PROCURAR POR
 NESTA EDIÇÃO
  

 

 

 

 

 

 

 


Sartre: a liberdade como fundamento da existência humana

O filósofo francês Jean-Paul Sartre (1905-1980), seguidor do existencialismo – que proclama a total liberdade do ser humano – publicou suas primeiras obras na década de 30, como A Imaginação (36), explorando o método fenomenológico do alemão Husserl, e ganhou fama com A Náusea, de 1938, que se aproxima do existencialismo de Heidegger, recusando em 1964 o Prêmio Nobel de Literatura por As Palavras, uma análise psicológica e existencial de sua própria infância. Mas é preciso falar de O Ser e o Nada (1943), obra fundamental da teoria existencialista contendo todo o pensamento de Sartre, e também da revista filosófica Os Tempos Modernos (1945), que fundou ao lado de Simone de Beauvoir, seu grande amor, Merleau-Ponty e outros intelectuais. No evento Sartreanas – Sartre 100 Anos, promovido pelo Sesc nesta e na próxima semana, estão reunidos importantes nomes da cena cultural para refletir sobre preocupações artísticas, políticas, sociais e da própria existência humana a partir desse grande pensador do século 20.

Em vez de palestras, falas de no máximo meia hora, com destaque para a presença (nesta quarta) do escritor João Ubaldo Ribeiro, avesso à participação em eventos. São falas do professor da USP Franklin Leopoldo e Silva sobre Existência: Liberdade (na segunda, abrindo a programação); do escritor, jornalista e diretor teatral Luiz Carlos Maciel sobre O Teatro de Sartre: A Má Fé e a Serialização (terça); e na próxima semana, dia 27, da professora da USP Maria Aparecida Aquino sobre O Contexto Sartreano: Panorama do Pós-Guerra Europeu – Sartre participou do movimento de resistência no qual os franceses se opuseram à ocupação alemã na Segunda Guerra –; do escultor e curador Emanoel Araújo sobre Política Cultural no Brasil (dia 28); e do jornalista Marcelo Coelho sobre Grandeza e Miséria dos Intelectuais: entre o Engajamento e a Independência Crítica (dia 29).

Também serão apresentadas duas peças. Encontro no Café de Flore, ambientada em um café parasiense da época montado no saguão do Sesc Anchieta, com projeto cenográfico de José Dias, tem sua dramaturgia construída a partir de cartas e textos de Sartre e Simone de Beavouir, relatando o encontro entre os dois e o amor de 60 anos até a morte do filósofo (com Chico Dias e Mika Lins, e direção de Luiz Carlos Maciel). E O Diabo e o Bom Deus, de Sartre, com direção de Eugênia Thereza de Andrade (que também assina a curadoria do evento), que se passa na Alemanha renascentista, numa guerra travada entre camponeses e senhores feudais (sucesso de público, que ficou quase um ano em cartaz em temporadas no Rio de Janeiro e São Paulo, originando este evento em homenagem aos cem anos de Sartre). Ainda serão realizadas intervenções lúdicas e cômicas inspiradas no livro O Ser e o Nada, além de um curso de teatro sobre peças de Sartre, ministrado por Maciel e Thereza (para quem estuda ou já estudou artes cênicas, com vagas limitadas).

Completando o evento, a música ganha o palco com Carlos Fernando, que apresenta jazz e canções francesas (segunda, às 20h), com Luiza Dvoréc cantando MPB (quarta, às 18h40) e Mônica Salmaso, interpretando canções brasileiras (dias 28, às 20h, e 29, às 19h). Para encerrar, nos dias 28 e 29, o poeta e professor Frederico Barbosa lê poemas de sua autoria e de Charles Baudellaire. Durante toda a programação, quatro instrumentistas (acordeão, violino, violão e sax) tocam jazz no “café parisiense”, a partir das 18h. É uma volta ao passado para discutir questões do nosso tempo.

Sartreanas

Sartre 100 Anos acontece nesta e na próxima semana, de segunda a quarta, a partir das 18h, no Sesc Consolação (r. Dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque, tel. 3243-3000). A entrada é gratuita, com exceção do espetáculo O Diabo e o Bom Deus, que tem ingressos a R$ 10,00. Capacidade: 320 lugares.

 

ir para o topo da página


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]