PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO

São Paulo em 22 depoimentos

“De noite eu rondo a cidade a te procurar sem te encontrar”, trecho de Ronda, símbolo da cidade de São Paulo e sucesso de Paulo Vanzolini, aliás, segundo ele, essa música e Volta por cima são seus dois únicos sucessos. “Eu nunca toquei nenhum instrumento. Um dos meus grandes amigos – o Paulinho Nogueira –

protestava amargamente por eu não saber a diferença entre tom maior e tom menor (risos). Eu compunha a música, mas sem saber uma nota”, diz em depoimento no livro Alguma coisa acontece.., também lembrando a canção de Caetano Veloso. A obra reúne 22 entrevistas, na verdade conversas, entre o autor Herbert Carvalho e personalidades, como o jurista Dalmo Dallari, o cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, o ex-reitor da USP José Goldemberg, o maestro Júlio Medaglia, a escritora Maria Adelaide Amaral, o fotógrafo Cristiano Mascaro e os artistas Thomas Farkas e Maria Bonomi. São relatos pessoais que mostram aspectos da cidade de São Paulo, suas mudanças e como a metrópole é hoje – “são as vozes e as faces que compõem a imagem de São Paulo”, como afirma o autor. Há ainda pontos de ligação entre alguns deles, como o assassinato do jornalista Vladimir Herzog ocorrido há 30 anos e comentado em quatro das entrevistas, uma delas do jornalista Mino Carta. Tudo a metrópole de todos os povos, etnias, credos e culturas. O livro Alguma coisa acontece... – A cidade de São Paulo em 22 depoimentos (Editora Senac, 356 págs., R$ 55,00) será lançado nesta terça, às 19h, na Casa das Rosas (av. Paulista, 37, tel. 3289-1791).

Mais três lançamentos

A Cortez Editora está lançando três títulos nesta quinta. Reinvenção da catedral (160 págs.), de Ligia Chiappini, professora do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da FFLCH/USP, que documenta uma trajetória que é individual e coletiva, as lutas empreendidas nos duros tempos da

ditadura militar, ao mesmo tempo que constrói um intercâmbio entre universidade e escola pública, atuando em projetos de equipe, definidos coletivamente, para a formação continuada dos professores de literatura e comunicações. “É um livro militante que se ergue contra o programa neoliberal e cultural por meio da privatização do ensino”, como diz Marilena Chauí. Também a professora Ligia ao lado de Adilson Citelli coordena outros dois livros: Educação, Imagem e Mídias (200 págs.), com autoria de Cristina Costa (professora da ECA/USP), que aborda a imagem e a comunicação audiovisual e digital no contexto da era da informação; e Análise do discurso e o ensino da língua portuguesa (200 págs.), em que o autor Ingo Voese defende um ponto de vista inovador ao propor um roteiro de análise de discursos, além de mostrar as possibilidades que os procedimentos de leitura e análise elaborados abrem para o ensino e aprendizagem da língua portuguesa. Os lançamentos acontecem a partir das 18h30, na Livraria Cortez (r. Bartira, 317, Perdizes, tel. 3873-7111).

ir para o topo da página

O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]