Assembléia aprova LDO


Em sessão realizada no dia 12 de julho, a Assembléia Legislativa de São Paulo aprovou a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o Estado em 2006. De acordo com o texto, a cota-parte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) destinada às três universidades públicas paulistas – USP, Unesp e Unicamp – passa de 9,57% para 10%. A medida agora depende da aprovação do governador Geraldo Alckmin. “Esse aumento será de grande importância para as universidades, sobretudo tendo em vista a expansão do ensino superior público no Estado”, afirma o reitor da USP, Adolpho José Melfi, mostrando-se otimista com a sanção da LDO pelo governador. A Assembléia também retirou da LDO o artigo 29 do texto original, que autorizava o Tesouro do Estado a deduzir do orçamento das universidades o repasse da parcela do empregador ao Instituto de Previdência de São Paulo (Ipesp), há anos questionado pelas instituições. De acordo com estimativas do presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Assembléia, deputado José Caldini Crespo (PFL), o aumento representa um acréscimo de cerca de R$ 300 milhões por ano para o funcionamento da USP, Unesp e Unicamp.
universidade>>







Contra os males renais


Pesquisa realizada na Faculdade de Medicina da USP revelou que um antioxidante chamado N-acetilcisteína (NAC) pode agir contra a evolução da insuficiência renal crônica, permitindo o adiamento da hemodiálise. “As pesquisas apontam que a droga pode prolongar em alguns anos o tempo de evolução da insuficiência renal para um quadro em que seja necessária a hemodiálise”, atesta o professor Antonio Carlos Seguro, que coordena os estudos sobre o NAC, destacando que a substância melhorou sensivelmente os mecanismos de filtração renal. “O NAC diminui de duas a três vezes o nível de oxidantes, reduzindo o estresse oxidativo.” Em experimentos com ratos, os pesquisadores verificaram que, combinado com outras drogas, a substância é capaz também de melhorar a pressão arterial e prevenir problemas cardíacos. Segundo o professor, o NAC também reduziu de quatro a cinco vezes os índices de aldosterona, substância produzida nos casos de insuficiência renal e que traz lesões para rins, coração e vasos sangüíneos. A próxima etapa da pesquisa é a realização de testes com seres humanos, no Hospital Universitário (HU) da USP, que ainda depende de aprovação.
pesquisa>>







Farkas e Jardim na Pinacoteca


As gravuras de Evandro Carlos Jardim e as fotografias de Thomas Farkas – ambos professores da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP – estão expostas até 28 de agosto em duas mostras abertas no dia 9 de julho na Pinacoteca do Estado. Através delas, o público poderá reconstituir as trajetórias de dois grandes artistas brasileiros. “Brasil e brasileiros no olhar de Thomas Farkas” reproduz as viagens do fotógrafo pelo Norte e Nordeste do Brasil entre 1969 e 1974 e “O desenho estampado: a obra gráfica de Evandro Carlos Jardim” é a maior exposição individual já feita pelo artista e apresenta obras compostas nos últimos 45 anos.
cultura>>





O livro dos campi da Universidade

A influência cultural dos seis campi da USP – localizados em São Paulo, Bauru, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Carlos – sobre as comunidades ao seu redor é tema de um livro lançado recentemente pelo Centro de Preservação Cultural (CPC). Cidades universitárias: patrimônio urbanístico e arquitetônico da USP mostra, através de artigos de vários especialistas, a contribuição desses espaços para a urbanização e a arquitetura do Estado. “A USP tem um patrimônio muito significativo, que precisa ser estudado para entendermos as diretrizes para onde a Universidade cresceu”, justifica Ana Lúcia Duarte Lanna, diretora do CPC. especial>>





VAMOS
em DESTAQUE

Mostra de Hip Hop

A partir de sexta acontece a “1a Mostra de Filmes Hip Hop de São Paulo”, reunindo 12 filmes entre longas de documentários e de ficção e sessões de curtas no Cinesesc em sessões gratuitas.

 
Mostra de Férias

Durante o mês de julho, o grupo Cemitério de Automóveis apresenta 12 espetáculos do seu repertório, de terça a sábado, sempre às 21h, no Centro Cultural São Paulo.

 

Na Pré-História

Após sucesso na temporada no Rio de Janeiro e Brasília chega a São Paulo a exposição “Antes – Histórias da Pré-História”, que reúne 150 peças de importantes acervos do País – entre eles do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) e a Estação Ciência, ambos da USP.

 
PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO


e-mail para
jornausp@edu.usp.br

 


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]