PROCURAR POR
 NESTA EDIÇÃO
  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


O professor Zilmar Marcos, um
dos fundadores da Associação
dos Docentes Aposentados da Esalq


D
esde 14 de março, a Associação dos Docentes Aposentados da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Adae) – que reúne os antigos professores da tradicional unidade da USP em Piracicaba – vem promovendo uma série de conferências sobre os mais variados temas. Denominada Pan-Gnósio 2005 – Panorama Amplo de Campos do Conhecimento, a série tem o objetivo de discutir os diferentes ramos da ciência segundo a visão da Esalq.

No dia 11 de abril, foi a vez de o professor João Lúcio de Azevedo fazer a conferência “O ovo ou a galinha? – Uma resposta filosófica”. Nela, Azevedo lembrou que um geneticista não pode prescindir da teoria da evolução, de Charles Darwin. Segundo ele, o tema sobre o qual discorreu se comprova pela própria evolução: o ovo veio antes da galinha, pois do ponto de vista da genética o evolucionismo tem muito mais dados científicos que comprovam isso. “A mutação ocorre quando uma geração passa para outra. Dificilmente vamos ver uma galinha variar e virar um pombo ou um mamífero, mas o ovo sofre algumas mutações. São coisas muito lentas, não acontecem de um dia para o outro. São gerações e gerações e isso ocorre quando existe a reprodução, quando o óvulo é fecundado pelo espermatozóide, aí pode acontecer então uma mutação. É rara, mas é assim que vão se modificando os seres vivos”, disse o professor, em sua conferência no Pan-Gnósio. “É muito difícil imaginar, como na Antigüidade, que Deus foi criando os seres um por um. É muito mais fácil Deus ter criado o DNA e, este sim, evoluir e dar toda a diversidade que nós vemos hoje, desde um vírus e uma bactéria até o homem.”

Dinamismo

As conferências iniciadas em março são apresentadas por professores aposentados da Esalq, vinculados à Adae e acontecem num intervalo de quinze dias entre uma e outra. O término da série está previsto para o dia 28 de novembro (leia ao lado a programação completa das conferências).

Azevedo elogiou a iniciativa da Adae, pois os docentes aposentados têm muita experiência a oferecer, que não pode ser desprezada. “A contribuição dos aposentados é útil para a população, para a Esalq e para a USP”, afirma. Aposentado pela USP, o professor continua trabalhando, agora na Universidade de Mogi das Cruzes, onde fundou o Núcleo Integrado de Biotecnologia, e na Universidade de Caxias do Sul, onde ajudou a criar o curso de Biotecnologia. Atua também no Centro de Biotecnologia da Amazônia, em projetos sobre microbiologia e genética, aproveitando a biodiversidade local. Assim como ele, outros docentes aposentados continuam a ensinar e a pesquisar – e é esse dinamismo que a Esalq quer aproveitar na série Pan-Gnósio 2005.

 


Watson e Crick, os descobridores da estrutura do DNA: conferências abordam várias áreas do saber


Variadas áreas do conhecimento

O Pan-Gnósio 2005 é realizado sempre às 16h30, no Anfiteatro do Departamento de Ciências Florestais da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), em Piracicaba. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3429-4339 ou pela página eletrônica da Adae (www.esalq.usp.br/adae). A seguir, os temas e datas das próximas conferências.

Dia 25 de abril: “A domesticação das plantas”.
Dia 9 de maio: “Da bactéria ao dinossauro: extinção e preservação das espécies”.
Dia 23 de maio: “O solo, nossa caixa de Pandora”.
Dia 13 de junho: “A água: solvente, agente poluente,
fator vital”.
Dia 27 de junho: “Relva, arbusto, árvores e homo sapiens: de quem é o espaço”.
Dia 11 de julho: “Magnitude relativa, essa é a questão”.
Dia 25 de julho: “Alterações no mobiliário da Terra”.
Dia 8 de agosto: “Energia, não mais que apenas e somente energia”.
Dia 22 de agosto: “Dinheiro é como água: o problema é a distribuição”.
Dia 12 de setembro: “Dará certo algum dia: homo sapiens e natureza?”.
Dia 26 de setembro: “Construindo para viver, da cidade ao sertão e vice-versa”.
Dia 10 de outubro: “Investigação e experimentação: receita para a sobrevivência”.
Dia 24 de outubro: “A domesticação dos animais”.
Dia 14 de novembro: “Conhecimento e sabedoria: casados pela inteligência”.
Dia 28 de novembro: “Colóquio sobre o Pan-Gnósio”.


Azevedo ministrando sua conferência: a vasta experiência dos antigos professores não pode ser desperdiçada

O lugar do saber acumulado

“É uma frase um pouco atrevida. Estou falando até que alguém diga que não, mas não temos notícia de que alguma universidade no Brasil tenha uma atividade organizada de aposentados”, afirma o professor Zilmar Ziller Marcos, presidente da Associação dos Docentes Aposentados da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Adae), de Piracicaba.

Marcos lembra que, no início de 2001, foi procurado por um outro docente aposentado, professor Hélio de Almeida Manfrinato, com a idéia de fundar um clube de aposentados. Juntos, decidiram trabalhar para a criação de uma associação em que os aposentados, com o conhecimento acumulado de mais de 30 anos de carreira acadêmica, pudessem oferecer seu saber à escola.

O presidente da Adae diz que, enquanto o professor de nível secundário tem como compromisso apresentar o conhecimento estabelecido, o docente de nível superior busca, com base no conhecimento estabelecido, ampliar a ciência. “Quando esse professor se aposenta, leva isso embora.”

Inaugurada em 3 de outubro de 2001, a Adae, entidade de direito privado, sem fins lucrativos, com sede na cidade de Piracicaba, tem o objetivo de criar meios e instrumentos apropriados que possibilitem a canalização dos talentos, conhecimentos e recursos acumulados pelos seus associados. Ela promove o desenvolvimento humano e a melhoria da qualidade de vida e luta pelos direitos corporativos, ao lado de outras entidades congêneres. Na cerimônia de inauguração da Adae, em 2001, o reitor da USP, Adolpho José Melfi, esteve presente e se disse “plenamente convencido” do quão adequada e própria era a criação da associação. “Deveríamos ter uma associação como esta há muito tempo. Que bom seria se toda a Universidade tivesse esse tipo de atividade.”

 

ir para o topo da página


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]