Idéias para a cultura


Os cinco candidatos declarados à Reitoria da USP apresentaram, no dia 5 passado, suas idéias para os museus da Universidade e para a ampliação dos serviços de divulgação da cultura. O encontro ocorreu no Museu de Arte Contemporânea (MAC) e contou com a presença de Adilson Avansi de Abreu, Antonio Marcos de Aguirra Massola, Hélio Nogueira da Cruz, Sedi Hirano e Suely Vilela. No debate, eles responderam a questões feitas pelos diretores dos quatro grandes museus da USP: o MAC, o Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE), o Museu Paulista e o Museu de Zoologia. O primeiro turno das eleições que definirão o 25o reitor da USP será no dia 25 de outubro. O segundo turno está marcado para o dia 8 de novembro.
universidade>>







Sobre armas e liberdade


No próximo dia 23, o professor da Faculdade de Direito da USP Dalmo Dallari vai votar a favor da proibição do comércio de armas no Brasil. Ele argumenta que a sociedade está sujeita a regras democráticas e a liberdade não é absoluta: ao Estado compete cuidar da segurança das pessoas. Se cada indivíduo recorrer à autodefesa, “será um faroeste geral”, diz. Já o seu irmão, Adilson Dallari, professor de Direito da PUC de São Paulo, votará contra a proibição, por ser a favor do direito de defesa, já que o Estado, para ele, é incapaz de garantir a segurança das pessoas. “Conseqüentemente, o Estado não pode impedir que as pessoas se defendam, até porque isso é uma garantia constitucional.” Para pesquisadores do Núcleo de Estudos da Violência da USP, liberar a venda de armas é aprofundar a desigualdade social, pois as pessoas que teoricamente mais precisariam delas não possuem recursos para comprá-las. Nesta edição, os prós e contras das propostas que serão tema do referendo do dia 23.
nacional>>








A riqueza do Guarani


Uma exposição na Estação Ciência da USP – em cartaz até 4 de dezembro – apresenta ao público uma das maiores riquezas ambientais do planeta: o aqüífero Guarani, um reservatório de águas subterrâneas com capacidade para abastecer toda a população brasileira durante 3 mil anos. Localizado sob boa parte do território brasileiro, o Guarani resultou da ação geológica ao longo de milhões de anos, como explicará o professor Paulo Boggiani, na palestra que fará no dia 22, como parte da exposição.
pesquisa>>




Ser criança na década de 30
Ursinhos de pelúcia, bonecas de biscuit, cadeirinha de balanço, pratos e xícaras de porcelana inglesa. Era com esses brinquedos que, nos anos 30, a menina Inah Meirelles Faria Guimarães, laço de fita nos cabelos, brincava com suas primas e amigas na casa de bonecas feita especialmente para elas em Araras, onde morava. No dia 3 passado, Inah, aos 79 anos, inaugurou a exposição que o Museu Paulista realiza com os brinquedos que ela doou para a instituição – e que revelam os singelos hábitos de uma infância perdida no tempo. especial>>



A USP discute seu futuro

Nesta terça-feira, dia 11, no auditório da Escola Politécnica, será lançado o livro Universidade – Formação & transformação, com artigos que refletem sobre o que a USP deve fazer para cumprir sua missão num mundo em constante mudança. Organizado pelo jornalista Marcello Rollemberg, o livro traz entrevistas com oito ex-reitores da USP – entre eles Miguel Reale – e com o atual reitor, Adolpho José Melfi. O lançamento começará às 9 horas e se estenderá por todo o dia, com palestras e mesas-redondas. Haverá transmissão ao vivo via Internet (o endereço é http://www.emm.usp.br/vivo-reitoria.asx). cultura>>







VAMOS
em DESTAQUE

Para adultos e crianças

Esta edição traz um roteiro para todas as idades.A exposição “Homo Ludens – Do Faz de Conta à Vertigem” ocupa três pisos do Instituto Itaú Cultural com obras de artistas brasileiros, que mostram o mundo dos jogos e das brincadeiras, incluindo espetáculos de circo e música, além de debates.

 

Para adultos e crianças

A segunda edição do Festival de Animação Canadense no Centro Cultural Banco do Brasil traz obras-primas do mestre Co Hoedeman, a maioria para o público infantil, além de filmes de seus contemporâneos, palestras e oficinas.

 

Para crianças

E na pág. 18, há uma programação especial, esta totalmente dedicada às crianças: peças gratuitas na Estação Ciência, filmes na Cinemateca, exposição no Sesc, e música, com o concerto Aprendiz de Maestro e o show “Pé com Pé” do grupo Palavra Cantada.

 
PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO


e-mail para
jornausp@edu.usp.br

 


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]