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Castelos
de Areia, vencedor do Oscar em 1977, e Tchou-Tchou, de 1972,
do mestre da animação Co Hoedeman |
Festival de Animação Canadense
Em
sua segunda edição, o festival apresenta a partir
de quarta, obras-primas da National Film Board (NFB), mostrando
o cinema de animação de Co Hoedeman, um dos
mestres do gênero pioneiro no uso da técnica
de Stop Motion (cenas filmadas frame a frame), que tem na
sua filmografia cerca de 20 títulos, a maioria para
o público infantil. A seleção feita por
Daniel Schorr traz, principalmente, seus filmes mudos, datados
desde 1949 até 2004, em um panorama da produção
da NFB. Entre eles, o ganhador do Oscar, Castelos de Areia
(1977), uma fábula sobre a construção
de um castelo por pequenas e estranhas criaturas feitas de
esponja e areia; além de Tchou-Tchou (1972) e O Teatro
da Mariana (2004). A mostra apresenta ainda filmes de seus
contemporâneos, como Paul Driessen com Ryan (Oscar de
Animação 2004), Real Bérard & André
Leduc com Alma Negra (Palma de Ouro em Berlim em 2003) e Bernard
Longpré e André Leduc com Monsieur Pontu, de
1975 (indicado ao Oscar). Paralelamente, acontecem oficinas,
abertas ao público em geral, sobre a técnica
de silhueta, uma das mais antigas da animação
(agendamentos pelo tel. 3113-3649); além das palestras
A animação para crianças e a arte
da animação (quinta, às 19h30)
e O trabalho de Co Hoedeman, com o próprio
realizador e o curador Daniel Schorr (sexta, às 19h30).
A abertura acontece às 15h, e a mostra segue até
23 de outubro, com programação a partir das
10h (dias e horários em www.bb.com.br/cultura).
No Centro Cultural Banco do Brasil (r. Álvares Penteado,
112, Centro, tel. 3113-3651). Grátis.
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Os
próprios presos manipulam a câmera em O Prisioneiro
da Grade de Ferro |
Estéticas
dos realizadores
Continua
em cartaz a mostra Cinema Brasileiro Estética
e Política que revê a fase política
do cinema. Na programação desta semana a discussão
gira em torno das propostas e estéticas na realização
de filmes, com O
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Prisioneiro
da Grade de Ferro (Auto-Retratos) e uma seleção
de curtas de oficinas de produção de audiovisual.
No longa, de 2003, dirigido por Paulo Sacramento, os presos
aprendem a utilizar as câmeras de vídeo e registram
o cotidiano do maior presídio da América Latina,
o Carandiru, um anos antes de sua desativação
(segunda e terça, às 19h, e quinta e sexta, às
16h). Também foram selecionados pelo pesquisador e documentarista
Reinaldo Cardenuto vários curtas produzidos na periferia
da cidade de São Paulo (segunda e terça, às
16h, e quinta e sexta, às 19h), e é ele quem participa
do debate com a professora Moira Toledo (Oficinas Kinoforum)
na quinta, depois da última sessão. No Cinusp,
r. do Anfiteatro, 181, favo 4 das Colméias, Cidade Universitária,
tel. 3091-3540. Grátis. |
Quem
Tem um Sonho não Dança
Usando
como título a música de Cazuza, a nova mostra do Centro
Cultural São Paulo reúne as produções
dos anos 80, abrindo nesta terça com a exibição
de Noites Paraguayas (1982), de Aloysio Raulino, que retrata a trajetória
de imigrantes paraguaios que deixam seu país para tentar
a sorte em São Paulo (16h). Ainda na programação,
Bete Balanço (1984) e Rock Estrela (1986), ambos de Lael
Rodrigues;Clara Crocodilo (1981), de Cristina Santeiro; e Brasa
Adormecida (1986), de Djalma Limongi Batista; além de clipes
de bandas e cantores dos anos 80, como o Barão Vermelho com
Cazuza, e Legião Urbana. Ainda acontece o debate O
universo cultural do anos 80, com Marcelo Tas, Paula Dip e
Otávio Donasci (dia 19, às 20h) e um show com a banda
Magazine, de Kid Vinil (dia 21, às 19h). Também está
em cartaz até 19 de novembro (sempre aos sábados,
às 14h), a mostra Cinema da Quebrada, que pretende
dar visibilidade às produções da nova geração
de realizadores. O CCSP fica na r. Vergueiro, 1.000, Paraíso,
tel. 3277-3611. Grátis.
Preservação
e restauração
A Cinemateca
Brasileira sedia de sexta a domingo o 1o Estágio Ibermedia
de Restauração Digital, associado ao Projeto de Restauração
dos filmes de Joaquim Pedro de Andrade, com exibição
de títulos a partir da década de 30 até 70.
É um fórum de debates sobre preservação
e restauração de filmes no Brasil e na América
Latina, que vai reunir pesquisadores, cineastas, técnicos
e representantes de acervos fílmicos. Entre os principais
assuntos, a utilização de tecnologias digitais e fotoquímicas
no Brasil e seus aspectos éticos e estéticos; a colaboração
entre herdeiros, detentores de direitos de acervos fílmicos
e arquivos brasileiros; a difusão dos filmes restaurados,
sua distribuição comercial e não-comercial
em salas de cinema, televisão, e também em vídeo
e DVDs, entre outros. E na programação de filmes,
O Poeta do Castelo (1959),Couro de Gato (1960) e Macunaíma
(1969), todos de Joaquim Pedro de Andrade - o primeiro traz versos
lidos pelo poeta Manuel Bandeira, o segundo reúne ficção
e realismo para mostrar garotos de uma favela que roubam gatos para
fabricantes de tomborins, e o último é uma adaptação
da obra de Mário de Andrade. Ainda serão exibidos
Alô, Alô, Carnaval (1936), de Adhemar Gonzaga,O País
de São Saruê (1971), de Vladimir Carvalho, e Terra
em Transe (1967), de Glauber Rocha, entre outros. Sexta, às
17h, e sábado e domingo, a partir das 11h, com entrada franca,
na Cinemateca (Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Mariana). Mais
informações pelo tel. 5084-2177, ramal 210.
Subterrâneos
em Brasília
Nesta
terça acontece a pré-estréia do filme Subterrâneos,
de José Eduardo Belmonte, dentro do projeto Encontro com
o Cinema Brasileiro do Centro Cultural Banco do Brasil. É
uma ficção metalingüística ambientada
em um centro comercial de Brasília, cheio de prostitutas,
evangélicos e travestis. Na história, um sindicalista
(Murilo Grossi) abandona o trabalho para escrever sobre esse centro
comercial e, durante três dias, percorre suas ruas, encontrando
pelo caminho uma mulher que busca desesperadamente uma solução
para sua vida, e um italiano que está gravando um documentário.
Sessão às 17h, seguida de debate com o diretor e o
professor da ECA/USP, Ismail Xavier. O CCBB fica na r. Álvares
Penteado, 112, Centro, tel. 3113-3651. Ingressos: R$ 4,00 e R$ 2,00.
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