Um balanço da gestão Melfi

Alguns dias da eleição do sucessor, 25 de outubro em primeiro turno, o reitor Adolpho José Melfi faz um balanço de sua administração, destacando a expansão de vagas na graduação e iniciativas nas áreas de pesquisa, extensão, infra-estrutura e gerenciamento. A expansão é mais visível na USP Leste, que este ano começou com 1.020 vagas e terá outras tantas em 2006, até alcançar, em 2008, 4.080 alunos. O Ciclo Básico e a estrutura não departamental são inovações do novo campus. Segundo Melfi, a capacidade de novos alunos na Universidade a cada ano, sem comprometer a qualidade do ensino e da pesquisa, está em torno de 12 mil. A limitação deve-se em parte à escassez de recursos, mas também ao fato de a instituição administrar hospitais, museus, centros de ciência e serviços, que constituem a extensão universitária. Nos últimos quatro anos, a USP ampliou os serviços dirigidos à sociedade e conseguiu no Ministério da Educação a validação dos cursos de extensão a distância já existentes e o direito de credenciar novos cursos durante cinco anos. Na área de pesquisa destacam-se o estímulo à iniciação científica e a união de diferentes grupos de pesquisadores. O reitor considera que as mídias da Universidade difundem a cultura para a sociedade e têm papel fundamental no processo de informação interna. “A expansão de vagas foi a principal marca da nossa gestão”, confirma Melfi, em entrevista nesta edição. “Fizemos isso por acreditar que se trata de um passo fundamental para a promoção da inclusão social.” No setor da administração, a expansão da informática ampliou a eficiência das unidades.
especial>>



 

 





CCS promove debate com reitoráveis
A Coordenadoria de Comunicação Social da USP realiza nesta quarta-feira (19), às 15 horas, debate com os cinco candidatos declarados à Reitoria da Universidade. Eles são os professores Suely Vilela (pró-reitora de Pós-Graduação), Adilson Avansi (pró-reitor de Cultura e Extensão), Hélio Nogueira da Cruz (vice-reitor), Antonio Marcos Massola (coordenador da Coesf) e Sedi Hirano (diretor da FFLCH). A reunião será no Anfiteatro Camargo Guarnieri, com coordenação do jornalista Marcello Rollemberg, diretor do Jornal da USP. Os candidatos já apresentaram publicamente seus programas várias vezes, uma delas em encontro na FEA, no dia 6, quando mereceram ênfase maior temas como descentralização administrativa, iniciação científica e a função das fundações. universidade>>




Ex-membros denunciam o Opus Dei

Um livro que será lançado em São Paulo nesta quarta-feira denuncia as condições humilhantes, de autoflagelação e obediência cega, em que vivem homens e mulheres nas casas onde funciona o Opus Dei, uma prelazia pessoal da Igreja Católica, fundada em 1928 pelo padre espanhol Josemaría Escrivá. Assinam a obra, intitulada Opus Dei – Os bastidores, três ex-membros daquela prelazia: o professor da Faculdade de Educação da USP Jean Lauand, Dario Fortes Ferreira e Marcio Fernandes da Silva. Segundo os autores, os internos submetem-se a “lavagem cerebral” e, em conseqüência, sofrem de problemas mentais. cultura>>






Estudante de jornalismo é morto na Rádio USP


O estudante de jornalismo Rafael Azevedo Fortes Alves, 21 anos, foi esfaqueado às 9h20 da manhã desta sexta-feira (14), na redação da Rádio USP, no edifício da Antiga Reitoria. Rafael foi levado ao Hospital Universitário, onde morreu devido a um ferimento no peito. O autor da agressão, Fábio Le Senechal Nanni, 20 anos, foi detido pela Guarda Universitária antes de sair do prédio, deixando a faca no local do crime, e levado ao 93o Distrito Policial, no Jaguaré (Zona Oeste de São Paulo).

Os dois alunos conversavam na redação da Rádio USP, quando Fábio sacou uma faca de tamanho grande e golpeou o peito de Rafael. Sangrando, ele foi socorrido pelos colegas da redação e colocado numa maca para ser levado ao HU. Depois da agressão, Fábio tentou fugir, mas foi detido pela Guarda Universitária dentro do prédio da Antiga Reitoria da USP.

Rafael e Fábio cursavam o segundo ano de jornalismo na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, no período noturno, e moravam juntos numa república de estudantes no bairro do Butantã. Rafael era estagiário no setor de Jornalismo da Rádio USP.








VAMOS
em DESTAQUE

Livros e eventos

No roteiro estão reedições de Sartre, o clássico Esperando Godot, de Beckett com nova tradução; o romance do escritor argentino Antonio Di Benedetto e a coleção História da Ópera, com novo título sobre a produção inglesa. E em eventos, o destaque é a cultura pantaneira dentro da expedição Comitiva Esperança, o ciclo FotoPalavra sobre a produção fotográfica brasileira, e ainda o Corredor Literário Paulista, que traz um panorama da literatura através de seis importantes escritores.

 

Vários cursos

Entre as opções, o de mergulho amador e avançado no Cebimar, em São Sebastião, o curso técnico de ator da Escola de Arte Dramática, dois na ECA/USP – a 1a Jornada de Iniciação Científica em Comunicações e Artes e o 1o Foro-Oficina Ibero-Americano de Direção Teatral, além do congresso sobre estética e história da arte no MAC.

 

Otto no Sesi

O cantor pernambucano e ex-integrante da banda Nação Zumbi, Otto faz uma mistura de drum’n’bass e macumba, rap e forró.

 
PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO


e-mail para
jornausp@edu.usp.br

 


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]