Um museu de referência em Itu


O Museu Republicano de Itu, integrado à USP em 1963, junto com o Museu Paulista (também conhecido como Museu do Ipiranga), deverá ter em breve um anexo para abrigar a Biblioteca Edgard Carone, professor da USP e historiador que organizou centenas de documentos fundamentais para a compreensão do Brasil republicano e do movimento operário. O acervo de Carone, morto em 2003, consta de aproximadamente 20 mil títulos, que o Banco Itaú se propôs a comprar e doar para a Universidade, como informa a professora Eny de Mesquita Samara, diretora dos museus Republicano e Paulista. Com a criação do anexo, em local e prédio ainda em estudo, a instituição de Itu, que reflete o espírito republicano paulista, poderá ampliar a área de exposição e se firmar como centro de referência nos estudos sobre a República Velha e a região. Para o historiador Jonas Soares de Souza, e também para Eny, “a construção do anexo e a incorporação da biblioteca de Edgard Carone são marcos iniciais de um novo período do museu”.
especial>>










Uma crítica e um elogio ao MEC


A pró-reitora de Graduação da USP, Sonia Penin, afirma que a segunda versão do anteprojeto de reforma universitária do Ministério da Educação comete o erro crucial de pensar o ensino superior de forma desvinculada do ensino básico. A professora alerta que a falha precisa ser corrigida no projeto a ser encaminhado ao Congresso Nacional, pois os problemas da universidade no Brasil só serão resolvidos com a melhoria da qualidade do ensino fundamental. Ela reconhece que o anteprojeto traz avanços no que se refere ao ensino superior, “mas fica só nele, como se tivesse vida isolada do resto da sociedade”.
nacional>>







Dissertação via satélite e Internet


A primeira dissertação de mestrado via satélite na USP foi apresentada na Faculdade de Odontologia de Bauru. A defesa, retransmitida para 208 telesalas distribuídas por 24 Estados, coube à pós-graduanda Ticiane Cestari Fagundes, que estudou a “Influência do ultra-som na resistência adesiva a dentina de cimentos de ionômero de vidro”. Cerca de 600 pessoas, na maioria cirurgiões-dentistas, acompanharam o evento nas telesalas criadas em parceria com municípios. Outros puderam acompanhar a novidade pela Internet.
cultural>>




A França que as crianças imaginam

Luz, Torre Eiffel, Arco do Triunfo, moda, vinhos, boa cozinha. É a França dos sonhos e dos desenhos de estudantes do ensino fundamental e médio que atenderam ao convite da Maison de L’Amérique Latine em Rhône-Alpes e da Comissão Interna de Qualidade e Produtividade da Reitoria da USP para que se manifestassem artisticamente, comemorando o Ano do Brasil na França. Os trabalhos das crianças serão apresentados na cidade de Lyon. “Recebemos centenas de desenhos de escolas públicas e particulares e ficamos surpresos por atestar a curiosidade que a França desperta”, comenta Olga Miranda, que preside a comissão. cultura>>






VAMOS
em DESTAQUE

Para escolher: música, dança e teatro

O compositor Luiz Tatit interage com o público em aula-show, o Teatro Procópio Ferreira reabre suas portas com versão renovada de Camila Baker e o evento Semanas de Dança mistura hip-hop à música contemporânea.

 

Livros

A história e o futuro das áreas de Turismo e Design no Brasil são tema de dois recentes lançamentos; também retratando o Brasil, a Funarte lança uma coleção de mais de dez títulos sobre diversas artes e artistas, como Ivan Serpa.

 

Novos e antigos artistas

Nesta quinta acontece o lançamento do 14a número da revista sobre quadrinhos Quadreca, que além de HQs tem matérias sobre a área. E em exposições, fotos e memórias dos Teleteatros ocupam o espaço cultural
da Caixa.

 
PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO


e-mail para
jornausp@edu.usp.br

 


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]