Assembléia ainda discute veto


A discussão sobre o veto do governador Geraldo Alckmin ao texto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que concede aumento ao ensino superior continuava em situação de impasse na semana passada. O início dos debates sobre o tema na Assembléia Legislativa, na quarta-feira, dia 14, foi marcado por tumulto e enfrentamentos entre policiais militares e manifestantes contrários ao veto, que queriam acompanhar os debates no plenário. O governador vetou o artigo 4 da LDO de 2006 aprovada na Assembléia, que prevê aumento do repasse das verbas totais do Estado para o ensino fundamental e médio de 30% para 31%, a vinculação de 1% do ICMS para o Centro Paula Souza e o aumento da destinação para as universidades estaduais de 9,57% para 10% do ICMS. Estima-se que isso representaria cerca de R$ 300 milhões a mais anualmente para USP, Unesp e Unicamp. O governo alega que já concede às universidades mais recursos do que o previsto pela legislação.
nacional>>







Encontro discute qualidade na USP


O desempenho dos programas de pós-graduação da USP melhorou. Do total dos programas avaliados, 62% obtiveram os conceitos 5, 6 e 7, os mais altos segundo os padres da Capes. Dos programas de pós com conceitos 6 e 7 em todo o Brasil, 27% se encontram na USP. Esses dados foram apresentados no dia 29 de agosto, quando a Universidade reuniu, no auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), dirigentes, chefes de departamentos, diretores de unidades e professores para apresentar os primeiros resultados do segundo ciclo de avaliação institucional (2003-2005). Segundo o presidente da Comissão Permanente de Avaliação, vice-reitor Hélio Nogueira da Cruz, o objetivo final da avaliação institucional é organizar um plano para os próximos anos da USP, levando em conta propostas como a descentralização de decisões, revisão do quadro de docentes e funcionários, fortalecer os meios como informática e bibliotecas, aperfeiçoar o processo de seleção de professores e divulgar mais os trabalhos dos alunos.
universidade>>







Os perigos das queimadas de cana-de-açúcar


Se forem mantidas as atuais técnicas de cultivo da cana-de-açúcar e não houver um aperfeiçoamento e aplicação rigorosa da legislação de queimadas da palha da cana, o aumento das concentrações de gases tóxicos na atmosfera poderá afetar a dinâmica ambiental e agravar a situacão da saúde da população que vive no entorno das regiões produtoras. O alerta foi dado por uma dissertação de mestrado recentemente apresentada na Faculdade de Saúde Pública da USP, de autoria do pesquisador Fábio Silva Lopes. Estudando dados referentes a janeiro de 2000 a dezembro de 2004, Lopes verificou que foram realizadas mais de 22 mil internações ao ano por problemas respiratórios, tendo sido detectados mais de 3 mil focos de queimadas ao ano em média naquele período. Os dados referem-se a 645 municípios do Estado. O crescimento previsto da produção, com as atuais técnicas de cultivo, contribuirá para o aumento das concentrações de gás carbônico na atmosfera em função das queimadas e contribuirá para o aquecimento global, entre outros fatores, lembra Lopes. O pesquisador também chama a atenção para a difícil situação dos cerca de 1 milhão de cortadores de cana em atividade no Brasil.
especial>>







Cultura e extensão em revista


O lançamento da Revista de Cultura e Extensão foi uma das atrações do 6º Seminário de Cultura e Extensão Universitária da USP, realizado nos dias 30 e 31 de agosto nos seis campi da Universidade. Trimestral, a revista traz artigos, entrevistas e notícias voltadas principalmente para temas ligados à transmissão de serviços da academia para a sociedade. “… um espaço de discussão de idéias, de narrativa de experiências e práticas, com diferentes pontos de vista e reflexes críticas sobre as ações culturais e as atividades de extensão”, ressalta o pró-reitor de Cultura e Extensão Universitária da USP, professor Adilson Avansi de Abreu. No dois dias do encontro, a Universidade mostrou as inúmeras iniciativas das unidades de ensino e pesquisa que beneficiam diretamente a população.
universidade>>







Um doutorado para José Mindlin


O mais novo Doutor Honoris Causa da USP é o bibliófilo José Mindlin, que recebeu o título no dia 29 de agosto, em sessão solene do Conselho Universitário realizada no auditório da Escola Politécnica. Saudado pelo reitor Adolpho José Melfi e pelo diretor da Escola de Comunicações e Artes (ECA), Luiz Augusto Milanese, Mindlin recebeu a honraria com muita informalidade e bom humor. Os elogios que recebeu, ele creditou a sua mulher, Guita, que conheceu ainda nos tempos de estudante da Faculdade de Direito da USP. “Se houvesse no Brasil uma boa meia dúzia de Mindlins, o País seria bem melhor do que é”, disse o crítico literário Antonio Candido, amigo pessoal de Mindlin, que esteve na cerimônia.
universidade>>








VAMOS
em DESTAQUE

Roteiro de cursos e eventos

São várias as opções de cursos, entre eles a série de debates sobre fotografia, e ainda eventos que dão início às comemorações dos 400 anos do clássico espanhol Dom Quixote, de Cervantes, no instituto que leva seu nome e no Memorial da América Latina, ou o Festival de
Arte Eletrônica Videobrasil.

 

Efeitos da mudança climática

E também soluções para esses efeitos é o que traz a exposição itinerante “NorthSouthEastWest”, promovida pelo British Council e Climate Group, reunindo dez renomados fotógrafos do mundo, em cartaz em São Paulo, na Estação Ciência.

 

Quatro peças no Sesc

Uma fábula contemporânea sobre o cotidiano em Por Elise e a neurose urbana com Prego na Testa, no Sesc Belenzinho; drama em Sangue na Barbearia, no Sesc Pinheiros; e o espetáculo de clowns Muito Barulho por Quase Nada, Sesc Anchieta.

 
PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO


e-mail para
jornausp@edu.usp.br

 


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]