PROCURAR POR
 NESTA EDIÇÃO

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


C
om o lançamento do portal E-Física, no dia 14 passado, o Instituto de Física da USP deu início às atividades comemorativas do Ano Mundial da Física, instituído pela ONU. Segundo o diretor do Instituto de Física, professor Gil da Costa Marques, o portal é dedicado ao ensino da física em diferentes níveis. “Ele disponibiliza conteúdos de física do nível avançado, destinado aos pós-graduandos, ao nível de ensino médio, passando pelos níveis universitário e básico, que é para capacitação de professores.” O E-Física pode ser acessado no endereço www. cepa. if.usp.br/e-fisica.

Marques afirma que o conteúdo do portal, que abrange os diversos campos da física, levou sete anos para ser desenvolvido. “O usuário encontrará cursos de física, muitos e-livros e as e-aulas, poderá fazer provas on-line, conversar com os colegas, tirar dúvidas com os professores, acessar um fórum, baixar material didático e ler notícias sobre a física hoje”, diz Marques.

Experiências virtuais

O aluno poderá ainda encontrar atividades interativas e realizar experiências virtuais. Todo o material didático do portal foi desenvolvido por professores da USP. “Temos a preocupação de atingir um público amplo, garantindo a qualidade do material”, diz o diretor. Marques diz que o objetivo, além de melhorar a qualidade do ensino da física, é divulgar sua importância e atrair os jovens para o estudo da disciplina. “Queremos mostrar como a física é um campo fascinante. Trata-se de uma ciência básica por excelência, que lida com uma variedade de temas, desde as partículas elementares, os menores componentes da matéria, até o processo de evolução estelar e o Universo como um todo, na cosmologia.”

Além do portal, o Instituto de Física comemora o Ano Mundial da Física com uma série de eventos ao longo do ano, como palestras, conferências, cursos e lançamentos de livros (leia o texto ao lado). As atividades são divulgadas através do portal www.cepa.if.usp.br/anomundial, lançado há um ano e meio. O ano de 2005 foi escolhido pela ONU para as comemorações do Ano Mundial da Física porque completam-se cem anos da publicação dos principais trabalhos de Albert Einstein, que revolucionaram a ciência.

Segundo Marques, Einstein publicou em 1905 cinco trabalhos, três dos quais dignos de ganhar o Prêmio Nobel. “Um deles de fato ganhou, o do efeito fotoelétrico. Mas a Teoria da Relatividade, pela qual ele não ganhou o prêmio, influenciou toda a ciência. Aquele ano ficou conhecido como o ‘ano milagroso da física’. Depois dele a física nunca mais foi a mesma.” Os eventos do Ano Mundial da Física vão contar essa história.



 

Eventos incluem palestras e teatro

O lançamento do portal E-Física foi a primeira das atividades programadas pelo Instituto de Física da USP para celebrar o Ano Mundial da Física. Mas há outros eventos previstos. No dia 18 de abril, às 18 horas, haverá a apresentação da peça teatral Einstein, que ocorrerá no Auditório Abrahão de Moraes, no instituto. Dois livros serão lançados no dia 19 de maio, às 19 horas: Física: tendências e perspectivas e Instituto de Física: passado, presente e futuro.

Em julho, será realizada a Escola dos Cem Anos. Trata-se de uma semana de estudos que, neste ano, dedicará pelo menos um dia à discussão sobre cosmologia e sobre a Teoria da Relatividade. De 22 a 24 de agosto, o instituto sediará a Conferência Internacional “100 Years of Relativity – International conference on classical and quantum aspects of gravity and cosmology”. Em setembro, haverá a abertura do Centro de Memória da Física, voltado para a preservação da história da física no Brasil nos últimos cem anos. O centro ficará na Estação Ciência da USP.

Além disso, ao longo de todo o ano serão realizadas palestras que terão como tema a obra de Einstein, a física no Brasil e o que é a física. As palestras serão realizadas na Estação Ciência, no Centro Universitário Maria Antonia e no Museu do Ipiranga.

 

 

 

Física de todos os modos

Visitar o portal E-Física (www.cepa.if.usp.br/e-fisica) é uma curiosa e divertida viagem pelo mundo da ciência. Na página principal, o visitante tem à disposição ícones que o conduzem a informações sobre seis áreas da física (mecânica, ótica, eletricidade, termodinâmica, oscilações e física moderna).

Ao entrar em uma dessas áreas, o visitante escolhe um entre seis níveis de abordagem, intitulados Pesquisa Hoje (com os mais recentes estudos no setor), Avançado (destinado aos pós-graduandos em física), Universitário (para os graduandos em física), Básico (aos que estão tendo os primeiros contatos com a física), Ensino Médio (para alunos desse nível escolar) e, finalmente, o Curioso (para todos os interessados na disciplina).

Ao clicar o ícone mecânica e acessar o nível Curioso, por exemplo, o visitante encontra ali o artigo “Afinal, o que é o tempo?”. Escrito numa linguagem simples, acessível e objetiva, com ilustrações coloridas, o texto aborda o conceito de tempo desde os gregos antigos – como o filósofo Platão (427-347 antes de Cristo), para quem o tempo nasceu quando um ser divino colocou ordem e estruturou o caos primitivo – até as contribuições da Teoria da Relatividade. O artigo fala ainda dos calendários, que são antigas formas de medir o tempo, e dá outras curiosidades sobre o tema.

Mas o portal traz mais atrativos. É possível, através dele, participar de comunidades de interessados em física, assistir a videoconferências, obter informações sobre livros e materiais didáticos e ainda receber as últimas notícias relacionadas com a física. Entre essas notícias encontra-se a morte do físico brasileiro César Lattes, ocorrida no dia 8.

 

 

ir para o topo da página


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]