as propostas e as perspectivas do mais novo espaço da USP dedicado ao desenvolvimento da sociedade.








VAMOS
em DESTAQUE

Gravuras e desenhos na ECA

Dois cursos de extensão do Departamento de Artes Plásticas da ECA/USP estão com inscrições abertas até 9 de março.

 
Colóquio sobre América Indigena

O Cema-USP (Centro de Estudos Mesoamericanos e Andinos), com apoio do Museu de Arqueologia e Etnologia e do Departamento de História da FFLCH/USP, promove nos dias 22 e 23 de março o 3o Colóquio sobre História e Arqueologia da América Indígena.

 
Discussões sobre Einstein

A série de colóquios Convite à Física, promovida pelo Instituto de Física da USP, tem início no dia 9 de março. Tratando dos trabalhos de Albert Einstein em 1905 e suas conseqüências para a física, os encontros acontecem toda quarta, às 18h, até 30 de novembro.

 
PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO


e-mail para
jornausp@edu.usp.br

 


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]