Sem esquecer o ensino básico


A terceira versão do anteprojeto de reforma universitária trata a inclusão social de forma mais equilibrada do que as edições anteriores do documento, porque nessa questão a proposta é genérica, evitando normas autoritárias e deixando os desdobramentos para cada instituição. A análise é do professor Nilson José Machado, da Faculdade de Educação da USP. “É bom que seja assim porque a inclusão não se fará marcando datas ou porcentagens, mas com maior aproximação entre a universidade e a educação básica”, diz. Machado destaca que é necessário criar mecanismos de integração entre os diversos níveis de ensino e sugere que o professor universitário tenha contato estreito com a rede pública de educação básica. Também professora da Faculdade de Educação, Lisete Arelaro considera que o anteprojeto precisa incluir regras claras e rígidas para a expansão do ensino, principalmente o privado.
nacional>>






Arte e devoção em livro


Resultado de uma pesquisa que durou 12 anos, o livro Devoção e arte – Imaginária religiosa em Minas Gerais apresenta o precioso patrimônio artístico e cultural preservado pelas igrejas do período colonial mineiro. Com 247 fotografias de Pedro David, a obra mostra imagens de santos que, no século 18, compunham o imaginário religioso dos brasileiros e que, hoje, formam um acervo de alto valor documental, qualidade artística, originalidade e testemunho da religiosidade do povo mineiro setecentista. “Eruditas ou populares, em barro cozido ou madeira, mas sempre policromadas em virtude do maior realismo exigido pela sua destinação devocional, as imagens refletem, em todo o território nacional, aspectos originais de nossa cultura nos primeiros séculos de sua história, condicionada por valores cristãos de herança medieval e contra-reformista”, afirma a pesquisadora Myriam Andrade Ribeiro de Oliveira, num dos ensaios publicados no livro, que é organizado por Beatriz Coelho. Outros textos tratam dos escultores de santos e dos materiais e técnicas empregados por eles.
especial>>










Um programa contra a cegueira


Uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Projeto Visão 2020 tem o objetivo de diminuir o índice de cegueira no mundo – em muitos casos causada por problemas de fácil solução, como a catarata. No Brasil, uma das coordenadoras do projeto é a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP. “Queremos propor estratégias para reduzir a incidência de cegueira no Brasil nos próximos anos”, afirma o professor Eduardo Melani Rocha, que dirigirá os trabalhos. “Pretendemos traçar uma meta de pesquisa que fornecerá dados para a elaboração de políticas públicas nessa área.”
pesquisa>>





Encontro avalia qualidade na USP


O Programa de Qualidade e Produtividade da USP completa dez anos de atuação. Para comemorar a data e avaliar os resultados obtidos, será realizado nesta quarta-feira, dia 17, na FEA, o 12o Encontro de Qualidade e Produtividade da USP, com a presença de representantes de unidades que, graças ao programa, experimentaram um salto de qualidade nos últimos anos. É o caso da Editora da USP (Edusp), que, em busca da “qualidade total”, implantou uma metodologia chamada 5S. “Só o fato de durar dez anos já indica que o programa é um sucesso”, comemora o professor Hélio Nogueira da Cruz, vice-reitor da USP e presidente da comissão que dirige o programa.
universidade>>







Biblioteca da FFLCH recebe o nome de Florestan
Dez anos depois de sua morte, ocorrida em 10 de agosto de 1995, o professor Florestan Fernandes ainda tem muito a ensinar à sociedade brasileira. Suas obras sobre educação, por exemplo, fazem reflexões úteis nesta época em que o País discute a reforma do ensino superior. No dia 10 passado, em cerimônia com a presença de familiares do professor – entre eles sua mulher, Miriam Rodrigues Fernandes –, foi dado o nome de Professor Doutor Florestan Fernandes à Biblioteca da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. opinião>>




VAMOS
em DESTAQUE

Grupo Dziga Vertov

Esse é o nome do movimento cinematográfico liderado por Jean-Luc Godard em fins dos anos 60, que produziu filmes experimentais militantes, agora exibidos em mostra no CCBB. Jean-Pierre Gorin, importante esquerdista do movimento, participa de palestra esta semana.

 
Roteiro Literário

Nesta edição, destaque para os romances, como o último de Hemingway, os contos satíricos de Jonathan Swift e peças de teatro de Ariano Suassuna. Há também dois clássicos, Contos e Novelas, de Voltaire, e a peça esquecida de Anton Tchékhov, O Silvano.
 

Artes e Comunicação em Cursos

Anne Ubersfeld, da Université de Paris III, participa de um ciclo de encontros sobre teatro na ECA/USP; o Espaço Unibanco inaugura uma série de cursos com renomados profissionais de cinema, enquanto encontros discutem o jornalismo em revistas semanais.

 
PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO


e-mail para
jornausp@edu.usp.br

 


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]