Universidade em nova versão


A terceira versão do anteprojeto de reforma universitária – divulgada no dia 29 de julho pelo Ministério da Educação – continua com o grave defeito de não integrar as universidades aos outros níveis de ensino, fundamental para a melhoria da educação no Brasil. É o que afirma a pró-reitora de Graduação da USP, Sonia Penin. Para ela, a nova legislação deveria ser aprovada como uma emenda à Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que já contempla a educação brasileira como um sistema integrado. “Não podemos legislar separando a universidade de todo o sistema de ensino do País”, defende. Para o vice-presidente da Associação dos Docentes da USP (Adusp), Francisco Miraglia, a forma de financiamento das universidades federais prevista no texto é insuficiente para garantir a autonomia financeira das instituições. Já o professor José Sérgio Fonseca de Carvalho, da Faculdade de Educação da USP, aponta um “aperfeiçoamento notável” entre a primeira e a terceira versão do anteprojeto.
nacional>>






ECA reformula a pós-graduação


A Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP está reformulando seu programa de pós-graduação, para torná-lo mais integrado e mais bem avaliado pela Capes. Em razão disso, as inscrições para os cursos de pós, que normalmente são realizadas em novembro, serão adiadas por alguns meses, mas as aulas dos novos ingressantes começarão mesmo em março, como de costume. De acordo com a pró-reitora de Pós-Graduação, Suely Vilela, os programas de Comunicação e de Artes sofrerão alterações estruturais.
cultura>>







De operária a mulher virtual


A evolução da imagem da mulher em três fases históricas – revolução industrial, pós-industrial e tecnológica – é apresentada pela jornalista e professora Maria Goretti Pedroso em livro resultante de dissertação de mestrado na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, que terá continuidade em nível de doutorado. Se na primeira fase já aparece a mulher-máquina, que substitui nas fábricas o homem que foi para a guerra, nas eras seguintes acentua-se a robotização feminina, até alcançar excessos, como a imitação grosseira de modelos criados no cinema, na televisão e na Internet. A jornalista identifica virtualização até nas apresentadoras do “Fantástico”, da Rede Globo de Televisão: “A sucessora de Ana Paula Padrão tem as mesmas características da Sandra Annemberg, da Fátima Bernardes, de todas as outras”. Segundo Maria Goretti, com a “frankensteinização” a mulher acaba perdendo o respeito por si mesma e apenas disfarça o desejo de manutenção dos ideais tradicionais, como casar bem e ter filhos.
especial>>






Festa no largo São Francisco


De segunda a sexta-feira, a Faculdade de Direito da USP comemora com amplo programa cultural o 178o aniversário de fundação e o 108o aniversário do Centro Acadêmico XI de Agosto. Na abertura, às 19 horas, o professor Fábio Konder Comparato faz conferência sobre Ética Pública.
eventos>>







Aumento para estaduais é vetado


O governador Geraldo Alckmin vetou no dia 3 passado o artigo da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que aumentava de 9,57% para 10% a parcela do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) destinada às três universidades públicas paulistas (USP, Unesp e Unicamp). A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado no dia 4. O texto da LDO com a proposta do aumento tinha sido aprovado na Assembléia Legislativa em 12 de julho.








VAMOS
em DESTAQUE

Pocket Ópera

Nesta quinta estréia Enquanto Estiverem Acesos os Avisos Luminosos, criação coletiva do compositor Arrigo Barnabé, do dramaturgo e diretor francês Bruno Bayen e do desenhista Luiz Ge, sobre Santos Dumont.

 

Aniversário

A Faculdade de Direito da USP está completando 178 anos e para comemorar haverá durante esta semana uma série de eventos, incluindo debates, exposição e homenagens.

 

Semana da Educação

Já estão abertas as inscrições para a Semana da Educação, que vai reunir especialistas em mesas-redondas, minicursos, oficinas e vivências. Há ainda debates sobre jornalismo, fórum de dramaturgia e seminários discutindo ética em pesquisas.

 
PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO


e-mail para
jornausp@edu.usp.br

 


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]