PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO





A cultura do Pantanal

Para comemorar os 20 anos da Comitiva Esperança – viagem ao Pantanal, realizada pelos músicos Almir Sater, Paulo Simões e Zé Gomes, para pesquisar e resgatar os costumes da região –, uma

série de eventos acontecem no Centro Cultural Banco do Brasil até 1o de novembro. A mostra homônima vai exibir o material recolhido na época, e tem como eixo principal a programação musical, que traz nomes representativos da região. Com apresentações sempre às terças, às 13h e às 19h30, esta semana os convidados são os integrantes do grupo Chalana de Prata, que interpretam grandes clássicos da música pantaneira. Também serão exibidos em DVD dois documentários sobre a expedição, Comitiva Esperança – Uma Viagem ao Interior do Pantanal (1983/84), de Wagner Paula de Carvalho e Seu Agripino o Guardador, Guardador de uma Cultura e de Histórias (2001), de Edson Audi, ambos em sessões diárias, às 11h30 (neste sábado e de 25 a 28 de outubro também às 16h30). Completando, uma exposição de 14 fotos está exposta no foyer do teatro. Os ingressos custam R$ 6,00 para o show musical, e entrada gratuita (retirada de senha com meia hora de antecedência) para os documentários. O CCBB fica na r. Álvares Penteado, 112, tel. 3113-3652.

 

 

 

Sartre e o teatro

A série Pensamentos Instigantes discute mensalmente conceitos e idéias de determinado pensador ou escola; o encontro de outubro acontece nesta quarta e tem como tema Jean-Paul Sartre e o Teatro. Os convidados são o filósofo Franklin Leopoldo e Silva e o diretor teatral José Possi Neto, que enfocam diferentes aspectos da produção sartriana. Leopoldo e Silva trata da filosofia a partir de três tópicos: o existencialismo; a contingência, a liberdade e o desejo de ser; e a arte como essencialização do mundo pela imaginação. Já Possi Neto volta-se para as influências diretas de Sartre em sua obra e no teatro em geral. O encontro acontece no Centro Cultural Banco do Brasil (r. Álvares Penteado, 112, tel. 3113-3652), às 19h30, com entrada gratuita – retirar ingressos meia hora antes.

 

 

 

Café Acadêmico com Roberto Justus

O empresário Roberto Justus é o convidado da 37a edição do Café Acadêmico, evento promovido pela Agência de Comunicações ECA Júnior, formada por estudantes da Escola de Comunicações e Artes da USP. A cada semestre é convidada uma personalidade de projeção na área de comunicação para conversar com os estudantes, de forma bastante informal. O encontro é na próxima terça, dia 25, às 19h, mas os interessados podem comprar os convites somente nesta quinta e sexta, das 12h às 19h, na própria agência, que fica na av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, prédio 3, sala 2, Cidade Universitária, tel. 3481-1777. A entrada custa R$ 12,00, e cada pessoa poderá adquirir até dois convites. O Café Acadêmico acontece no galpão da Escola Politécnica (av. Prof. Luciano Gualberto, trav. 3, 380, Cidade Universitária).

 

 

 

FotoPalavra

O ciclo FotoPalavra está discutindo temas da produção fotográfica brasileira. Promovido pelo Itaú Cultural e pela editora Cosac Naify, nesta terça, às 19h30, acontece mais um debate: “Ver, Ver-se, Ser Visto: Fotografia e Internet”. Participam a professora de pós-graduação em Comunicação e Semiótica

da PUC Giselle Beiguelman, o multiartista e dono de uma galeria virtual, Tadeu Jungle, e o pesquisador Giovanni Ferreira, estudioso do fenômeno recente dos fotoblogs. No dia 1o de novembro, no mesmo horário, a professora da Escola de Comunicações e Artes da USP Dulcília Buitoni discute a apreensão subjetiva do mundo na produção de fotodocumentário. Na ocasião, o fotógrafo paraense Luiz Braga lança o primeiro volume da coleção FotoPortátil, logo após um debate sobre seu trabalho retratando sua cidade natal, Belém. Os próximos títulos trazem o trabalho de Rosângela Rennó, Antonio Saggese, Eustáquio Neves, entre outros, e serão lançados semanalmente até dezembro, em paralelo à participação dos mesmos no ciclo de debates. Os encontros são gratuitos e para se inscrever basta ligar para o tel. 2168-1876, de segunda à sexta, das 10h às 18h. O Itaú Cultural fica na av. Paulista, 149, Cerqueira César.

 

 

 

Corredor Literário Paulista

Um breve panorama da produção literária é o que propõe esse evento do Sesi, que acontece na próxima semana, de segunda a sábado (24 a 29 de outubro), mas com reservas antecipadas. Participam seis importantes escritores – nomes consagrados e revelações – de diferentes estilos de criação, desde quadrinhos até sagas medievais. Abrindo a programação, o dramaturgo,

cineasta e escritor Fernando Bonassi (formado pela USP), que se consagrou nos três gêneros – autor de Apocalipse 1,11, do Teatro da Vertigem, Carandiru, de Hector Babenco, e Cazuza, de Sandra Werneck, além do livro Prova Contrária, só para citar alguns exemplos. Ainda na programação, o cartunista Laerte (dia 25), a jovem escritora gaúcha Clarah Averbuck que estreou com Máquina de Pinball, que já virou peça teatral no Rio e deve chegar às telonas (dia 26), o premiado escritor e jornalista Ignácio de Loyola Brandão (dia 27), o escritor e dramaturgo Marcelo Rubens Paiva (dia 28) e o escritor e o designer paulista Orlando Paes Filho (dia 29). De segunda sexta, às 19h, e sábado, às 15h, na Biblioteca do Sesi (av. Paulista, 149). A entrada é gratuita, mas é preciso se inscrever antecipadamente pelo tel. 3146-7405 (no menu tecle 3).

 

 

 

Arte e mercado

É o que será discutido na 2a Semana de Arte da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, que acontece de segunda a sexta, reunindo especialistas e intelectuais, entre eles o cineasta Alain Fresnot, o fotógrafo Gal Oppido, o professor e crítico de arte Agnaldo Farias e a diretora do Paço das Artes Daniela Bousso. Os temas das mesas são os seguintes: Arte na Sociedade do Espetáculo (segunda, às 11h30), Independência ou Morte! (terça, às 17h30), Mais Mercado Igual a Menos Arte? – Tensões entre o estético e o mercadológico (quarta, às 17h), Cinema e o Choque do Capitalismo (quinta, às 17h30) e Como fazer uma obra-prima? – Reflexões sobre o mercado de arte (sexta, às 12h). Haverá ainda oficinas, apresentações teatrais e musicais, feira de livros e exposições. A FEA fica na av. Prof. Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária. A entrada é franca. Mais informações pelo tel. 3091-5929 ou no site www.cavc.com.br/fearte

 

 

 

 




ir para o topo da página


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]