PROCURAR POR
 NESTA EDIÇÃO
  

 

 

 

 

 

 

 



E
m sua 11a edição, a Mostra Internacional de Ciência na TV 2005 – Ver Ciência já possui uma trajetória consolidada levando ao público a informação científica. É um evento associado ao maior festival de filmes científicos, o I’Audiovisuel Scientifique da França, e que desde 1996 traz o que de melhor é produzido no Brasil e no mundo. Neste ano a novidade é que a mostra Ver Ciência será itinerante, alcançando vários Estados brasileiros. Aqui em São Paulo, acontece desta terça até domingo, na Estação Ciência. São filmes da Inglaterra, Grã-Bretanha, Suíça, Japão, Alemanha, Espanha, Holanda, Bélgica e Brasil.

Além de trazer vídeos e filmes científicos que divulgam resultados do tratamento da ciência no cinema, abre espaço para produções dirigidas ao público infantil e ainda faz alusão ao centenário da Teoria da Relatividade, de Albert Einstein, comemorado em 2005. Sobre a obra de Einsten são vários, entre eles Espaço Aberto: Universo Einstein (Globo News, Brasil), mostrando as idéias do genial físico que permitiram o desenvolvimento de inúmeros avanços tecnológicos e que até hoje surpreendem as pessoas; e Einstein e a Equação da Vida e da Morte (BBC, Inglaterra), a mais famosa equação da física explica maravilhas e belezas da natureza, mas também serve como base para a criação da bomba atômica – Einstein empregou seus últimos anos de vida em campanhas de desarmamento e na promoção da paz entre as nações.


Micro-Universos: Nanotecnologia, co-produção Brasil e Alemanha

Também entre os destaques da mostra, Micro-Universos: Nanotecnologia (TV Cultura, Brasil/Deutesche Welle, Alemanha), relatando as perspectivas e conseqüências da nanotecnologia e sua crescente aplicação nas mais diversas áreas, da indústria aeronáutica à medicina de reposição – do Brasil, pesquisadores da USP descrevem o quadro atual brasileiro e comentam o documentário Micro-Universos; DNA, o Futuro (Channel 4, Grã-Bretanha), sobre pesquisas com DNA que começaram a ser usadas na luta contra doenças e na busca da origem humana e interesses opostos que brigam pelos direitos de propriedade desse grande negócio; e Robôs à Semelhança do Homem (NHK, Japão), retratando a relação entre ambos, que teve início no final do século 20 quando os robôs eram criados para uso industrial, substituindo os homens em tarefas repetitivas, e agora já executam serviços em casas, escritórios e hospitais.

E ainda obras que retratam a natureza, como Tsunami, Anatomia de um Desastre (BBC, Inglaterra), programa que estuda as causas e características desse terrível fenômeno da natureza, considerado a maior forma de terremoto do planeta, que em dezembro de 2004 provocou uma onda gigante varrendo a costa asiática; Expedições: Água (RW Vídeo, Brasil), mergulho numa das mais alarmantes crises ambientais da atualidade, traçando um panorama da situação no mundo e no Brasil (que detém sozinho 12% das reservas de água doce da Terra); e Ecologia: Água, Cuidados e Proteção (Canal Futura, Brasil), que apresenta o Aqüífero Guarani, o lago subterrâneo que atravessa as regiões sul, sudeste e centro-oeste. É realmente uma grande vitrine do gênero no País, trabalhando sempre com a ciência, a arte e a informação.

A mostra Ver Ciência acontece de terça a sexta, com sessões a partir das 10h, sábado, a partir das 14h, e domingo, começando às 13h30, no Auditório da Estação Ciência (r. Guaicurus, 1.394, Lapa, tel. 3673-7022). Programação completa no site www.eciencia.usp.br. Grátis.

 

ir para o topo da página


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]