PROCURAR POR
 NESTA EDIÇÃO
  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


a peça A Ilha Desconhecida, apresentada nos dias 23 e 24 de julho em Brotas


Planetário inflável em São Carlos, com sessões de hora em hora para observar o universo.


O
projeto Estação USP chega à quarta edição neste mês, quando volta a realizar uma série de atividades esportivas e culturais em cidades do interior e litoral paulista, entre os dias 16 e 24 de julho. O programa de extensão universitária pretende difundir as atividades e pesquisas que são feitas dentro do campus da capital para diversas regiões do Estado, afinal “é uma forma de a Universidade dar um retorno ao contribuinte”, comenta Lupercio Tomaz, idealizador do projeto e diretor da Divisão de Relações Públicas, Marketing e Publicidade da Coordenadoria de Comunicação Social da USP – divisão que coordena o evento.

São os próprios alunos da Universidade (até agora, da Escola de Educação Física e Esporte, Faculdade de Saúde Pública, Escola de Comunicações e Artes e Escola de Arte Dramática, além do Centro de Biologia Marinha, do Cinusp e Cepeusp), coordenados por professores, que realizam as atividades nas cidades de Brotas, Mococa, São Carlos, São Pedro e São Sebastião. Em cada uma das cidades uma atividade especial é desenvolvida, na sua maioria, desde 2002: em Brotas, o teatro, em Mococa, cinema, em São Pedro, esportes e avaliações físicas, em São Sebastião (a cidade entrou no programa ano passado), ecologia marinha e em São Carlos, ciência astronômica (atividade inédita neste ano).

Mas por que estas atividades específicas se repetem todo ano nestas cidades? “Cada cidade é estudada individualmente e a partir de suas necessidades as atividades são encaixadas. Muitas pessoas perguntam por que não trazemos outras, mas quando tentamos fazer algumas mudanças, a receptividade geralmente não é a mesma. E também pensamos no trabalho continuado com os participantes”, explica Tomaz. Ele cita os exemplos de São Pedro, que recebe atividades esportivas por seu turismo ser mais sedentário, e a cidade de Mococa, que tem uma relação direta com o cinema local, já que a população “salvou” o Cine Mococa de ser desativado.


São Pedro: atividades físicas durante todo o dia e receitas econômicas na cozinha piloto da prefeitura

A programação

Este ano, o projeto traz além das atividades regulares, algumas novidades. São Carlos, que no ano passado abrigou apresentações de música, nesta edição dedica-se exclusivamente à ciência astronômica. Ao lado de visitas monitoradas diárias a um planetário inflável e ao Observatório Astronômico do Centro de Divulgação da Astronomia da USP, também será encenada a peça O Monocórdio de Pitágoras, que aborda a relação entre música e matemática através de experiências realizadas por Pitágoras. Em Mococa, junto com a tradicional mostra de cinema que tem curadoria do Cinusp (o tema deste ano é Histórias, Fatos e Canções II, com sessões diárias de filmes como Fahrenheit, 11 de Setembro, O Prisioneiro da Grade de Ferro e Adeus, Lênin) e as oficinas de vídeo, acontece um sarau literário intitulado A Arte de Narrar: quem Conta um Conto.... Pela primeira vez os participantes se reunirão para contar histórias, fazer leituras dramáticas, refletir sobre os principais temas da narrativa e exercer a criatividade em oficinas de texto.

Em São Sebastião, além das visitas monitoradas ao Centro de Biologia Marinha da USP, estão previstos mergulhos por trilhas subaquáticas na Baía do Segredo. Também se somam à programação cursos e prática de capoeira realizados pelo Cepeusp, e no último dia de atividades, apresentação da peça teatral O Poeta e o Vento, uma comédia musical que fala sobre transformações de energia. E em São Pedro continuam as atividades esportivas e recreativas que duram o dia todo e são acompanhadas de avaliação física e orientação nutricional – esta última com atendimento individualizado, palestras e preparo de receitas culinárias econômicas, feitas a partir de sobras de alimentos.

O teatro é a atração de Brotas. Serão apresentadas duas peças, Híbrido e A Ilha Desconhecida, e os alunos de Artes Cênicas também realizam durante a semana oficinas de teatro. A novidade de 2005 é a antecipação dessas oficinas: participantes das edições anteriores começaram a ensaiar mais cedo, em abril, e apresentarão em 10 de julho um exercício teatral (provavelmente será reapresentado durante as atividades da semana). Rafael Truffaut, aluno da ECA e diretor da montagem, está no projeto desde 2003 e ressalta a vontade dos moradores em aprender sobre o teatro, “dá para sentir a carência do público por boas produções teatrais; sempre temos uma grande participação da comunidade na programação, principalmente nas oficinas”. Segundo os organizadores, provavelmente as oficinas para a próxima edição do projeto comecem bem mais cedo, em agosto próximo, mostrando resultados cada vez mais concretos da Estação USP.

O lançamento da 4a edição da Estação USP acontece no dia 11 de julho, às 19h, no Paço das Artes (av. da Universidade, 1, Cidade Universitária, tel. 3814-4832), com exposição de fotos das edições anteriores. O projeto tem apoio dos municípios envolvidos, patrocínio da Tim, Nossa Caixa, Gelita e apoio cultural da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP, Artesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo) e Maxpress. Inscrições diretamente nas prefeituras de cada cidade; programação completa no site www.usp.br/estacaousp.

 

ir para o topo da página


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]