PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO





Maria Bonita por Cybèle Varela

Surroundings no MAC

Nesta quinta, a partir das 19h, será inaugurada a mostra “Surroundings”, no Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP, reunindo 102 trabalhos entre pinturas, fotos digitais e desenhos da artista plástica carioca Cybèle Varela. Tendo como tema o tempo e as diversas realidades que nos cercam, a artista recolheu personagens históricos do século 17 e figuras do grupo de Lampião, como o próprio capitão e Maria Bonita, para representá-los com suas feições conhecidas entre

rostos anônimos. Assim, passado e presente se misturam em um jogo de cores vibrantes. Até 20 de agosto, de terça a sexta, das 10h às 19h, sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h, no MAC (r. da Reitoria, 109-A, Cidade Universitária, tel. 3091-3538). A entrada é franca.

 

 

 

Coleções fotográficas

Entra em cartaz nesta quarta a mostra Projeto Vitae de Recuperação do Acervo Fotográfico, com 38 fotografias das coleções de Rádio e TV no Brasil do acervo do Museu da Imagem e do Som. Entre as personalidades retratadas estão Adoniran Barbosa, em foto de 1958, Fernanda Montenegro, em um especial da TV Educativa, em 1977, e Sílvio Santos, ainda na época que atuava na Rede Globo. O projeto Vitae financiou os materiais, equipamentos e contratação de especialistas do Centro de Conservação e Preservação Fotográfica da Funarte. Os serviços de limpeza e reemba-lagem da primeira fase foram executados por adolescentes bolsistas da Prefeitura de São Paulo, sob supervisão de técnicos contratados e do MIS. A exposição fica no MIS (av. Europa, 158, Jardim Europa, tel. 3062-9197) até 31 de julho, de terça a domingo, das 12h às 20h. Entrada franca.

 

 

 

Andy Warhol

Durante cinco anos o artista pop norte-americano Andy Warhol produziu mais de 100 filmes entre curtas e longas com sua câmera de 16 mm; e também a série Screen Tests, com cerca de 100 retratos filmados em seu lendário estúdio Factory, com modelos, artistas, escritores, galeristas, amigos e pessoas que ele queria que se tornassem famosas. Parte dessa produção pouco conhecida do artista está na mostra “Andy Warhol: Motion Pictures”, que reúne trabalhos inéditos pertencentes ao acervo do MoMA de Nova York, selecionados por Mary Lea Bandy e Klaus Biesenbach. São seis filmes mudos produzidos entre 1963 e 1964 – entre os destaques, Empire, com o famoso Empire State Building em Nova York, Sleep, que mostra o poeta John Giorno, e Eat, com o artista plástico Robert Indiana – e mais 37 retratos filmados, os Screen Tests, feitos de 64 a 66, de personalidades como Salvador Dalí, Dennis Hopper e Susan Sontag e também de anônimos. Essa produção é exibida em 24 telões distribuídos na Grande Sala do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), sendo que os filmes foram transferidos de 16 mm para DVD com velocidade de 16 quadros por segundo. As imagens simultâneas têm tamanhos que variam de 1,5 a 3 metros de altura, a maioria delas em preto-e-branco. Até 14 de agosto, de terça a domingo, inclusive feriados, das 10h às 18h. O MAM fica no Parque do Ibirapuera, portão 3, tel. 5549-9688. Os ingressos custam R$ 5,50, com meia-entrada para estudantes; crianças até 10 anos e pessoas com mais de 65 não pagam. Aos domingos, a entrada é gratuita.~

 




ir para o topo da página


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]