Remédio combinado contra enfartes


Na recuperação de pacientes que sofreram enfarte do miocárdio, os cardiologistas já vinham recomendando a administração de dose diária de ácido acetilsalicílico (AS), mas uma pesquisa coordenada por hospital de Boston, nos Estados Unidos, descobriu que o resultado é muito melhor com o uso combinado de duas substâncias, o AS e o antiplaquetário clopidogrel. Segundo o superintendente do Hospital Universitário da USP, Paulo Andrade Lotufo, a mistura dos dois medicamentos diminui a necessidade de cirurgias coronarianas e a revascularização mediante ponte de safena. O estudo significa um grande avanço no tratamento da doença por meios farmacológicos, beneficiando um número muito maior de pacientes, ao contrário do cateterismo, que atende um número reduzido, acrescenta Lotufo. No Brasil, a pesquisa é coordenada pelo professor José Carlos Nicolau, do Instituto do Coração.
pesquisa>>







Rivais e transgressoras


A edição simultânea pela Cosac&Naify de volumes que reúnem os contos completos de Virginia Woolf e uma seleção de contos de Katherine Mansfield traz aos leitores brasileiros o ambiente pós-vitoriano em que ambas viveram, escreveram e amaram, e a modernidade que inauguraram na cultura britânica. Mas, acima das histórias de alcova, estão a reinvenção da narrativa e a subversão dos cânones literários da época, que marcaram as suas obras. Mulheres escritoras também há no Brasil, faz tempo. Textos de uma centena delas integram os dois volumes de Escritoras brasileiras do século XIX, organizados por Zahidé Lupinacci Muzart e publicados pela Editora Mulheres, em parceria com a Editora da Universidade de Santa Cruz do Sul, de Santa Catarina.
especial>>








Universidade propõe reforma ampla


A proposta que a USP encaminhará ao Ministério da Educação como contribuição ao projeto de reforma universitária terá dois pontos básicos: a reforma deve ser concebida como mudança no sistema educacional, abrangendo, além da educação superior, o ensino fundamental e médio; e a autonomia deve ser não apenas financeira e administrativa, mas também acadêmica. Os destaques são do Conselho Universitário, que em reunião no dia 26 de abril analisou documento produzido pelo Grupo de Trabalho constituído em fevereiro para apresentar a visão da USP sobre o tema, e nomeou uma comissão para redigir o texto final. O Conselho voltará a apreciar o assunto em 24 de maio. As sugestões ao governo incluirão ainda, entre outros itens, que a distribuição dos recursos pelo sistema de ensino federal seja planejada de acordo com as demandas e necessidades de cada uma das universidades, e que a composição do Conselho Nacional de Educação seja alterada para que haja representação mais eqüitativa do sistema de ensino. No âmbito estadual, o engenheiro de alimentos José Tadeu Jorge assumiu, no dia 19 de abril, a Reitoria da Unicamp, sucedendo ao físico Carlos Henrique de Brito Cruz, que deixou o cargo para ocupar a diretoria científica da Fapesp. Em seu discurso de posse, Tadeu Jorge também destacou a reforma universitária proposta pelo governo federal, que segundo ele precisa especificar com detalhes as reais condições e necessidades do ensino superior.
nacional>>


 

 



Assim é a África sem preconceito

A África não é uma categoria uniforme, capaz de ser reduzida a uma cor de pele, mas um entrelaçamento de diversas culturas e processos históricos, de identidades complexas e, muitas vezes, contraditórias. Lição que a historiadora Leila Leite Hernandez, da USP, ensina no livro A África na sala de aula – Visita à história contemporânea, que a editora Selo Negro acaba de lançar, no momento em que o Brasil procura estreitar relações comerciais e culturais com o continente africano. O escritor moçambicano Mia Couto prefacia a obra. cultura>>





VAMOS
em DESTAQUE

Programação de cinema

Está intensa nesta semana. São duas mostras de cinema alemão, exibindo, entre outros filmes, O Gabinete do Dr. Caligari (1920), de Robert Wiene (foto), marco inicial do expressionismo. Há também produções polonesas e panamenhas, além da estréia de Bom Dia, Noite, do diretor italiano Marco Bellocchio, e da pré-estréia do documentário Mondovino , de Jonathan Nossiter.

 
Teatro de rua

Vários espetáculos e intervenções serão apresentados em praças públicas e unidades do Sesc nesta semana, como Movimentos para Atravessar a Rua, do Tablado de Arruar (foto), além de palestras que vão discutir a produção teatral contemporânea. Também no Sesc (Pinheiros, Vila Mariana e Belenzinho) estão em cartaz três peças, com destaque para o monólogo de Marco Nanini.
 

Retratos no MAM

Está em cartaz no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) uma homenagem ao retrato, estilo abordado em diversas formas de arte: fotografia, pintura, gravura e esculturas. A mostra “O Retrato como Imagem do Mundo” apresenta cerca de 50 trabalhos pertencentes ao acervo do museu, feitos desde a década de 70 até a atualidade.

 
PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO


e-mail para
jornausp@edu.usp.br

 


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]