Por um amplo projeto de reforma


O professor Franco Maria Lajolo, docente da Faculdade de Ciências Farmacêuticas e membro da comissão encarregada de redigir documento da USP sobre o ensino superior, disse que o Brasil precisa fortalecer o ensino em todos os níveis, dentro de um projeto de desenvolvimento tecnológico e social, global e regional, articulado com sistemas de fomento. É necessária também “uma avaliação qualitativa mais conseqüente de todo o sistema, principalmente do privado, com real possibilidade de fechar instituições e cursos inadequados”. Lajolo referia-se à posição do professor Renato Janine Ribeiro, diretor de Avaliação da Capes, que em entrevista ao Jornal da USP, dia 2 de maio, disse que a reforma deve ser da universidade, começando pela pós-graduação, responsável pela formação de professores para o ensino fundamental e médio. E insistiu que a USP deve formar mais docentes para a escola pública. A pró-reitora de Pós-Graduação, Suely Vilela, disse que a Universidade já tem diversos programas para a formação de professores que atuam nos primeiros níveis de ensino. “A Faculdade de Educação tem mestrado e doutorado consolidados com conceito 6 na Capes que oferecem educação continuada para esses docentes”, acrescentou.
nacional>>






Salvou vidas, comunidade israelita agradece


A comunidade judaica de São Paulo fez do Ion Hashoá – dia de lembrar o Holocausto –, em 5 de maio, na Congregação Israelita Paulista, uma reflexão sobre a atuação e a coragem do diplomata brasileiro Luiz Martins de Souza Dantas, embaixador na França durante a Segunda Guerra Mundial. Ele desafiou ordens expressas do governo de Getúlio Vargas e concedeu centenas de vistos a judeus e outros imigrantes considerados indesejáveis. Processado pelo Estado Novo, Souza Dantas foi aposentado compulsoriamente, ficou prisioneiro dos alemães, mas, terminada a guerra, foi chamado para chefiar a delegação do Brasil na primeira Assembléia Geral da ONU, em 1946.
cultura>>






Museus pedem política cultural


Para funcionar como meios de inclusão social, os museus precisam de uma política cultural permanente, que vá além da simples exposição de objetos, mostre pesquisas relacionadas com seu acervo, estimule a participação popular e organize exposições especiais para pessoas portadoras de alguma deficiência. Esses aspectos foram discutidos na 5a Semana de Museus da USP, promovida pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, de 9 a 13 de maio, no Anfiteatro Camargo Guarnieri, na Cidade Universitária. Uma das experiências relatadas durante o evento foi a de Amanda Tojal, que durante 14 anos desenvolveu no Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP atividades voltadas para deficientes visuais. Atualmente ela mantém um programa na Pinacoteca do Estado que permite o acesso de deficientes visuais a esculturas, que podem ser tocadas.
universidadel>>








Revista USP procura Jeca Tatu


“Por onde anda Jeca Tatu?”, pergunta a Revista USP, que traz na edição de número 64 um dossiê sobre o Brasil rural. O caboclo de Monteiro Lobato talvez não exista mais, deu lugar ao empreendedor do agronegócio ou se transferiu para a cidade grande. Segundo o sociólogo da USP José de Souza Martins, “a cidade de São Paulo é culturalmente o maior aglomerado caipira e sertanejo do Brasil. Com a diferença de que são pessoas culturalmente agrícolas empregadas em atividades não-agrícolas”. Especialistas de várias áreas tentam “alumiar um imenso País, ainda muito obscuro para milhões de pessoas”, observa o editor Francisco Costa.
cultura>>







Ciência cresce mais no Brasil


A terceira edição dos Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação, referentes ao período de 1998 a 2002, divulgada pela Fapesp no dia 10, mostra que a produção científica brasileira aumentou significativamente, acompanhando os investimentos. A taxa de crescimento anual foi de 54%, enquanto o crescimento da produção mundial não passou de 9%. Na próxima edição








VAMOS
em DESTAQUE

Muita música e artes visuais


Músicos do Brasil inteiro foram selecionados pelo Programa Rumos Música, do Itaú Cultural, e trazem nesta semana um bem-bolado entre ritmos regionais e outros gêneros, como música eletrônica, jazz e salsa. Também serão inauguradas duas exposições, uma com rica coleção de cerca de 2 mil ladrilhos produzidos por artistas renomados e outra de fotografia, que traz experiências inusitadas do universo fotográfico e debates com artistas como Eduardo Salvatore e Tomaz Farkas.

 

Semana de Jornalismo da ECA

A necessidade do diploma de jornalista, a mídia alternativa e o jornalismo assumindo o papel do Estado são alguns dos temas abordados por jornalistas e profissionais da área.

 

EntreLivros

“Uma montanha de literatura”, referência explícita à obra-prima de Thomas Mann, citada no editorial da nova revista EntreLivros (Duetto Editorial, R$ 9,90, à venda em bancas de jornais e principais livrarias), neste primeiro número traz um dossiê em 18 de suas páginas sobre o próprio Mann, quando completa 50 anos de sua morte. revista

 
PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO


e-mail para
jornausp@edu.usp.br

 


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]