PT é autor e vítima da crise


A origem da crise que sacode o Partido dos Trabalhadores, o Congresso Nacional e, por tabela, o governo do presidente Lula tem origem no próprio PT e na sua concepção de como governar um regime presidencialista de coalizão. É o que afirma a socióloga Maria Hermínia Tavares de Almeida, professora de Ciência Política da USP. Em entrevista, Hermínia discorda dos que atribuem a crise à complexidade da legislação eleitoral-partidária e lamenta a forma como o partido governista construiu as alianças, partilhando pouco o poder, o que desagradou aos aliados. A esperança da professora é que a crise contribua para a criação de mecanismos que coíbam práticas ilícitas, embora se saiba que, enquanto houver Estado, haverá corrupção. Política e participação das mulheres nessa atividade serão o tema de mesa-redonda que o Nemge (Núcleo de Estudos da Mulher e Relações Sociais de Gênero) promove dia 29 no Departamento de Sociologia, para comemorar 20 anos de fundação.
nacional>>







Projetos para a saúde do Brasil


Este ano haverá 11 mil casos novos de câncer de boca no mundo e as principais causas são o fumo e o álcool, especialmente quando usados desde a juventude. A Faculdade de Odontologia da USP coordena uma campanha sobre os riscos de contrair a doença e a necessidade de auto-exame da boca, aproveitando o dia nacional de combate ao fumo, 29 de agosto, para divulgar estatísticas e ações de educação em saúde. A campanha desenvolve-se também na Faculdade de Odontologia de Bauru. Em Ribeirão Preto, pesquisadores da Faculdade de Medicina identificaram e isolaram células de medula óssea responsáveis por processos alérgicos e inflamatórios, uma esperança para portadores de asma. Ainda em Ribeirão Preto, começou a campanha para arrecadação de fundos para construção do HC-Criança. O hospital, exclusivo para crianças e adolescentes, será também um lugar de ensino e pesquisa.
universidade>>







Grande Pantanal: veredas


Paisagens, animais chifrudos ou não, tipos humanos e histórias como só em Grande sertão: veredas se podem ver e ouvir estão em três páginas desta edição, como crônica de viagem em canoas pelo Pantanal mato-grossense, escrita por um dos participantes, o botânico Eurico Cabral de Oliveira, do Instituto de Biociências da USP. O grupo de canoagem escolheu o rio Aquidauana como ponto de referência nas férias de julho. Como nas histórias de Guimarães Rosa, no mato e nas pousadas topou com peões, capatazes, mulheres bravas, piranhas. Mas inimigos de verdade, apenas pernilongos, abelhas bravias e formigas assassinas.
especial>>






Ciência nova para a sociedade


O 6o Seminário de Cultura e Extensão Universitária reúne, nos próximos dias 30 e 31, professores, alunos e funcionários da USP e de outras instituições de ensino público e privado para discutir como o conhecimento gerado na Universidade pode contribuir para o bem da comunidade. O encontro será no Anfiteatro Camargo Guarnieri, com transmissão para os campi do interior pelo sistema de videoconferência.
cultura>>




VAMOS
em DESTAQUE

Festival de Curtas-Metragens

A 16a edição do Festival Internacional de Curtas-Metragens vai exibir a partir de quinta cerca de 400 produções no formato, a maioria sucesso de público e crítica, vencedores de importantes premiações, contando ainda com a presença de renomados diretores, entre eles Thomas Vinterberg, Avi Mograbi e o excêntrico Phil Mulloy, que vêm ao Brasil para o festival. E também nesta semana começa retrospectiva do cineasta polonês Krysztof Kieslowski, apresentando 20 filmes entre produções consagradas – caso da trilogia A Liberdade é Azul (foto), A Igualdade é Branca e A Fraternidade é Vermelha –, títulos nunca exibidos em salas comerciais ou mesmo em circuito alternativo e ainda obras desconhecidas do grande público.

 

Roteiro de cursos

Entre as várias opções, destaque para a 19a edição dos Encontros Nietzsche, discutindo o tema Pensar contra Nietzsche em mesas-redondas, debates
e comunicações, além do Seminário Nacional Crítica da Crítica.

 

Regência Orquestral

Em sua segunda edição, o Concurso Internacional de Regência Orquestral – Prêmio Osesp, que será realizado em fevereiro do próximo, já está com inscrições abertas.

 
PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO


e-mail para
jornausp@edu.usp.br

 


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]