Experiência para a reforma


As universidades estaduais paulistas – USP, Unesp e Unicamp – têm uma bem-sucedida experiência na área do ensino superior e, por isso, podem dar significativo auxílio para a reforma universitária promovida pelo governo federal. É o que diz o reitor Adolpho José Melfi, em entrevista nesta edição. “Queremos dar a nossa contribuição”, afirma Melfi. O reitor alerta que o anteprojeto de reforma elaborado pelo Ministério da Educação traz artigos que restringem a autonomia das universidades – fundamental para o avanço do ensino e da pesquisa – e desconsidera outros modelos de ensino superior, como as faculdades tecnológicas e os cursos de curta duração. “O atendimento em massa da nossa juventude dificilmente poderá ser feito com o modelo atual”, acrescenta o reitor. A USP acaba de criar um grupo de trabalho para discutir a reforma universitária. “Nossa comunidade acadêmica é complexa e temos que ouvi-la da forma mais ampla possível antes de nos pronunciarmos institucionalmente”, diz a pró-reitora de Graduação Sonia Penin, justificando a criação do grupo.
nacional>>






Adeus ao pai do méson pi

Formado pela USP em 1943, o físico César Lattes (foto ao lado), morto no dia 8, aos 80 anos, era um cientista que, como todos os grandes pensadores, usava muito de criatividade para fazer suas descobertas – o que por vezes compensava as difíceis condições de trabalho. Foi assim que ele se tornou um dos descobridores do méson pi, uma partícula elementar da matéria, e se pôs bem perto de ganhar um Nobel. Segundo o diretor do Instituto de Física da USP, Gil da Costa Marques, Lattes foi o primeiro brasileiro a fazer um trabalho científico de grande projeção internacional. cultura>>




Interação valorizada

A partir deste semestre, o Museu Paulista da USP inicia uma série de projetos com o objetivo de facilitar o acesso do público ao acervo e preservar sua arquitetura. “Queremos adequar os ambientes para que o público interaja com os objetos e as pinturas”, diz a diretora Eni Samara. Graças a esses projetos de modernização, o Museu Paulista foi contemplado com um prêmio da Caixa Econômica Federal e do Ministério da Cultura, no valor de R$ 310 mil. As reformas fazem parte de um amplo programa de revitalização do museu, que se estenderá por mais de dois anos, segundo a diretora. especial>>



Da academia para a sociedade


A Agência USP de Inovação foi regulamentada em fevereiro passado e já deu início a suas atividades. Ela tem o objetivo de facilitar a interação entre a USP e os vários setores da sociedade – empresas e órgãos públicos, por exemplo –, a fim de levar para a população produtos, idéias e serviços gerados na Universidade. "Queremos ampliar o intercâmbio com a sociedade, com a finalidade de promover o desenvolvimento econômico e social no Estado e no País", afirma o coordenador da agência, professor Oswaldo Massambani.
universidade>>





VAMOS
em DESTAQUE

Semana dedicada à veterinária

A 15a Semana Acadêmica da Faculdade de Medicina Veterinária da USP e o 2o Simpósio sobre Produção Animal no Campus da USP de Pirassununga acontecem paralelamente entre os dias 19 e 25 de março, das 8h às 18h.

 
Organização de eventos culturais

A pós-graduação lem Gestão de Projetos Culturais e Organização de Eventos, promovida pelo Centro de Estudos Latino-Americanos de Cultura e Comunicação (Celacc) da ECA/USP, já está com inscrições abertas.

 
Cidade do conhecimento

O Programa Educar na Sociedade da Informação 2005 da Cidade do Conhecimento da USP inicia suas atividades em abril.

 
PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO


e-mail para
jornausp@edu.usp.br

 


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]