A Reitoria entre oito candidatos


Está disponível, na página eletrônica da Secretaria Geral da USP (www.usp.br/sg), a lista dos membros do colégio eleitoral que, no dia 8 de novembro, elegerão o novo reitor da USP. Eles poderão escolher entre os oito candidatos selecionados no primeiro turno das eleições para a Reitoria, realizado no dia 25 de outubro: o vice-reitor Hélio Nogueira da Cruz (que teve 659 votos no primeiro turno), a pró-reitora de Pós-Graduação, Suely Vilela (645 votos), o diretor da Coordenadoria do Espaço Físico, Antonio Marcos de Aguirra Massola (490 votos), o pró-reitor de Cultura e Extensão Universitária, Adilson Avansi de Abreu (366 votos), o diretor da Faculdade de Filosofi a, Letras e Ciências Humanas, Sedi Hirano (155 votos), o diretor da Escola de Engenharia de São Carlos, Francisco Antonio Rocco Lahr (28 votos), o professor do Instituto de Química Walter Colli (27 votos) e o diretor da faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, Marcos Cortez Campomar (16 votos). No dia 8, o segundo turno das eleições – que terá o colégio eleitoral formado por membros do Conselho Universitário e dos Conselhos Centrais – defi nirá o nome dos professores que integrarão a lista tríplice a ser enviada ao governador Geraldo Alckmin, que fará a escolha do novo reitor.
universidade>>







Prontos para enfrentar a gripe aviária


Cientistas ouvidos pelo Jornal da USP recomendam medidas preventivas contra os efeitos da gripe aviária, que, de acordo com cálculos de especialistas, pode causar a morte de 150 milhões de pessoas caso se espalhe pelo mundo. Entre as medidas sugeridas estão a produção imediata de vacinas contra as gripes comuns e de vacina específi ca contra o vírus aviário, o H5N1 – que da Ásia já passou para a Europa –, e a melhoria das condições sanitárias, já que a doença se propaga principalmente em ambientes insalubres. Na USP e no Instituto Butantan, pesquisadores trabalham em avançadas pesquisas que podem ajudar a deter a entrada do vírus no Brasil. O professor Edison Luiz Durigon, coordenador do Laboratório Nível de Biossegurança 3 do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP, afi rma estar preparado para enfrentar o H5N1. “Temos todas as ferramentas de diagnóstico e, se o vírus aparecer hoje, faremos o diagnóstico hoje”, diz. Em julho passado, Durigon e nove alunos fi zeram uma excursão de 30 dias – chegando ao Amazonas e à Ilha de Marajó – com a missão de coletar material de aves, para diagnóstico de doenças em laboratório. No Butantan, a tarefa mais urgente é produzir vacina contra o vírus do frango, a fi m de estar preparado caso seja detectada no Brasil a presença do agente da doença, trazido por aves migratórias ou por turistas.
especial>>











Sisusp passa por reformulações


O Sistema Integrado de Saúde da USP (Sisusp) passa atualmente por uma série de reformulações e já apresenta novidades para os usuários. Nas Unidades Básicas de Assistência à Saúde (Ubas), as principais medidas adotadas se referem à uniformização do atendimento à comunidade em todos os campi e à contratação de mais profi ssionais, como médicos, enfermeiros, fi sioterapeutas, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional. Também foi ampliada a infra-estrutura – com a aquisição de microcomputadores, sistemas de telefonia e aparelhos clínicos, entre outros itens. As atividades do Sisusp estão, agora, sob a direção do Departamento de Recursos Humanos da USP e a regulação do conselho superior do sistema, conforme dispôs resolução baixada em dezembro de 2003. O Sisusp é formado por seis Ubas – instaladas em cada um dos seis campi da USP –, além do Hospital Universitário, em São Paulo, e do Centrinho, em Bauru. Os benefi ciários do sistema receberão, em breve, um folheto detalhado sobre a regulamentação do atendimento e o cadastramento de dependentes.
universidade>>







Vida melhor para as metrópoles


A 6a Bienal Internacional de Arquitetura, em cartaz no Ibirapuera, em São Paulo, apresenta pesquisas de arquitetos e urbanistas de vários países que visam a garantir a qualidade de vida nas grandes cidades. “A edição da Bienal deste ano é uma oportunidade para aprofundar a refl exão sobre a participação dos arquitetos no processo de qualifi cação da vida urbana no Brasil e da inclusão social da população”, afi rma o presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), Paulo Sophia. A mostra deve atrair cerca de 200 mil visitantes.
cultura>>







VAMOS
em DESTAQUE

Tudo sobre linguagem eletrônica

há seis anos, o Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (File) apresenta o que de mais novo vem sendo realizado no campo das artes eletrônicas e digitais. Nesta edição são cerca de 300 artistas com trabalhos que vão da net art e cinema interativo .

 

Henfil do Brasil

Depois de passar pelo Rio de Janeiro e Brasília, a mostra chega a São Paulo, reunindo mais de 400 desenhos entre cerca de 15 mil originais do irreverente desenhista, jornalista e escritor Henrique de Souza Filho, o Henfil.

 

 

Recordando São Paulo

O artista plástico e arquiteto espanhol Armando Perez também faz homenagem à cidade de São Paulo, onde reside há 50 anos, com a mostra que será inaugurada nesta segunda.

 
PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO


e-mail para
jornausp@edu.usp.br

 


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]